Um logotipo é um desenho gráfico individual, um tipo de marca ou uma combinação de um sinal gráfico e um tipo de letra. O objetivo do logotipo é transmitir sua idéia para o público-alvo da empresa.
Nem todas as empresas têm seu próprio logotipo, mas uma empresa focada na qualidade e no amor ao cliente simplesmente tem que ter um. É óbvio que os compradores confiam em mais produtos que tenham uma logomarca. Lembre-se da última vez que você comprou algo sem tais marcas de identificação. Muito provavelmente, isto não acontece há muito tempo. Um bom logotipo é uma maneira eficaz que ajudará não apenas a aprender sobre seu negócio, mas também a despertar o interesse para uma maior interação com sua marca.
O desenvolvimento e a criação de um logotipo consiste na incorporação de um símbolo ou sinal na representação das atividades da empresa, suas políticas e sua essência. Ele deve ser simples, harmonioso, colocar a imagem do produto na mente do consumidor e causar uma série associativa positiva. Na fase inicial de trabalho, é necessário estudar a empresa, ou seja, o nome da organização. E também a localização, bens ou serviços, quantos anos a empresa está no mercado. É de grande importância estudar a direção das atividades da empresa.
A etapa inicial não termina aí, a análise do ambiente competitivo da organização é feita na continuação, vale a pena prestar muita atenção à aparência e às cores corporativas dos logotipos dos principais concorrentes, a fim de excluir imediatamente a possível semelhança do novo logotipo com eles. E antes de começar a desenvolver um logotipo, é necessário fazer um trabalho preliminar na coleta de informações sobre as preferências, gostos, casos de uso daqueles que irão representar este logotipo. Também é necessário estudar os materiais e ferramentas com os quais ele pode ser criado e como desenhá-lo.
Formas de criar um logotipo
Um bom logotipo é uma maneira eficaz que ajudará não só a aprender sobre seu negócio, mas também a despertar o interesse para uma maior interação com sua marca.
Durabilidade. Normalmente uma empresa desenvolve um logotipo para sempre, mas suas variantes podem mudar a cada 5-10 anos. Antes de criar um logotipo, é útil elaborar perspectivas de desenvolvimento da marca: se a empresa planeja expandir seus campos de atividade ou trabalhar em um deles. Por exemplo, se uma loja de vegetais quiser vender também iguarias de carne, você terá que se livrar do logotipo com salsa.
Conformidade de nicho, relevância. O logotipo deve dizer ao público o que a empresa está fazendo. Isto é mais freqüentemente conseguido com a ajuda de cores (por exemplo, marcas ecologicamente corretas usam tons verdes, e o aquário não pode prescindir do azul) ou elementos ambientais. Por exemplo, uma planta de trator provavelmente escolherá a imagem apropriada no logotipo para si mesma.
Exclusividade. O logotipo de uma determinada marca deve ser diferente dos da concorrência e de outros logotipos. Caso contrário, será difícil para os consumidores identificar a empresa no mercado.
Preste atenção a outros logotipos da empresa. Verifique se outras empresas usam o mesmo sinal que o seu.