A Educação está em constante evolução, mas a experiência de entrar em uma sala de aula para ensinar os estudantes continua sendo única e especial, atravessando gerações de professores ao longo de décadas.
No mês em que celebramos o Dia dos Professores, a FTD Educação apresenta a campanha “Ser professor é atemporal”, criada para valorizar e reconhecer a relevância dos docentes que, ontem, hoje e sempre, transformam vidas por meio da Educação.
A campanha, protagonizada pelo ator e comediante Marcos Veras, resgata o papel dos professores em três diferentes épocas – anos 1980, anos 2000 e os dias atuais (2025) – para mostrar que, apesar das mudanças na sociedade e na tecnologia, a essência de ensinar permanece inalterada.

Professores que atravessam gerações
Os filmes da campanha conduzem o público a uma viagem no tempo, trazendo à tona lembranças afetivas e cenas típicas de sala de aula de cada década, sob o comando do “professor” Veras.
O primeiro filme recria uma sala de aula dos anos 1980, com lousa verde e giz colorido, globo terrestre e roupas típicas da época, como blazer com ombreiras e óculos de aro pesado. Os estudantes se divertem trocando papel de carta, colando figurinhas no álbum do Campeonato Brasileiro ou arriscando passinhos do grupo Menudo.
No segundo, o cenário é dos anos 2000, com TV de tubo, fichários coloridos e a febre dos “bichinhos virtuais”. Já no terceiro vídeo, ambientado em 2025, a cena mostra o professor utilizando tablet, lousa digital e Wifi, mas recorrendo ao tradicional caderninho para ensinar os alunos Enzo Gabriel ou Valentina quando a tecnologia falha. Em todos os filmes, o professor recebe o carinho e a admiração de seus alunos.
De forma bem-humorada e nostálgica, os vídeos reforçam que a Educação e os recursos pedagógicos se transformam, mas ser professor segue sendo uma profissão de propósito e dedicação.
“O professor é uma figura que atravessa gerações. Seja nos anos 1980, 2000 ou nos dias atuais, sempre há aquele mestre que marcou nossa trajetória, pelo jeito de ensinar, pela voz ou até pela bronca na hora certa. É essa presença atemporal que buscamos representar nesta homenagem aos professores de todas as épocas. Sabemos que o jeito de ensinar e as ferramentas mudaram, mas nunca o porquê de seguir na profissão”, destaca Clayton Oliveira, gerente de Marketing da FTD Educação.
A escolha de Marcos Veras como protagonista da campanha não foi por acaso. “Ele consegue fazer exatamente o que esta campanha precisa: atravessar gerações com carisma, humor e emoção. Ele dá vida a professores de diferentes tempos, criando empatia imediata com o público. Sua versatilidade e forma de contar histórias reforçam, com leveza e verdade, a mensagem de que Ser professor é atemporal“, explica Clayton Oliveira.
O ator Marcos Veras conta que sua relação com professores sempre foi marcada pelo respeito e proximidade. “Tenho uma memória muito forte e presente de ter me dado bem com praticamente a grande maioria dos professores. Sempre tive uma relação muito respeitosa, educada e próxima. Eu lembro, por exemplo, de uma professora de português que me presenteou com um dicionário porque eu fui considerado um bom aluno naquele semestre. Foi motivo de risos e de ciumeira na sala”, recorda Veras.
Para o ator, o professor é uma das profissões mais importantes que existem na sociedade e no mundo. “Onde quer que você vá, tem um – seja na sala de aula, na faculdade, numa academia de ginástica, num curso on-line. Eu tenho muito carinho pela profissão de professor. A minha irmã era uma professora, uma pedagoga. Então, eu acho que sim, a profissão do professor é atemporal, muito bonita e deveria ser cada vez mais respeitada, admirada e valorizada”, completa.
Um movimento além da campanha
Mais do que peças publicitárias, a FTD posiciona a ação como um movimento de reconhecimento e respeito à missão de ensinar.
“Acompanhamos e apoiamos a Educação há mais de um século e testemunhamos muitas transformações nos métodos, nos recursos e nas formas de interação em sala de aula. Mas o que nunca mudou foi o propósito, a paixão e o afeto dos professores. A campanha ‘Ser professor é atemporal’ é a nossa forma de celebrar essa constância e homenagear todos que formam cidadãos e transformam vidas”, afirma Roberta Campanini, diretora de Marketing e Sucesso do Cliente da FTD Educação.
A campanha será veiculada no mês de outubro em redes sociais como TikTok e LinkedIn, em plataformas de streaming e em salas de cinema de São Paulo e Curitiba, entre 9 e 15 de outubro.
Veja os filmes da campanha.
Filme “Ser professor é atemporal”: https://www.youtube.com/watch?v=8r9P3lvgDsQ
Filme anos 1980: https://www.youtube.com/watch?v=Jm30W17TemI
Filme anos 2000: https://www.youtube.com/watch?v=hAbaNNQ8P2s
Filme 2025: https://www.youtube.com/watch?v=mOHaw6-Qvic
