Design

Novas tecnologias são destaque entre os vencedores do prêmio Red Dot Design Concept

  O Prêmio Red Dot Design Concept Award é uma das competições de design de maior prestígio do mundo. Todo ano, a premiação seleciona projetos de profissionais, empresas e profissionais de diversos países que se destacam pela qualidade, pela inovação e pela criatividade.

  A edição deste ano destacou diversos projetos conceituais promissores, muitos deles alinhados com tendências tecnológicas que com certeza estarão no futuro da indústria e no dia-a-dia designers de várias áreas. Dispositivos vestíveis, veículos elétricos, produtos inteligentes são algumas das tendências tecnológicas presentes entre os ganhadores da última edição da premiação. Confira a nossa seleção dos projetos premiados:

 

01. MANOVIVO,  por Guiyoung Kim, Prof. Jieun Kim e Hyejeong Lee

Manovivo. Projeto de Guiyoung Kim, Jieun Kim e Hyejeong Lee.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  MANOVIVO é uma luva inteligente wearable projetada para monitorar e melhorar a destreza de pessoas com mobilidade reduzida, sobretudo as que sofrem de artrite reumatóide. O aparelho utiliza componentes fixados nos dedos, nas mãos e pulsos para capturar o movimentos do paciente com precisão antes de transferir os dados via Bluetooth. O anel, feito com uma borracha flexível, é especialmente projetado para se encaixar em todos os dedo, permitindo medições personalizadas de acordo com os sintomas de um paciente.

 

02. COOKACROS,  por Zaviè Design Studio

Cookacros. Projeto de Zaviè Design Studio.

  COOKACROSS é um cooktop a gás que se adapta a diversos tipos e formatos de panela. Durante um processo de cozimento, a inconsistência no aquecimento é um problema presente na maioria dos fogões a gás e cooktops. No entanto, com este cooktop, os usuários podem acionar chamas individuais dispostas em formato de grade para se adequarem melhor ao formato dos utensílios utilizados, fornecendo calor de forma mais homogênea durante o preparo dos alimentos.

 

03. VISION, por Michelin

 

VISION, projeto de Michelin.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  O VISION é um projeto da Michelin que simboliza a visão da marca para o futuro do mercado de pneus. Desenvolvido com o auxílio de softwares de design generativo, o produto é produzido por meio de impressão 3D e pode ser configurado de acordo com as necessidades de utilização, como características do veículo, tipo de terreno e condições climáticas extremas. Isso permite que o material utilizado na produção seja utilizado de maneira mais eficiente, evitando o desperdício de matéria-prima e otimizando a fabricação do produto.

 

04. GRIT, por Aarish Netarwal

Grit, projeto de Aarish Netarwal.

  Com uma sola impressa em 3D, o Grit oferece a possibilidade de simular um treinamento de resistência, imitando a sensação de estar em pé na areia. As solas vêm com um padrão geométrico entrelaçado que se deforma suavemente sob pressão, assim como o movimento do pé quando afunda na areia.

 

05. MOTOROiD, por Yamaha Company

MOTOROiD, projeto de Yamaha Company.

  MOTOROiD é um produto que combina muito bem o pensamento visionário, design industrial, engenharia, com um toque de futurismo. Como muitos veículos conceituais futuristas, ele foi pensado para ser equipado com um sistema de inteligência artificial capaz de reconhecer seu dono e até mesmo interagir com o usuário por meio de sinais táteis transmitidos para as mãos do piloto. A motocicleta possui ainda um motor elétrico e um sistema inteligente que regula o equilíbrio e ajuda na estabilidade do produto em curvas e situações de perigo.

Clique aqui para comentar ( )