É importante dizer que não existe uma fórmula mágica para fazer o seu site ou blog crescer, mas listei aqui quatro ferramentas que são essenciais para você começar a ter um controle maior dos acessos, e aumentar exponencialmente o potencial, gestão, e a presença da sua aplicação na web. Para você que está começando, saiba que é possível acelerar bastante o processo de integração dos seus sites (aqui chamaremos de aplicação), com os buscadores comuns, e alcançar muitos usuários.
Mas vamos começar do começo: o termo site, blog e muitos outros, não estão errados, mas tecnicamente todas as estruturas que são executadas em um servidor, ou até mesmo no seu computador em disco local, são aplicações. E essas aplicações podem ter formatos diferentes, objetivos diferentes, mas não deixarão de ser aplicações. Pensando nisso, resolvi tratar com o termo geral, pois ficará de forma mais prática para você interpretar o texto independente da aplicação que você tenha.
O que significa “buscadores comuns”?
Buscadores comuns é um termo que costumo usar para me referir aos buscadores que trabalham de forma comum, indexando o seu conteúdo como objetivo principal (e muitas vezes, como o único objetivo). Neste caso não tem como não citar o Google, o Bing e o Yahoo!.
Sobre o Google não preciso dizer muito, ele é o líder de mercado nesse segmento. Estas são as ferramentas iniciais para integrar sua aplicação a ele:
1- Jivo Chat
JivoChat é uma super ferramenta para comunicação omnichannel. Nas integrações encontramos conexão com Facebook Messenger e o Telegram, logo de cara. Ou seja, seu visitante acessa o site (que está disponível porque você tem uma hospedagem boa) e percebe o chat online ali embaixo, na direita. Te deixa uma mensagem e pode continuar a conversa no Facebook dele, sem precisar voltar ao seu site!
2- Search Console (clique aqui para saber mais)
Atualmente o Bing é quem faz o trabalho de indexação de conteúdos para o Yahoo!. Sim, já faz um bom tempo que o Yahoo! usa o mesmo índice do Bing, e você indexando sua aplicação no Bing, automaticamente ela estará no Yahoo!. E está é a terceira ferramenta, e que distribui oficialmente para duas plataformas:
De modo geral o Google e o Bing são os buscadores mais usados na hora de realizar uma pesquisa, mas não significa que só existam eles: outros buscadores comuns, tais como Ask, Achei, Aonde, Aeiou, Buscar, Baidu, DuckDuckGo, Hao123, Qwant e Yande, trabalham de forma convencional, e usam inclusive os índices uns dos outros para complementar os resultados apresentados.
Existem também os buscadores incomuns, que trabalham de forma não convencional, e por este motivo promovem diversos benefícios para quem se dispõe a alimentar seu banco de dados.
Um deles é o oHelp, um buscador em formato de suporte, lançado esta semana pela Uncod Pro, que tem uma proposta muito interessante: é um indexador para artigos de tutorial, review, FAQ e ensino em geral. Diferente dos demais, ele cria um índice puro para quem busca conhecimento de forma seletiva, não apresentando notícias, ou artigos sem conteúdos relevantes durante a pesquisa, e que em buscadores comuns teimam em ser apresentados. Está é a ferramenta:
Ao cadastrar seus links nele, ele submeterá este conteúdo para todos os buscadores comuns citados acima, gerando visitas de origem direta para o seu site. Além dessas vantagens, existe também um editor interno da plataforma, onde o usuário que se dispor a escrever artigos nativamente, ganha dinheiro. Sim, dinheiro! O oHelp trabalha com um algoritmo capaz de converter as informações contidas no texto em valor monetário, e repassar este valor ao autor do artigo.
Depois habilitar seu site nessas ferramentas, e seguir as instruções indicadas por cada uma delas, o próximo passo e o mais importante será criar conteúdos de qualidade, evitando replicar textos já existentes na web, e sempre respeitando muito seus visitantes (isso inclui não encher sua aplicação popups, ou recursos pesados que poucos usuários usarão). Se tudo seguir como deve ser, em pouco tempo seu conteúdo será de conhecimento geral.