Fotolia

Aumentando a nitidez das imagens

Existem várias formas de tornar suas imagens mais nítidas. Sejam imagens baixadas da internet, de bancos de imagens profissionais como o Fotolia, fotografias que você produziu ou recebeu de algum fotógrafo para criar um projeto de design ou campanha publicitária. No Photoshop, existem filtros e macetes que deixarão qualquer imagem mais nítida. Nessa videoaula, mostrarei três formas simples e diferenciadas que podem ser usadas para cada caso.

01 – Filtro Tornar nítido
Esse comando aplica ajustes automáticos sem nenhum controle, mas é um modo rápido para deixar em evidência arestas e texturas das imagens. Eu indico esse recurso quando houver a necessidade de postar imagens em redes sociais. No caso do Facebook, sempre há uma compressão de tamanho e qualidade, então, essa é uma dica para deixar imagens pequenas mais nítidas.

02 – High Pass – Alta frequência
Esse recurso é bastante utilizado por profissionais de retoque digital. Não é necessário trabalhar com valores muito altos, pois o resultado pode ficar muito forte. Ao aplicar esse comando, localizado em Filtro > Outros > Alta Frequência, a imagem tem um ganho abrupto de nitidez, deixando arestas e detalhes extremamente evidentes. É necessário ajustar a opacidade combinando a um modo de mesclagem de contraste (seção central, onde estão Sobrepor/Multiply, Luz linear/Linear Light, etc).

03 – Ferramenta Nitidez (que não tem um atalho específico por padrão)
Essa ferramenta permite aumentar a nitidez através de pinceis, que podem ser regulados através da resistência e como todos os demais, com bordas mais duras ou mais esfumaçadas (dureza). É ideal para destacar partes das imagens como olhos, boca, sobrancelhas, ou em acessórios, como brincos, colares, pulseiras demais objetos. Clicando sobre a imagem, percebe-se a nitidez sendo ajustada, mas é necessário usar com cuidado. O indicado é usar uma camada em branco (com a opção “Mostrar todas Camad.”, na barra de propriedade superior ao acionar a ferramenta) ou criar uma cópia da camada original, duplicando com o Ctrl+J, como é mostrado no vídeo.

Como eu disse na aula passada não trabalhe com valores excessivos! Sempre trabalhe com opacidade para controlar a intensidade do tratamento. Bom, é isso :)

Gostou da imagem?? Ela foi baixada do Fotolia, o banco de imagens da Adobe! Não perca essas incríveis promoções!
– 5 Imagens grátis
– 20% de desconto em seu pack mensal!

Não se esqueça de se inscrever no canal! Tem dúvidas ou sugestões? Manda pra gente!
Abraços!

 

Clique aqui para comentar ( )