Fala criativos!
Hoje vamos apresentar para vocês um case de sucesso, ganhador do Leão de Bronze na categoria design de produto na última edição do Festival de Cannes e também ganhador na premiação máxima “Best of the Best” no Red Dot Design Award.
Mas do que se trata a “Confetti”? Mais do apenas uma capa para próteses de perna, a Confetti é um estudo profundo e muito empático do estilo de vida dos brasileiros que se enquadram na categoria de amputados. Hoje o Brasil está em quarto lugar no ranking de países com maior número de amputados, claramente temos não só um mercado crescente por próteses mais acessíveis, contudo também por soluções que tornem o uso do aparato algo mais aprazível e leve para seus usuários.
Tendo esse problema em vista, os designers Maurício Noronha e Rodrigo Brenner da Furf Design Studio foram convidados pela fabricante nacional de próteses, a Ethnos, para desenvolver um produto que conseguisse suprir essa necessidade de mercado. Com uma visão mais alternativa, a abordagem utilizada pelos designers foi de desenvolver a capa de prótese como um adereço customizável e de estilo, visto que boa parte das propostas existentes no mercado se propunham a tentar simular uma perna real o que diversas vezes causava estranhamento além dos preços serem exorbitantes, assim como a prótese em si, por ser projetada de uma maneira funcional, quando usada sem uma capa, muitas vezes causava estranhamento por parecer um membro muito mecânico, o que impacta diretamente a auto-estima dos seus usuários.
Assim, a solução mais adequada foi ter um compreensão da capa como um adereço que torna a prótese um detalhe de estilo do usuário, assim como vemos em óculos de grau (que também são próteses, se analisarmos friamente) que possuem diversas cores e formatos, sendo amplamente aceitos hoje em dia. Dessa maneira, a Confetti foi desenvolvida com diversas cores e com um formato que é adaptável a praticamente todos os modelos disponíveis no mercado, além de possibilitar customizações diversas como o uso de cores diferentes na parte traseira e dianteira e a customização através dos seus furos em formato de confete, tudo isso com um preço bem mais acessível para esse crescente mercado.
Resumindo, a Confetti possui um nome que expressa claramente a sua proposta em quanto solução de design: Ser um produto que traz alegria, estilo e principalmente inclusão para seus usuários, retirando a barreira da vergonha que muitos acabam por sentir por causa de debilidade e melhorando a auto-estima destes. Espero que em breve possamos ver mais projetos e iniciativas na área de Design de Produtos como essas com um cunho mais inclusivo e universal.