Alguns clientes são colaboradores incríveis, com feedback que você valoriza e respeita. Infelizmente, como designer gráfico, você também encontrará alguns clientes que são beeeem arrogantes. Você sabe do que estou falando… Eles não valorizam suas habilidades – ou profissão – e fazem você se sentir um burro, como se só eles soubessem o que estão fazendo.
Então, como você lida com o feedback desses indivíduos absolutamente dolorosos? Às vezes, pode ser tentador perder completamente a cabeça e quebrar um MacBook Pro (haha!), mas isso não vai resolver as coisas, principalmente olhando para as perspectivas de sua carreira a longo prazo. Deixando as piadas de lado, você é um profissional e eles ainda estão pagando (espero) pelo seu trabalho. Você precisa encontrar uma maneira de trabalhar em conjunto de maneira eficaz para alcançar as metas e os resultados do projeto.
Neste artigo, veremos algumas técnicas que você pode usar para lidar com o feedback do design de maneira profissional e construtiva. Para seu entretenimento/depressão, também incluímos alguns exemplos excelentes de coisas ridículas que designers gráficos ouvem de clientes terríveis… vai vendo!
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1. Mantenha a calma e controle suas emoções
Se você é do tipo de pessoa que não guarda desaforo ou tem tendência a ficar com raiva ou na defensiva, é essencial aprender a manter a calma e o controle ao lidar com comentários de clientes ou colegas de trabalho.
Ser visto como ‘difícil’ causará danos irreversíveis a longo prazo à sua carreira. Quando você está com raiva ou frustrado, é improvável que você receba algum feedback construtivo do cliente que possa usar para realmente oferecer a ele uma ótima solução de design. Há muitas informações na internet para te ajudar a controlar suas emoções quando estiver sob pressão de clientes exigentes ou idiotas.
“O design simplesmente não está falando comigo.”
2. Reúna dados/informações
Uma das melhores maneiras de combater um feedback ridículo é combatê-lo com a lógica doce e fria dos dados. Se você encontrar pesquisas ou exemplos sobre por que a sugestão deles afetará negativamente o projeto e custará dinheiro (ou usuários, reputação da marca etc.), qualquer pessoa que não seja totalmente psicopata verá o motivo rapidamente.
3. Faça muitas perguntas detalhadas sobre todos os pontos de feedback
Você deve fazer isso com todo o feedback de design que receber, mas pressionar para obter mais detalhes sobre feedback inútil pode ser realmente divertido. Assim que você (respeitosamente) pede a um cliente que justifique ou explique o raciocínio por trás de sua opinião, ele muitas vezes se arrependerá de ter dito que no projeto está faltando aquele “tcham”.
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4. Não use jargões ou siglas do setor que eles não entendam
O conhecimento de domínio em qualquer coisa é fornecido com muitos jargões, siglas e idioma específico. Às vezes, é fácil esquecer que pessoas de fora do seu setor não falam esse idioma. Os clientes odeiam se sentir estúpidos e são muito mais propensos a se tornarem ofensivos ou defensivos se sentirem que não entendem o que você está dizendo na metade do tempo. Sempre explique exatamente o que você quer dizer em linguagem simples e clara (sem parecer condescendente).
5. Classifique o feedback (internamente) como “relevante” e “pronto para ignorar”
Clientes arrogantes amam o som de sua própria voz e se sentem importantes. Mesmo que você se agonize com todos os detalhes, alguns dos comentários que você recebe serão apenas ruídos e totalmente prontos para serem ignorados. O cliente terá esquecido que já o disse quando sai da boca. Apenas certifique-se de que você não ignora nada do que eles realmente falem sério.
“Parece muito com 99Táxi. Você pode fazer com que pareça mais com Uber?”
6. Mantenha a discussão focada no problema que o cliente está tentando resolver e nos resultados esperados
Ao discutir o feedback do projeto com os clientes, sempre vincule suas sugestões ao resumo do projeto e ao problema a ser resolvido. Como essa sugestão afeta a solução e a ajudará ou dificultará?
Também é bom ressaltar que você pode recuar (respeitosamente) se achar que a sugestão é uma ideia muito, muito ruim. Use os dados (tópico 2), se possível, para apoiar seu caso. Eles estão pagando por uma solução e uma certa confiança está implícita.
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7. Faça o cliente sentir-se necessário, envolvendo-o na solução
Fazer com que seu cliente se sinta útil e envolvido com a solução é uma ótima maneira de colocá-lo de lado. Sempre certifique-se de agradecê-los por suas contribuições e sugestões, se você planeja usá-los ou não. A habilidade final é a capacidade de direcionar sutilmente os clientes na direção que você deseja que eles sigam sem que eles realmente estejam cientes. Essa é uma habilidade aprendida que requer prática e experiência.
8. Obtenha feedback do projeto com antecedência e com frequência
Quanto mais cedo no processo você pode obter feedback – especialmente comentários estúpidos ou inúteis -, menos dor você terá que sofrer no caminho quando tiver investido muito tempo no projeto.
9. Mantenha as reuniões de revisão/alteração de projeto menores possíveis
As reuniões de revisão de design podem ser divertidas para os clientes. Eles olham para muitas coisas bonitas e todos estão interessados ??em suas opiniões. Daí acabam pedindo opiniões de terceiros, familiares, e no fim vem todo mundo para “assistir ao show”. Faça o que puder para manter essas distrações fora das reuniões de revisão. Eles não agregam valor e diluirão o feedback construtivo.
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Usando critérios SMART para avaliar o feedback construtivo do projeto
Pode parecer óbvio dizer a diferença entre feedback bom e ruim, mas às vezes a linha pode ser muito tênue entre ambos. A aplicação de uma variação dos critérios SMART ao feedback é uma ótima maneira de testar sua validade.
Feedback Específico – “Eu não gosto” é um feedback inútil. Não é específico de forma alguma, o que significa que não há como avançar para encontrar uma solução que o cliente goste.
Feedback Mensurável – Os dados são uma arma poderosa para a tomada de decisões. Pense se o feedback pode ser testado de alguma forma para avaliar o quão construtivo é (por exemplo, através de testes A / B, pesquisa etc.).
Feedback Acionável – Você pode tomar medidas imediatas no feedback para melhorar o design de alguma forma? Caso contrário, provavelmente não é um feedback construtivo.
Feedback Razoável – O feedback construtivo parecerá medido e razoável. Ele se concentra no problema que está sendo resolvido e em como ele influencia os objetivos do projeto.
Feedback Oportuno – Não é construtivo para um cliente solicitar grandes mudanças no design no dia anterior à entrega. Se todos estão fazendo seu trabalho corretamente, isso nunca deve ser um problema.
Conclusão
Mesmo quando o feedback não é construtivo e é feito por um cliente imbecil, as críticas são uma grande motivação para suas habilidades de comunicação. A maioria das técnicas descritas para lidar com comentários inúteis envolve o uso de habilidades de comunicação para resolver o problema. Além de conhecimento e talento técnico, ser um comunicador eficaz é o melhor ativo que você pode ter para ter sucesso no setor de design. Espero que este artigo te ajude! :)