Atualmente, o fluxo de informação é tão rápido que por diversas vezes, aquilo que está sendo veiculado acaba não sendo tão objetivo e direto quanto deveria. Consequentemente, acaba não surtindo efeito. Clientes e designers / publicitários precisam aceitar o fato de que a imagem fala muito mais que texto. Afinal de contas, não é à toa que crescemos ouvindo que “imagem fala mais que palavras”.
A forma como um anúncio, projeto, peça gráfica ou outro job qualquer é concebido, influencia diretamente no engajamento e de como o resultado esperado será devolvido. O que acontece muito, e infelizmente, é que ainda se questiona a influência que a imagem causa no projeto, discutindo se vale à pena investir em um banco de imagens próprio para seus Jobs. O bug é que projetos maravilhosos vão sendo concebidos e veiculados, mas muitas vezes ainda, o resultado não aparece. E junto a outros fatores, o uso de imagens indevidas, de baixa qualidade ou sem coerência acabam afetando diretamente a ausência de bom feedback.
Que a imagem influencia diretamente em quase tudo o que fazemos a gente sabe. O que muita gente ainda não sabe (ou pelo menos não usa esse conhecimento) é que utilizando imagens o sucesso de um projeto se amplia exponencialmente. Quase 90% do que se aprende, de uma forma geral, tem apelo visual implícito. Uma enquete do HubSpot mostrou que 65% das pessoas são leitores visuais. Além do mais, apresentações com apelo visual são até 45% mais persuasivas que as apresentações que não usam.
A imagem conta muito na forma como uma mensagem é transmitida. A maioria das pessoas que visitam websites, acabam fazendo uma leitura preponderantemente visual, sendo cerca de 79% destes. Apenas 16% em média, fazem uma leitura escrita de uma página web ao visita-la. Esse é um dado igualmente importante para quem pensa em UI/UX, tendo em vista que o visual é um fator que está muito além do formato de tela.
Investir em um banco de imagens é algo cada vez mais inevitável. A discussão não é mais sobre ter ou não um banco próprio onde captar imagens adequadas para cada job. Mas qual banco escolher. Por isso, sempre que possível, fazemos menção do Fotolia, o banco de imagens da Adobe que tem a imagem certa para cada job. Além do mais, na categoria “Fotolia da Adobe”, aqui no site, temos ainda mais conteúdos e links para acesso a descontos especiais.
Aproveita e corre para o abraço!