“Você já imaginou poder escrever textos incríveis com a ajuda de uma inteligência artificial? Agora você pode com o recurso de redação com inteligência artificial do Microsoft Edge! Esse recurso permite que você gere conteúdo original, criativo e relevante para o seu público-alvo, usando apenas algumas palavras-chave ou frases. Você pode escolher o estilo, o tom e o formato do seu texto, e receber sugestões personalizadas para melhorar a sua escrita. “
E se você achou esse texto bem redigido, devia experimentar a ferramenta, pois foi ela mesma que escreveu! E se gostou da imagem do post, também! Tudo criado com base no algoritmo GPT!
As ferramentas e atividades que estão usando o GPT tem sido muito divulgadas e tem feito muitos profissionais temerem pelos seus empregos, mas não vejo o futuro dessa maneira! O que eu vejo é como essas ferramentas podem ser usadas de forma inspiradora por nós, profissionais da criatividade, para sair do maldito momento do “bloqueio criativo”. Veja como!
Recurso de Redação do Microsoft Edge
Tendo sido lançada junto às últimas versões do Microsoft Edge, o recurso de pesquisa por Chat agora vem acompanhado de uma opção de Redação, a qual é alimentada pelos recursos do GPT-4, a última versão do algoritmo por traz do chatGPT.
Você escolhe um tema sobre o qual deseja um texto, um tom de comunicação, um formato / finalidade, e por fim o comprimento do texto, e aí basta clicar no botão “Gerar Rascunho” e voilá.
Após alguns poucos segundos de processamento a ferramenta começa a digitar o texto.
Isso quer dizer o fim dos redatores de conteúdo? Não, é claro que não! Apesar de gramaticalmente corretos, os textos não tem o apelo emocional e de objetivos que uma pessoa real é capaz de expressar. No entanto, é uma boa forma de buscar sugestões de como começar um artigo, uma carta, ou até mesmo expressar novas idéias.
MidJourney – o Designer do GPT
Outro algoritmo que se utiliza do poder do GPT é o MidJourney.
Após o cadastro no site do MidJourney, você é levado a um servidor do Discord (é necessário ter uma conta no Discord também). Então basta acessar uma das salas conforme indicado no seu primeiro acesso e usar o comando /imagine
Sim… a ferramenta reconhece comandos em português, e é capaz de produzir inspirações lindíssimas.
Porque eu disse inspirações? Ora… a ferramenta ainda não tem também a sensibilidade artística de um designer, e muitas vezes não consegue interpretar todas as informações. Acho que o exemplo acima, apesar de lindíssimo, deixa claro sobre o que estou falando.
Nossos empregos estão à salvo?
Sim… estamos à salvo, sim!
Quando iniciei na área de tecnologia, em 1994, muito ouvia “os computadores vão tirar os empregos dos trabalhadores”, e hoje vejo que a informatização e evolução tecnológicas nos permitiram ter um ganho de produtividade gigantesco em certas atividades, e nos liberar para exercer as funções que não podem ou conseguem ser executadas por uma máquina, como algumas análises e a própria criatividade.
Ver a inteligência artificial adentrando essa “zona segura” do mercado de trabalho não me assusta, ainda que seja uma evolução gigantesca, porque alguém ainda precisa ser capacitado à orientar a inteligência artificial sobre o que produzir. Será realmente uma nova revolução nas formas de se trabalhar, e vejo como um grande aliado na produção de materiais com um potencial gigantesco de resultados.
Medo? Não… ao menos não até que elas consigam imprimir um robô em 3D que considere a humanidade um perigo real. Até lá, nada de “hasta la vista, baby”!
E vocês? Estão assustados com a evolução do GPT, como veem o reflexo disso no mercado de criatividade? Compartilhem suas idéias!