Crítica fora da Curva: AIR- A história por trás do logo!

Crítica fora da Curva: AIR- A história por trás do logo!

Por alanvictor

lançado no dia 06 de abril nos cinemas brasileiros.

O filme “Air a história por trás do logo” é uma ótima ida ao cinema para quem é publicitário, marqueteiro, empresário, amante da marca ‘Nike’, e por fim, pessoas que gostão de um bom filme de trajetória de vida e crescimento pessoal. O longa vem com a proposta de contar como foi trajetória de crescimento da empresa “Nike” no mercado de tênis esportivos e a sua relação com o famoso jogador de basquete Michael Jordan que futuramente se tornaria a estrela e alma da marca.

MATERIAL PROMOCIONAL WARNER.BROS- AIR

A princípio, somos apresentados aos personagens que irão conduzir a trama (são baseados em pessoas reais), Sonny Vaccaro (Matt Damon) um olheiro de basquete representante da “Nike” que está em busca de jogadores especiais para serem representantes da marca para a linha esportiva ligada focada no basquete. Ainda mais, a divisão a qual ele pertence está prestes a ser fechada por não dar retorno, pois, as concorrentes estão na frente “Adidas” e “Converse”. Logo após ver uma jogada de Michael Jordan nas quadras, Sonny tem uma epifania e decide mover céus e terras para fazer o jogar de 18 fechar contrato com eles, contudo, não será uma tarefa fácil para ele e sua equipe formada por: Howard White (Chris Tucker), Rob Strasser (Jason Bateman), Peter Moore (Matthew Maher), e o “CEO da Nike” Phill Knight (Ben Affleck) realizar esse feito de apostar tudo ou nada no disputadíssimo jogador iniciante na NBA.

Falando um pouco das atuações, temos um elenco de peso: Matt Damon Chris Tucker,Jason Bateman,Matthew Maher, Ben Affleck, Viola Davis, Marlon Wayans,Julius Tennon, Michael O’Neill, tanto para as cenas mais dramáticas quanto para as cenas cômicas (o filme aposta bastante no equilíbrio de cenas fortes e alívios para dar um respiro e deixar mais leve a apreciação do longa metragem). Todos os personagens têm um papel a desempenhar, mesmo que tenham pouco tempo de tela, eles têm algo a perder ou ganhar com o desenrolar da situação, são extremamente humanos e isso faz com que a gente torça, se emocione, chore e vibre com as conquistas deles. Um destaque para as atuações da Viola Davis que faz a mãe do Jordan, que entrega uma mãe dedicada a sua família, Jason Bateman que é o cara do marketing e que precisa do seu emprego, e por último mas não menos importante, Matt Damon que consegue conduzir o filme tranquilamente e lhe cativar com sua atuação.

MATERIAL PROMOCIONAL WARNER.BROS- AIR

A direção ficou a cargo do próprio (Ben Affleck), que cada vez mais mostra-se um grande diretor, escolhendo ângulos e planos perfeitos para aproveitar ao máximo as atuações de seus colegas, além de passar a emoção necessária em cada cena (seja comédia ou cenas mais dramáticas). O mesmo também entra como produtor ao lado de seu colega de cena Matt Damon. O roteiro ficou nas mãos de (Alex Covery) que pelo jeito foi seu primeiro trabalho como roteirista, mas faz um bom trabalho, com uma história fechada (começo, meio e fim), sem excessos ou ser algo cansativo, além de boas sacas narrativas.

Por fim, “Air” é sim, um filme que vale ir ao cinema, ele consegue divertir, emocionar e ainda ensinar coisas sobre o mercado e a vida de uma forma extremamente gostosa e nada cansativa de assistir, já filmes de negócios tendem a ser chatos, se não forem bem feitos, algo que aqui passa longe. Ademais, o longa é também uma singela homenagem ao jogador Michael Jordan, que mesmo não estando no filme de forma direta e nem teve um grande interprete. Imagino que tenha sido uma escolha poética da direção não colocar outro ator representando o Jordan para preservar sua imagem na mente do público e por usar recortes mostrando momentos de sua vida. Contudo, consegue transmitir de uma forma linda toda a sua trajetória de vida, que com certeza foi inspiração para muitas pessoas e também para todos os envolvidos na concepção desta obra.

MATERIAL PROMOCIONAL WARNER.BROS- AIR

Confira também

Deixar um comentário

Portal Design Culture

O Design e a educação movem nossas vidas

 

Orgulho de ser de Pernambuco

Uma empresa embarcada no Porto Digital

Hospedado na Imaginare Digital

inspiração Em seu e-mail

© Portal Design Culture 2023  – Termos de uso e política de privacidade

Layout por: Estúdio IP/M

Desenvolvido por: O Plano A