A renovação da Identidade Visual do Banco Itaú: um rebranding, um resgate.

Iniciando um novo capítulo em sua história centenária, o Banco Itaú revelou, em 7 de dezembro de 2023, sua nova Identidade Visual.  Foram 22 meses de concepção envolvendo intensos processos criativos, mais de 100 estudos de tipografia, 35 de logotipos e 72 de cores. Nesse desafio, uma verdadeira equipe de criação, composta pelo estúdio nova-iorquino Pentagram, pelo estúdio tipográfico brasileiro de Fábio Haag, e pelos times internos de design e marketing do Itaú, liderados por Clayton Caetano e Eduardo Tracanella, uniram forças.

Clayton Caetano enfatiza o papel vital do design na história da marca:
“Nossa essência foi construída ao longo de décadas e com o brilhantismo de grandes nomes, como Aloísio Magalhães, nos anos 60; Francesc Petit, que introduziu a pedra ao logo do Itaú e o laranja na identidade, nos anos 70; e Alexandre Wollner, que destacou o laranja em nossas agências, nos anos 80, e sistematizou a marca com consistência e escala. Eles permaneceram como inspirações para que o novo projeto tornasse a marca mais humanizada, orgânica e contemporânea”.

A nova forma mais arredondada do símbolo e da tipografia — que transmite uma estética mais amigável e dinâmica, demonstra essa preocupação em alinhar a tradição com as tendências mais contemporâneas do design. A proposta é manter-se relevante em um cenário tecnológico predominante, preservando a credibilidade construída ao longo dos anos, numa demonstração de flexibilidade e inovação. 

O laranja histórico, associado ao banco por mais de quatro décadas, retorna ao destaque — escolha reforçada e comprovada em pesquisas qualitativas. A nova paleta cromática, na qual o também reconhecido azul permanece, vem acrescido de mais subtons, chegando ao preto novamente, outro detalhe onde a Identidade Visual diferencia e personaliza os produtos oferecidos aos clientes.

Em um mundo em constante transformação, a marca prova mais uma vez que a instituição não se engessa. Sempre inovando, o Itaú busca cada vez mais o futuro, e o insere na sua Identidade Visual. Uma preparação para os próximos 100 anos.

vídeo institucional disponibilizado pela marca

Related posts

LG anuncia nova linha de Lava e Seca com maior capacidade, IA e design único

iFood surpreende com publi silenciosa estrelada por Bia do BBB24 e react de Fernanda, a “Loba”, nas redes sociais

LG lança campanha na Times Square comemorando o Dia da Terra  

2 Comentários

Anônimo 10 de dezembro de 2023 - 09:51
Com tanto Estúdio de Design ou Agência capacitado no Brasil… foram pegar um de NY.
David Souza 9 de dezembro de 2023 - 21:17
Que riqueza de detalhes e capricho!!
Add Comment