Excelente fonte de consulta para trabalhos acadêmicos e profissionais, o livro menciona aspectos técnicos no uso das fontes tipográficas, como legibilidade, proporções e desenho.
O objetivo deste livro é iniciar estudantes do design e curiosos na arte da tipografia. A ideia foi ofertar um pequeno guia, um “vade-mécum” de tipografia (adquira o livro aqui), algo que estivesse sempre à mão daqueles que buscam sanar dúvidas sobre o assunto.
O conteúdo dedicado à história é de grande destaque. Além de apresentar os primórdios da tipografia, relata curiosidades que aconteceram nesse período e faz referência a filmes e livros, o que torna a leitura muito mais atrativa.
Um dos principais capítulos do livro é o “Para se criar um novo alfabeto”. Nele, os autores dão uma ótima explanação sobre a criação de um novo alfabeto, funcionando perfeitamente como um guia no desenvolvimento de novas fontes.
Sem dúvidas, uma excelente leitura para qualquer designer que queira enriquecer seus trabalhos utilizando-se da criação de alfabetos e do conhecimento técnico sobre as letras.
Capítulos
- O começo no ocidente
- Composição com letras
- Medidas tipográficas
- Desenho tipográfico
- A ilusão visual na tipografia
- Para se criar um novo alfabeto
- Termologia
- Legibilidade
- Reconhecendo os tipos clássicos
- Classificação dos tipos
- Sistemas de classificação de estilos
- Acentos gráficos e pontuação
- Exercícios práticos
- Revistas e Jornais
- Dicas quentes
- Referências
O autor
Antônio Martiniano Fontoura é autor de outros dois livros na área do design e já publicou mais de 50 artigos e trabalhos em anais de congressos. Fez Doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Ensino do Design, atuando principalmente nos seguintes temas: design, educação por meio do design, design de embalagem, embalagem e design e educação. Atualmente, é professor no Curso de Mestrado em Design da UFPR, professor da PUC-PR e da UTFPR.
O coautor
Naotake Fukushima é Designer Gráfico e Mestre em Design pela UFPR, Especialista em Marketing e pesquisador no Núcleo de Design e Sustentabilidade da UFPR. Foi idealizador e o principal responsável pela criação do Ndesign, em 1991. Estabeleceu, em 1995, o escritório Nexo Design. É professor na UFPR nas disciplinas de design gráfico. Foi presidente da Associação para o Design – proDesign>PR – na primeira gestão, de 2009 a 2010.
Serviço
Vade-Mécum de Tipografia
Editora Insight (2012) | 92 páginas | R$ 28,00
Mais informações e compre o livo em: www.editorainsight.com.br
Confira o livro: