As novidades que chegaram com tudo na rede brasileira
Com os avanços tecnológicos e a consolidação da indústria de jogos eletrônicos, a prática desta atividade se organizou de uma tal maneira que os jogadores se profissionalizaram e as competições de eSports começaram a ganhar notoriedade. Agora, um gamer profissional é considerado um atleta de jogos digitais e segue uma rotina de treinamento específica para isso. As competições estão cada vez mais acirradas e exigem um alto nível de desempenho.
O Brasil é o terceiro país com o maior número de jogadores e espectadores no mundo. Ele perde apenas para a China e os Estados Unidos, respectivamente. A audiência a nível mundial é impressionante, estima-se que mais de 165 milhões de pessoas assistem competições de eSports ao redor dos seis continentes.
O mercado deste tipo de atividade é gigante. Afinal, além dos fãs e jogadores, o esporte virtual também reúne estúdios desenvolvedores, patrocinadores de atletas e torneios, bem como empresas de streaming. As cifras geradas por este tipo de entretenimento ultrapassam bilhões.
Mercado de apostas em eSports
Nos últimos anos, a nuvem brasileira recebeu uma enxurrada de sites de apostas online. De olho no mercado de eSports, elas decidiram surfar nessa onda e começaram a criar mercados de apostas para atrair os entusiastas de competições de jogos digitais. Atualmente, é possível encontrar uma boa quantidade de tipos de apostas que podem ser feitas nesta modalidade esportiva. Para quem ainda não arriscou um palpite em um torneio de eSports existe um guia para escolher as melhores casas de apostas onde isto pode ser feito.
Os eSports cresce sem parar
Uma prova do crescimento dos eSports é o número de competições a nível nacional e internacional. Além disso, o público brasileiro está cada vez mais interessado em jogos eletrônicos. Os números não mentem, e de acordo com uma pesquisa realizada pela Game Brasil, três a cada quatro brasileiros passam o tempo com jogos digitais, seja através de um console ou online. Isto representa cerca de 74,5% da população do país.
As primeiras competições
A primeira competição de jogos eletrônicos, as Olimpíadas Intergalácticas de Spacewar, aconteceu no início da década de 70. No entanto, foi na década seguinte que as competições começaram a ser oficiais, sobretudo com a chegada dos famosos fliperamas que marcaram a geração dos anos 80.
Grandes nomes dos jogos digitais
As grandes marcas de consoles e desenvolvedores de jogos já estão no mercado a bastante tempo, na verdade, desde antes dos eSports se tornaram tão populares. Nomes como Nintendo, Sega e Sony são velhos conhecidos dos fãs de games. Todavia a batalha entre Xbox e Playstation leva o jogo a sério. Esta disputa é de alto nível e não tem data marcada para acabar. Os fãs de jogos eletrônicos ficam muito felizes com esta notícia, pois isto significa que jogos ainda mais interativos e tecnológicos estão vindo por aí.
Um futuro ainda mais promissor
É possível afirmar categoricamente que os eSports estão revolucionando a indústria do entretenimento. No que diz respeito a investimento, as grandes marcas passaram a patrocinar jogadores profissionais e eventos. Vale ressaltar que novas ligas estão surgindo e os retornos financeiros são, de fato, significativos. Isto mostra que a popularização desta atividade fez com que ela se tornasse uma ótima oportunidade de negócio.
O crescimento dos eSports é contínuo. Este tipo de entretenimento é acessível, ou seja, os espectadores não precisam estar dentro das arenas para assistir as competições de videogame. Eles podem fazer isso através de plataformas como o Youtube que garantem as transmissões em tempo real. Outra peculiaridade que impulsiona o crescimento dos sSports é a virtualidade, ou seja, esta modalidade também pode ser praticada online e sem a necessidade de um console conectado à televisão. Este fator também é um dos vetores que garante um futuro promissor para este setor econômico.