Fotolia

Color Lookup, a Pesquisa de Cores no Photoshop

Fala pessoal, tudo bem com vocês? Hoje apresento-lhes uma forma de deixar qualquer imagem mais bonita, interessante e impactante com pouquíssimos cliques! Sim, é possível modificar completamente o clima, aspecto, conceito, ideia e/ou emoção de uma cena como num passe de mágica. Estou falando do Color lookup, a pesquisa de cores do Photoshop que apresenta ajustes instantâneos, mais conhecidos como LUT´s.

Antes de darmos continuidade – caso isso seja algo totalmente novo para você; vou explicar alguns pontos. “Look up Table“, ou simplesmente LUT, é um termo bastante conhecido no universo audiovisual. Na verdade, os LUT´s, nada mais são do que conjuntos de ajustes com a finalidade de fazer remapeamentos nas imagens ou vídeos, e assim, apresentar um novo “olhar”. Esses pré-ajustes apresentam looks instantâneos com aspectos cinematográficos interessantes e bastante satisfatórios. Geralmente são utilizados no processamento ou finalização, e constituem uma das etapas de Color Grading, ou colorização. Eles podem ser combinados à outros efeitos, filtros e camadas de ajustes. Além disso, é possível criar, exportar e importar seu próprio LUT para outros softwares como Speedgrade, Lightroom, After Effects, Premiere, etc. Mas isso é assunto para a próxima videoaula e artigo, onde mostrarei como criar o Teal And Orange em segundos!

É importante ressaltar que CORREÇÃO DE COR é completamente diferente de COLORIZAÇÃO.
– A CORREÇÃO DE COR consiste nos tratamentos primários, no momento da revelação ainda com arquivo em RAW, como curvas, saturação, temperatura de cor, tonalidades, etc.
– A COLORIZAÇÃO é feita com base no conceito de uma cena ou roteiro, como uma cor mais fria ou quente, faz uso da psicologia da cor, ambientação, drama, emoções, intensidade, transições de locação ou tempo (sonho, pensamento, memórias, etc).

Para acionar essas maravilhas, é muito simples! Com sua fotografia aberta, vá até o painel de Ajustes > e clique no iconezinho de tabela (lembra uma grade), que é o comando Pesquisa de cores.

Depois no painel > Propriedades, serão exibidas três categorias de tabelas de cores: Arquivo 3DLUT, Abstrato, Link de dispositivo. Os principais LUTs são encontrados na primeira categoria. Clique na setinha e escolha o que achar mais interessante!

3D LUT refere-se à forma como a tabela de referência usa três dos canais de cor RGB do Photoshop para remapear as cores da imagem.

Agora é só testar em suas imagens e ver a que agrada mais!

Bom por hoje é só! Gostou das imagens usadas no vídeo? Elas são do Fotolia, o banco de imagens da Adobe! Não perca essas incríveis promoções!
– 5 Imagens grátis
– 20% de desconto em seu pack mensal!

Não se esqueçam de se inscreverem no canal! Tem dúvidas ou sugestões? Manda pra gente!
Abraços!

Fontes: https://helpx.adobe.com/br/photoshop/using/export-color-lookup-tables.html, http://epistarse.blogspot.com.br, http://canalphotoshop.info, https://pt.wikipedia.org/wiki/LUT, Super Cinema

Clique aqui para comentar ( )