Fala criativos!
Hoje vamos falar um pouco sobre rebrand, como vocês já devem saber de longa data, as grandes, médias e pequenas marcas precisam estar sempre se atualizando, seja por questões estéticas, mercadológicas ou simplesmente para se renovar. Um projeto de rebrand, contudo, não é simplesmente jogar uma fonte legal ou símbolo aqui e ali, envolve compreender o momento que aquela empresa está passando, seus valores e missão. Saber transmitir tudo isso em uma estética bem-sucedida é trabalho para pouquíssimos designers.
Para aqueles que almejam trabalhar com branding, um ótimo exercício tanto para desenvolver habilidades nesse meio como para criar um bom portfólio é fazer o que alguns chamam de “rebrand concept”. Basicamente é pegar uma marca e refazer sob um novo conceito, tarefa que pode parecer banal, mas que já rendeu para muitos designers não só um bom portfólio, mas oportunidades no mercado de brand design.
Então hoje vou lhes mostrar alguns projetos de “rebrand concept” para inspirar sua criação.
AVON
Sharion Biggers e Britney Kidd fizeram a árdua tarefa de imaginar uma nova face para a centenária marca de cosméticos Avon. Com o conceito de focar no público-alvo millenial, o projeto busca resgatar os princípios da marca sob uma nova ótica.
IKEA
Kierene Gollings conseguiu imaginar um rebrand simples, direto e marcante para a marca sueca de móveis, Ikea. Em uma abordagem extremamente minimalista, Kierene consegue manter a linguagem da marca universal, porém contemporânea.
NINTENDO
Alejo Malia imaginou uma futura Nintendo fazendo parte do Google. A empresa de games seria um misto de sua atual marca com produtos como o Google Play, o Google Apps e a interface Android.
VARIG
Rafael Misuta imaginou como seria o branding da falecida empresa de aviação Varig nos dias de hoje, com uma abordagem nostálgica e bem embasada em suas origens tupiniquins.
BLOCKBUSTER
Bradley Mills também foi nostálgico ao imaginar a ex-gigante das videolocadoras, Blockbuster como um serviço de streaming semelhante ao Netflix.
NBA TEAMS
Addison Foote redesenhou o logo de todos os times de da NBA, tendo alguns resultados não só visualmente interessantes, mas muito bem pensados.
Para ter um projeto de Rebrand legal, não podemos nos esquecer de fazer aplicações da nossa marca e é claro que a qualidade das suas aplicações vai depender muita das fotos e vídeos que você utilizar.
Algo que pode facilitar muito na sua criação é ter acesso a imagens diversas e de boa qualidade, um bom lugar para encontrar estas para uso em sua arte, é o Fotolia da Adobe, um banco de imagens líder mundial, que dá acesso instantâneo a mais de 62 Milhões de imagens, vetores, ilustrações e videoclipes, ou seja, um excelente material não só para estudar mas para trabalhos diversos!
FONTES
https://www.behance.net/gallery/20618941/AVON-REBRAND-CONCEPT
https://www.behance.net/gallery/33010997/IKEA-Rebrand-Concept
https://www.behance.net/gallery/12349263/Nintendo-A-future-vision
https://www.behance.net/gallery/12920265/V-A-R-I-G
https://www.behance.net/gallery/17601851/Blockbuster-Rebranding-Project
https://www.behance.net/gallery/28843107/Every-NBA-Team-Logo-Redesigned