Artes

Criar arte é dom ou trabalho duro?

Pexels

Fala criativos!

Hoje vamos abordar um tema polêmico aqui, muitos de vocês que trabalham na área criativa devem ter ouvido falar, seja por familiares ou por amigos, durante algum momento da vida que tínhamos “dom” para criar coisas, mas o que de fato é ser criativo? Uma habilidade aprendida ao longo dos anos de prática ou uma característica física que poucos indivíduos possuem?

Nesse vídeo, o autor Austin Kleon explica que criatividade não surge do nada, mas sim pelo remix de referências de outros indivíduos aliadas a um bom gosto, esse resultado será decorrente de anos praticando um ofício e coletando referências culturais diversas (filmes/livros/músicas/etc). Logo, todo o processo criativo acaba se tratando de uma metodologia que vai se aprimorando ao longo de anos, no inicio tendo resultados que são muitas vezes cópias e plágios, mas a partir da experiência e das tentativas se conseguirá chegar a um resultado que será “original”, pois de fato nada é completamente original, mas o remix de diversas coisas. Teoria que foi muito bem explorada por Kirby Ferguson em sua série “Everything is a Remix”

Agora que sabemos que criar arte não se trata de um dom, mas trabalho duro, a pergunta se torna: Porque algumas pessoas atingem certos objetivos antes dos outros? Seriam essas pessoas gênios?

Anthony Jones explica nesse vídeo que não existe um atalho para ser um bom artista, bom atleta ou qualquer outra atividade, existe apenas muito trabalho duro. O que torna certos indíviduos mais bem sucedidos em certa áreas antes dos demais são as horas de dedicação que elas botam no seu ofício. Assim. quando pegamos um gênio da música como Michael Jackson, não me surpreende notar que a carreira e dedicação ao estudo da música vieram já aos 5 anos, sendo que aos 11 anos é o vocalista do Jackson 5,

Portanto pessoal, antes de ficar frustrado por achar que não é criativo ou por não estar no ponto que gostaria ou de achar que todos estão lhe passando em termos de habilidade, pergunte-se sempre quanto tempo você está de fato dedicando a este ofício?

 

Clique aqui para comentar ( )