Publi e MKT Facebook Slideshow e a nova experiência do usuário

Facebook Slideshow e a nova experiência do usuário

Por Diogo Mattos
Facebook Slideshow e suas principais propostas ao usuário.

O mundo da produção de conteúdo digital está borbulhando, novos acontecimentos surgem a cada dia e a tecnologia evolui cada vez mais. E para acompanhar tudo isso o Facebook vem ralando e empenhando fortemente para não ser engolido pela concorrência e oferecer algo novo aos seus usuários.

A mais recente novidade, lançada na última semana mas que repercute na web até agora é o anúncio em slideshow no formato vídeo. Para publicar dessa maneira no entanto, o usuário terá que selecionar de 3 a 7 imagens próprias ou baixadas de alguma galeria virtual, escolher uma transição para entremear e definir o tempo de duração do vídeo.

Apenas um problema atravessará o caminho de todos: a inserção de música, que para tornar o clip mais leve ainda não é permitido. Mas segundo o próprio Facebook isso é apenas questão de tempo, pois seus desenvolvedores já estão trabalhando nisso.

O Facebook Slideshow já está disponível e tem por objetivo facilitar anunciantes de todo lugar do mundo, até mesmo aqueles que possuem baixa velocidade de conexão com a Internet como Quênia, Nigéria e demais países em desenvolvimento.

Facebook Slideshow e suas principais propostas ao usuário.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Exatamente para permitir esse alcance maior que a rede social quer fazer de seus anúncios em slideshow leve e fácil de ser acessado de qualquer lugar do globo, sem consumir tantos dados do usuário como é comum nesse tipo de interatividade.

Porém, no meio disso tudo, existe um gigante que vem a ser o grande desafio atual da empresa de Zuckerberg: o mobile. Segundo dados do próprio Google, 80% da população mundial acessam a Internet através de smartphones e androids, o que assusta a toda grande empresa de tecnologia.

Pensar em otimizar seus anúncios em slideshow para aplicativos móveis é um desafio e tanto para anunciantes e redes sociais. O como solucionar isso é uma coisa que os desenvolvedores tem se preocupado e quebrado a cabeça para resolver aos poucos.

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Fora isso, no Facebook Slideshow ainda é possível escolher imagens como thumbnails e atribuir legendas para os anúncios. Ele pode ser usado por pequenos negócios e social medias habilitados por empresas para mexer em sua conta social.

Segundo a rede social, existe ainda a possibilidade de em breve esse recurso estar disponível também para posts de usuários comuns como eu e você. Só nos resta ficar ligados, como eles mesmos sugeriram. E vale ressaltar também que esse recurso já está sendo usado pelo Instagram, o famosos anúncio em carrosel.

Quem já usa e as novidades do Facebook

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Antes de encerrar esse texto, queria deixar 2 ressalvas: empresas como Coca-cola, Netflix, Boticário e Quem disse Berenice? já experimentaram o recurso e estão se dando muito bem com ele, por sinal. De acordo com o Facebook, 2 milhões de pessoas foram alcançadas através do Coke Studio no Quênia. Isso só prova o real potencial de sucesso que a plataforma proporciona as marcas que dela se utilizam.

Em segundo lugar, a nível de conclusão do post e materialização do que falei na introdução,  gostaria de rapidamente enumerar e explicar 4 principais mudanças recentes que o Facebook vem proporcionando a seus fãs e usuários.

  1. Oculus Medium: um óculos baseado em realidade virtual que permite a pessoa que o sua transpor barreiras geográficas estando presente em qualquer lugar que ela deseje. Uma espécie de teletransporte sem que você saia do lugar. Um negócio muito louco, que apesar de não ser exatamente uma inovação, mas possibilita a extensão sensorial, ou seja, sentir ambiente além das fronteiras. Entenda mais no vídeo de lançamento abaixo.https://www.youtube.com/watch?time_continue=86&v=IreEK-abHio
  2. Instant Articles: É um recurso que permite ao usuário ler notícias de grandes portais nacionais e internacionais através de sua timeline, sem precisar clicar no link e abrir em outra janela. Trata-se de uma forma muito mais instantânea de visualização de conteúdo, permitindo interação direta com o leitor. Por enquanto ela está disponível apenas lá fora, mas testes já estão sendo realizados para disponibilizar esse recurso aos Brasileiros em breve. Assista também o vídeo nesse link que explica detalhadamente como funciona a ferramenta.
  3. M: Esse é o assistente virtual do Facebook que através de seu messenger responde perguntas, sugere lugares para ir e coisas para fazer, funcionando como um guia. Segundo seus executivos de tecnologia ele nada tem a ver com os famosos Siri ou Google Now, mas também é treinado para receber recomendações de melhoria de pessoas reais. Ele ainda está em teste com um pequeno grupo de pessoas no vale do silício, mas acredito que logo logo será para todos.
  4. Avatar temporário com vídeo: Esse pode ser considerado um combo 2 em 1 de inovação na rede, pois agora já se pode usar avatares temporários em perfis pessoais, que servirão para mensagens de férias, e outras coisas, sinalizando o não uso da rede social. O segundo pilar disso são os vídeos curtos que agora poderão ser exibidos ao invés de simples e estáticas fotos de perfil. Uma pena que esse recurso ainda esteja em teste com uma pequena parcela da população no Reino Unido e EUA. Veja como isso funciona nesse vídeo abaixo:https://player.vimeo.com/video/140852546

Bom, acredito que agora deu para perceber e mensurar um pouquinho do quanto a rede social de Mark Zuckerberg está investindo para combater seus opositores e no quanto nós, como reles mortais e usuários da rede, vamos poder nos beneficiar de tudo isso.

E se formos citar publicitários, web designers e desenvolvedores então… é melhor terminar o artigo por aqui mesmo. Até a próxima e não deixe de comentar aí embaixo o seu parecer sobre tudo isso.

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