“ZL que inspira” levou três categorias do Prêmio Lusófonos da Criatividade ao buscar histórias reais para revitalização de via pública da região leste de São Paulo, com iniciativas de fomento à cultura e empreendedorismo local
O Boticário, a marca de beleza mais amada do Brasil conquistou três premiações na 10ª Edição do Prêmio Lusófonos da Criatividade, de Portugal, com a campanha “Zl que inspira”. A iniciativa buscou aprofundar a conexão da marca com os moradores da Zona Leste de São Paulo, incentivando o empreendedorismo local através da revenda e revitalizando vias da região com grafites capazes de traduzir a cultura local. O Boticário foi premiado com três pratas nas categorias, Outdoor Interativo, Ativação em Via Pública e Marketing Direto na Via Pública. Sediado em Portugal, a premiação é a única mundialmente dedicada a reconhecer exclusivamente o mercado publicitário e de comunicação dos países de língua oficial portuguesa. Na edição, mais de 400 projetos foram avaliados pelo júri em diversas categorias.
O resultado reflete o legado de Boticário na busca contínua por se aproximar do consumidor final, inclusive, através de estratégias regionalizadas, capazes de traduzir a cultura local, empoderar comunidades e gerar identificação. “Somos a maior rede de franquias de Beleza do Brasil com quase 4 mil lojas espalhadas pelo país, o que nos permite atuar de forma robusta no que diz respeito à diversidade cultural – que traz particularidades mesmo em regiões quando pensamos em uma cidade como São Paulo. No caso da Zona Leste, identificamos um forte senso de comunidade e pertencimento, que estão refletidos no projeto ZL que inspira, desde sua concepção até as ativações criadas”, comenta Jacqueline Tobaru, diretora de marketing regional do Boticário.
Para a executiva, a projeção internacional da campanha é uma forma de levar um pouco do Brasil e do legado da marca para o mundo. “É uma conquista significativa, pois reflete a potência criativa e cultural da Zona Leste de São Paulo. O reconhecimento deste projeto representa mais um passo da estratégia de marketing regional da marca que é, sobretudo, pensada pela ótica do relacionamento e da conexão com os nossos consumidores em sua individualidade.”, finaliza. O projeto, assinado pela agência OpusMúltipla e pensado exclusivamente para essa região tão tradicional da capital paulista, foi realizado após uma pesquisa com imersão local, onde reforçou o orgulho, o senso de comunidade, o acolhimento e união que permeiam o “ser da zl”, tão característicos de quem reside na região.
A ação contou com três filmes exclusivos e ações em diferentes formatos de mídia online e offline. Em parceria com a Outdoor Social, a marca promoveu grafites especiais assinados pelos artistas Galvani Galo e Anderson Trevisan com palavras inspiradas nas histórias das revendedoras da campanha, como forma de deixar um legado para a região.