Cinco dicas de como aumentar as vendas na BlackFriday

Cinco dicas de como aumentar as vendas na BlackFriday

Por Iran Pontes

CEO da Saving, Caio Velloso, fala sobre algumas estratégias de marketing
e comunicação fundamentais para aumentar as vendas na importante data do varejo, que acontece na próxima sexta-feira, dia 24.

Ao longo dos anos, a Black Friday tem experimentado um crescimento expressivo no Brasil, com consumidores ansiosos por descontos e promoções especiais. Com forte presença online, com muitos consumidores optando por fazer suas compras pela internet para evitar as aglomerações nas lojas físicas, empresas de comércio eletrônico e varejistas online têm sido particularmente ativas durante esse período, oferecendo descontos significativos para atrair os consumidores. Durante a Black Friday, que acontece na próxima sexta-feira, dia 24 de novembro, diversos segmentos adotam promoções e acordos comerciais diferenciados. As ofertam vão desde eletrônicos, eletrodomésticos até moda, cosméticos, viagens e pacotes de serviços, o que contribui para um aumento na diversidade de produtos e serviços em promoção.

Caio Velloso, CEO da Saving, concedeu uma entrevista para o Design Culture em que dá dicas sobre como aumentar as vendas nessa data tão importante para o varejo.

  1. O que as empresas devem fazer para enfrentar a concorrência acirrada no mundo digital?

CV: Para enfrentar a concorrência, as empresas brasileiras geralmente empregam estratégias de marketing criativas para se destacarem durante a Black Friday. Isso pode incluir campanhas publicitárias, promoções exclusivas para clientes cadastrados, descontos progressivos, entre outras estratégias.

  • Qual o melhor investimento a ser seguido e que de fato atrai o consumidor?

CV: Utilizar conteúdos audiovisuais de forma eficaz pode ser uma estratégia poderosa durante a Black Friday, sendo decisória no momento da compra.

  •  Quais são as principais dicas que você daria para quem quer investir na criação de conteúdos audiovisuais?

CV: Eu acredito que poderia elencar aqui cinco dicas principais de marketing, para alavancar as vendas online.

  • Produzir Vídeos de Ofertas Especiais:

Crie vídeos curtos e atraentes destacando as principais ofertas da Black Friday. Mostre os produtos em destaque, seus descontos e as vantagens de comprá-los durante o evento.

  • Produzir Tutoriais e Demonstração de Produtos:

Produza vídeos que demonstrem como os produtos funcionam, seus benefícios e como os clientes podem usá-los. Esses vídeos ajudam os consumidores a entenderem melhor os produtos, incentivando a compra. Essa estratégia ganha mais força quando é utilizada com influenciadores.

  • Mostrar os Bastidores da Preparação para a Black Friday:

Leve os clientes para os bastidores e mostre a preparação da sua empresa para a Black Friday. Isso cria transparência e confiança, além de gerar expectativa para as ofertas especiais que estão por vir.

  • Gravar Depoimentos e Avaliações de Clientes:

Compile depoimentos de clientes satisfeitos em vídeos. Vídeos de depoimentos humanizam a experiência do cliente e podem influenciar positivamente a decisão de compra de novos clientes durante a Black Friday.

  • Produzir Conteúdo ao Vivo e Interativo:

Realize transmissões ao vivo nas redes sociais para apresentar ofertas exclusivas, responder perguntas em tempo real e criar uma experiência interativa. Os consumidores adoram a autenticidade e a imediatez do conteúdo ao vivo. Lembre-se de otimizar esses vídeos para dispositivos móveis, já que muitos consumidores assistirão aos conteúdos em smartphones. Além disso, promova esses vídeos nas redes sociais, site e e-mails para ampliar o alcance da sua campanha de Black Friday.

  •  Na sua opinião, qual é a principal estratégia de marketing que as marcas devem adotar para se destacar frente aos seus concorrentes?

CV:As estratégias se baseiam em aprimorar a experiência do cliente, oferecendo ofertas que sejam relevantes no comparativo com outras promoções ao longo do ano. O cerne da maioria das campanhas de Black Friday está diretamente ligado à narrativa de descontos agressivos vs escassez. Logo, os varejistas criam muitas ofertas que são direcionadas ao consumidor em um curto prazo de tempo ou até os estoques se esgotarem. O grande diferencial é o como e a forma que apresentamos isso. É nesse momento que atuamos na Saving junto aos nossos clientes, para fazer a diferença e aumentar os resultados de vendas.

Sobre a Saving:

Com seis anos de mercado, a Saving é uma agência de comunicação integrada que valoriza a inovação e agilidade. É dona de uma carteira de key accounts robusta, incluindo a Época Cosméticos do Grupo Magalu, líder no e-commerce de dermocosméticos no Brasil; a Allos, um dos maiores grupos de shoppings da América Latina; a Farmoquímica – FQM, gigante farmacêutica, com mais de 90 anos de mercado; a Petros, fundo de previdência da Petrobras com um patrimônio de mais de R$110 bilhões, e o IRB(Re), líder no mercado de resseguros do Brasil. Saiba mais em https://saving.agency/.

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