Efeito 16 Bits no Photoshop

Você se lembra dos games antigos de 8 e 16 bits? Como Top Gear, Donkey Kong, Super Star Soccer, The Mask, Mario, Street Fighter e tantos outros? Bom, se você tem mais de 25 anos com certeza sabe do que estou falando. Portanto vou refrescar sua memória e causar aquela sensação nostálgica:

Se você é jovem, vai entender. Os games tinham esse visual, “pixelizado”, porque haviam diversas limitações, dentre elas a baixa resolução de tela, tamanho e peso do arquivo, cores, nível de detalhes, etc. Os jogos eram criados através de uma técnica chamada de Pixel art. Hoje, com tantos avanços tecnológicos, a técnica é utilizada de modo diferente em animações, gifs, propagandas, filmes, etc. Um grande nome que domina essa técnica é o australiano Paul Robertson.

No Photoshop é possível simular esse efeito. E ensinarei duas maneiras: uma através do efeito de Pixelização > Mosaico. E outra através da aplicação de redução de imagem. Isso mesmo, iremos “burlar” o Photoshop, reduzindo a resolução do arquivo a ponto de perder qualidade, e depois voltar ao tamanho original ou outro maior e causar o efeito “pixelizado.”

As imagens usadas nessa aula são do Fotolia, o banco de imagens da Adobe.
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