Recentemente Silvio Santos apresentou em seu programa no SBT mais uma de suas consagradas pegadinhas assustadoras, que assim como a menina do elevador gerou 2 milhões de visualizações no Youtube em curto espaço de tempo. Até então tudo estaria dentro da normalidade, porém, desta vez, tudo não passou de uma mais uma sensacional ação de marketing ou propaganda viral para promover o filme “A Maldição de Chuck” (o famoso boneco assassino). O filme acaba de ser lançado em Blue Ray e DVD pela Universal Filmes e está presente no mobiliário urbano de São Paulo, mas especificamente nos abrigos de ônibus, onde a pegadinha é realizada.
A pegadinha
No início do vídeo (assista abaixo), que dura quase 6 minutos, vemos como tudo foi montado: o ator anão se preparando, colocando a máscara, a produção preparando o abrigo de ônibus, instalando o anúncio falso que contem internamente o espaço exato para que o ator fique em pé esperando sua vez de “entrar em cena”. Na hora H, tudo transcorre como o planejado e as reações são as mais engraçadas possíveis, deixando os transeuntes realmente desesperados. Apesar de não confirmada como um viral pelo SBT a pegadinha foi produzida por um canal de TV colombiano, que já realizou a mesma ação 2 anos atrás na Colômbia, com outro filme da serie Chuck.
O interessante desta ação foi qual suave e desapercebido que a propaganda foi viralizada, atingindo o auge do sucesso em pouco tempo. Isto meio que prova o sucesso e a popularização que o marketing viral alcançou no Brasil e no mundo. Um conteúdo simples, sem muita pompa e nem alta produção, pode gerar um impacto astronômico no target (lembrando que as pessoas presentes no local e que se assustaram com a pegadinha com certeza também foram impactadas). Parabéns aos responsáveis pela criação, direção e produção belíssima da “pegadinha”.