Tecnologia

Agosto é o mês da TV, você sabia?

A LG fez um infográfico muito legal contando a história da evolução da TV no Brasil

Em agosto celebramos o mês da TV, e nossa parceira LG nos enviou um infográfico muito legal contando a história da TV No Brasil.

Das TVs de tubo de imagem até as mais recentes tecnologias como as TVs OLED evo da LG, ocorreram muitas evoluções.

Passamos da transmissão em preto e Branco para a TV em cores, e vimos a qualidade do sinal melhorar cada vez e acompanhamos, no decorrer das últimas duas décadas, o surgimento e implantação do padrão de TV digital brasileiro, o ISDB-TB, que deriva do padrão japonês, mas com avanços oriundos de pesquisas brasileiras, mostrando que temos capacidade e potencial para desenvolver o nosso sistema de TV com qualidade e eficiência. E não foi só isso… os aparelhos hoje recebem sinal de streaming através de vários aplicativos chegando à resoluções bem mais altas que o padrão da TV Digital Aberta, e se integram com aplicativos de áudio e outros dispositivos.

Extrapolando as finalidades de uso

As TVs se tornaram tão populares nos lares do mundo, que hoje não são usadas mais somente para assistir aos programas televisivos. São verdadeiras centrais multimídia que integram diversos aparelhos, e alguns modelos tem focos específicos de mercado, como a LG OLED TV 48C1, focada no público gamer e eleita a melhor TV Gamer do Mercado. Mas não falo somente do uso para jogos.

Há aparelhos com câmeras embutidas para realizar video-chamadas, com suporte à assistentes de voz, inteligência artificial, e uma série de outros recursos que facilitam o dia a dia de nós utilizadores, não se restringindo mais ao conceito de “principal centro de entretenimento da casa”, mas extrapolando esse conceito para o “maior centro de interatividade da casa”, afinal de contas, a “sala com a TV” ainda ocupa papel central na maioria dos lares.

Uma garota jogando RPG com um controle e uma tela de TV grande colocada na parede de seu quarto rosa.

Algumas curiosidades e observações

Com relação ao padrão da TV Digital Aberta

Vale reforçar que o desligamento do sinal analógico iniciou em 2016 e está previsto para conclusão até Dezembro de 2023, apesar da TV digital já estar presente em quase a totalidade do território brasileiro.

Outra curiosidade, é que o padrão atual do sinal da TV aberta digital chega, à no máximo, 1920x1080i (1920 colunas por 1080 linhas entrelaçadas, 16:9), porém isso não impede que aparelhos com resoluções maiores recebam o sinal de TV aberto. Ao contrário, as tecnologias atuais permitem que esses sinais sejam recebidos com qualidade excelente e uma fluidez de imagens fantásticas, e futuras atualizações do ISDB-TB podem incluir, sim, a ampliação da resolução do sinal de transmissão

Com relação ao Streaming

A maioria das redes de streaming hoje oferecem conteúdo 4K. Falo de Netflix, Youtube, Amazon (na verdade essa oferece HDR). Mas cada dia mais elas estão trabalhando na construção de padrões de transmissão que as permita entregar um conteúdo acima dos 4K. O Youtube atualmente já entrega vídeos até 8k.

Com relação à conteúdos com qualidade superior ao 4K

São tecnologias novas, porém já há conteúdos disponíveis, no Google mesmo, por exemplo, e em breve surgirão cada vez mais tecnologias capazes de transmitir conteúdos assim. Alguns videogames da nova geração já anunciaram a capacidade de reproduzir conteúdos acima dos 4K.

Afora isso, pode parecer ridículo ou óbvio o que vou dizer, mas porque ter um celular ou câmera de 48 Mp e 240 dpi e reproduzir as imagens somente em uma tela Full HD? Se você nunca havia pensado nisso leia esse artigo que explica a diferença entre resolução, tamanho, e qualidade, e leia também esse artigo que escrevi sobre resolução de monitores, as mesmas especificações são válidas para TVs. Em breve farei um também sobre câmeras fotográficas.

Enfim…

Enfim, abrace a sua TV porque esse é o mês da coleguinha mais presente nos lares e estabelecimentos do Brasil.

Aqui em casa, ficamos alguns anos sem uma TV, até porque eu e minha esposa não temos por hábito consumir conteúdo da TV aberta nacional, mas há alguns anos temos a nossa LG 4k de 49″ em nossa sala para nos garantir bons momentos assistindo às nossas séries favoritas nas redes de streaming, ou até mesmo para assistirmos nossos videos favoritos no Youtube. Mas agora mesmo vou ali, dar um belo e apertado abraço nela (sim, eu sou desses que abraçam objetos inanimados)… e vou aproveitar para checar as integrações com os outros dispositivos da casa! Como eu disse, muito mais que só um aparelho!!!

Clique aqui para comentar ( )