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A importância das psicologia das cores no Design

Toda vez que a psicologia das cores é um assunto abordado, o significado das cores é citado. Mas qual é a diferença entre estes termos? O significado das cores é um termo derivado do estudo da psicologia das cores, porém, estas terminologias podem variar de acordo com o contexto. A psicologia estuda a associação de sentimentos, lembranças e emoções ligadas às cores através de pesquisas científicas. Enquanto o significado da cor é usado para expressar quais sentimentos e emoções estão associados a uma cor específica. Também é importante ter conhecimento que em alguns contextos como crenças populares, superstições e na espiritualidade, as cores podem ter significados diferentes. Por isso é muito importante conhecer bem seu público e a importância de cada cor antes de tomar uma decisão em seu negócio. Aprender sobre o contexto dos seus clientes em potencial irá evitar escolhas equivocadas e poderá fortalecer sua marca ao associá-la com as cores “corretas” para seu público-alvo. 

 Por que a psicologia das cores é importante para o design? 

McDonald’s, Burguer King, Bobs, Habib’s e Giraffas: o que essas empresas tem em comum além de serem fast foods? 
As cores! 
A combinação de vermelho e amarelo estimula a fome em nosso cérebro. Além disso, ambientes com cores quentes são desconfortáveis e a tendência é ficar menos tempo neles. Ou seja, fast foods ganham dinheiro com a rotatividade: quanto maior o entra e sai de clientes, mais lucrativo o negócio se torna. 
As imagens são muito importantes para estratégias de marketing. Através delas, é possível impactar os consumidores e conquistar sua atenção apenas com sua visualização. Enquanto isso, textos precisam do engajamento e interesse dos consumidores, para que leiam a mensagem e as interpretem. Um processo mais longo, enquanto imagens têm um impacto instantâneo. As cores são uma parte integral das imagens. Após entender o significado de cada uma delas, será possível criar imagens com uma chance maior de despertar o interesse do seu público-alvo apenas com o ato de vê-las. A escolha correta de cores também irá ajudar a construir uma identidade de marca coesa, capaz de conquistar seu público com mais facilidade. Estas escolhas irão ajudar a transmitir os valores da empresa com mais clareza, facilitando o processo de identificação por parte do público. 

 Qual o significado das cores? 

Vermelho 

Essa é a cor mais simbólica do mercado: pode tanto representar a cor da fome como da paixão. Além disso, o vermelho é muito usado em promoções, principalmente no varejo. Por ser uma cor quente e que chama a atenção de quem olha, estimula uma ação ou urgência. 

Laranja 

O laranja é uma cor enérgica que provoca ânimo além de estimular a criatividade e a atração de consumidores. Assim como o vermelho, essa cor também provoca o desejo de ação no consumidor, porém é mais agradável aos olhos, menos agressivo. Dessa forma é muito usada em campanhas e anúncios. Para o Marketing, o laranja significa criatividade, alegria e confiança, por isso essa cor é geralmente usada por marcas que representam acessibilidade e jovialidade. 

Amarelo 

Somado ao vermelho, o amarelo estimula o apetite, separado transmite otimismo, pois é considerado uma cor acolhedora. Também muito usado para sinalizar cuidado e atenção. Em muitos casos ajuda na concentração, o intelecto e a animação. No Marketing, essa cor é muito usada em Chamadas para Ação em sites e apresentações, uma vez que prende a atenção do usuário em detalhes importantes e representa transparência em negociações com os clientes. 

Verde 

O verde faz referência à natureza e meio ambiente. Entretanto, não é só isso: ele também traz sensações de equilíbrio, harmonia, saúde e frescor. Normalmente, é usado por clínicas, hospitais e centros de saúde em razão de trazer relaxamento e tranquilidade aos usuários. Para o ambiente corporativo, o verde transmite coerência. Muito interessante para ser usada em negociações e momentos de relacionamento com o cliente. 

Azul 

O azul-claro, tanto quanto o verde, representa higiene e frescor. Ainda, pode estimular a criatividade e traz a sensação de sucesso e conquista. O azul-escuro é mais usado em ambientes corporativos, uma vez que a sobriedade da cor leva para o ambiente a sensação de poder e confiança. Caracterizado pela capacidade de levar segurança e tranquilidade para as pessoas. 

Roxo/Violeta 

Associado à realeza e nobreza, mas também à calma, respeito, sabedoria e mistério. Assim como o laranja, o roxo/violeta também estimula a imaginação e criatividade. Além disso, muitas pessoas o associam à espiritualidade. Essa cor costuma ser muito usada em marcas de produtos de beleza e empresas que visam o bem-estar, como SPAs e clínicas de estética. 

Marrom 

Para sofisticação e seriedade, o marrom é a cor mais indicada. Pode ser encontrado em empresas do segmento de design de interiores, pisos, móveis, produtos exclusivos e “gourmet”. Também está relacionado à natureza e segurança, por isso, é encontrado em produtos orgânicos e/ou naturais. Para o universo corporativo, o marrom reforça o comprometimento, organização e seriedade empresarial. 

Rosa 

Tons fracos remetem à delicadeza, feminilidade, romantismo e proteção. Tons mais fortes, são relacionados à modernidade e são muito usados para chamar a atenção de quem olha. Essa cor transmite inovação e diferenciação. Tanto um quanto o outro podem ser encontrados em marcas femininas e infantis além de lojas com o público jovem e que comercializam doces. 

Branco 

É uma das cores mais neutras e tidas como puras, transmite tranquilidade, harmonia, equilíbrio, limpeza e organização. Quando combinadas, ressaltam a luz das outras cores, por isso são muito usadas principalmente em Marketing de Conteúdo para dar aos botões de conversão o devido destaque. 

Preto 

O preto é uma cor muito poderosa e neutra. Associada a elegância e força por isso é considerada uma cor masculina e impessoal. Assim como a violeta, transmite mistério, além de medo, curiosidade e memória emocional. Sua neutralidade facilita a combinação com outras cores dando ideia de modernidade ou conservadorismo, inovação, tradição, elegância, sofisticação, etc. 

Cinza 

A união de duas cores neutras (o preto e o branco) forma outra cor neutra. Também é utilizada para ressaltar outras cores. Essa cor é muito associada às empresas de tecnologia e do universo corporativo, pois remetem solidez, formalidade e modernidade. Passa a ideia de responsabilidade, conhecimento e profissionalismo. 

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