O dispositivo Smartphone é o aparelho do século. O mais inovador, o que mais passa por evoluções, e o que possui mais usuários. A maioria das pessoas tem um, e os utilizam para as mais variadas tarefas do dia-a-dia. E uma parcela considerável o utiliza para jogar em cassinos online, ou utilizando o termo em inglês, iGaming.
Apesar de serem proibidos no Brasil, os cassinos físicos são substituídos pelos seus sucessores adaptados à tecnologia: os cassinos online. A demanda é altíssima, logo sempre surgem novos cassinos online.
Mas não basta só criar baseado em modelos de cassinos já existentes e achar que será um projeto bem-sucedido, e é isso que será tratado nesse artigo: como se diferenciar e se destacar entre as centenas de empregas iGaming?
O que é iGaming?
O termo iGaming tem relação com a palavra em inglês “Gambling” que significa apostar. Com a modernização dos cassinos e a criação dos mesmos nas plataformas móveis, surgiu o termo iGaming. O “i” é de internet, e o “Gaming” é jogando em inglês. É uma tendência dos últimos anos e vem crescendo com bastante força.
Por que esse negócio tem crescido?
É interessante apontar o público que mais consome que esses produtos. Geralmente são homens mais velhos, geralmente entre 30 e 50 anos. Esta geração mais velha foi apenas se adaptar aos smartphones recentemente, nos últimos 10 ou 8 anos, e esta geração gosta de jogos de cartas, e apostas.
E com essa expansão dos meios de comunicação, essa parcela da população resolveu migrar para as plataformas móveis, e a portabilidade e praticidade foram dois motivos fortes para isso acontecer.
Por exemplo, você muito provavelmente conhece alguém que faz apostas esportivas. É um negócio lucrativo, crescente e que tem muito a oferecer.
Se expandindo
Para qualquer empresa vingar no mercado, é preciso seguir alguns passos cruciais. Veja abaixo alguns deles.
Se adapte à realidade
Imagine o seguinte cenário: Você tem uma empresa iGaming, um site de apostas por exemplo e que só possui suporte e estrutura para o Brasil, a plataforma só aceita depósitos em reais e tem apenas o idioma português em seu site. A gigantesca maioria dos usuários seriam brasileiros, certo?
Agora imagine que o site oferece apenas apostas para alguns campeonatos brasileiros, e que o esporte que possui mais opções de apostas possíveis na plataforma é o basquete. Apesar do basquete sim existir no Brasil, não é o esporte mais famoso daqui.
Por que você focaria mais em basquete na nação que é chamada de “país do futebol”? Seria um completo tiro no pé, certo?
Esse exemplo não é tão realista assim pois dificilmente uma empresa seria tão restrita e nichada, mas foi só para mostrar o quanto é importante se adaptar à realidade do cenário atual.
Aposte nas lições do iGaming
Neste meio existem inúmeras variedades e opções, como os sites de apostas, que oferecem meios de apostar em diversos esportes. E os cassinos online possuem variadas modalidades de jogos de cartas clássicos como o Blackjack, e também vários tipos de caça niqueis que você pode jogar em cassino online. Tire lições da forma como eles cativam o seu público.
Encontre seu propósito
Toda empresa nasce com o propósito de resolver um problema de uma persona ou público-alvo. Uma empresa iGaming pode ter o propósito de divertir as pessoas, ou de fazê-las ganhar dinheiro apostando, ou as duas coisas. O importante aqui é encontrar um propósito.
Marketing é a chave
Marketing digital tem crescido e se popularizado ultimamente com as dezenas de pessoas ensinando como “ganhar R$1000 por semana”. Marketing digital é muito mais que isso.
Marketing digital é o conjunto de estratégias e formas que uma pessoa ou organização pode utilizar para vender algum serviço ou produto.
Vai desde a escolha de cores de seu logotipo, até a forma como se dirigem ao público. Tudo influencia e determina se você conseguirá atrair público para o seu negócio.
E nas empresas iGaming é a mesma coisa. Utilizar estratégias para turbinar seu negócio online é essencial para a sobrevivência do mesmo.
Conheça o seu inimigo
Lembra dessa frase? Então, ela é importantíssima no mundo business. Não necessariamente se refere a inimigos, mas a outras empresas da mesma área que a sua.
O que elas fazem e o público aprova? O que elas fazem e o público não gosta? O que ela oferece? Como é o suporte ao cliente delas? E a pergunta mais importante de todas: “O que eu posso fazer para ser melhor que elas?
Responda essas perguntas e evolua a partir dos erros e acertos de outras empresas.
Conclusão
Essas são só alguns dos diversos pontos a se considerar quando quiser expandir um negócio iGaming (ou qualquer outro tipo empresa) pelo mundo.