A partir de dezembro deste ano, a Nintendo japonesa permitirá que usuários do site de vídeos japonês niconico possam utilizar o direito de imagem de suas IPs(intellectual property, propriedade intelectual, resumindo, as franquias de jogos em que ela é “dona”) para desenvolver projetos, como por exemplo jogos, fanarts, covers musicais dos games e vídeos gameplay de seus jogos.
A Nintendo definiu também que estará premiando com dinheiro produtores de conteúdo que fizerem um bom trabalho, porém, por enquanto tudo isso só para usuários do Japão.
Isso mostra um mudança de postura da atual gestão da Nintendo, que sempre foi uma empresa muito conservadora, e que aos poucos vem quebrando seus próprios paradigmas, recentemente Satoru iwata, presidente da empresa sugeriu também o fim da divisão de jogos por região na Nintendo, algo que acontece atualmente com toda a indústria de consoles games.
Outra novidade feita pela Nintendo, foi a publicação de uma patente permitindo a emulação (Seria a idéia de jogar um console, virtualmente via software, dentro de outra plataforma, como um pc)
de seus consoles portáteis, por exemplo o famoso game boy, em outras plataformas móveis, aviões, trens, smartphones.
Atualmente, a Nintendo já pratica o uso de emulação, mas apenas em seus consoles wii e wii-u, onde já emula jogos de consoles antigos, como o SNES, Genesis, dentre outros.
Essa patente pode servir também para proteger suas IPs, visto que hoje já existem diversos emuladores de game boy por exemplo, para os smartphones android e ios, e com a detentora da plataforma patenteando um emulador, os já existentes se tornam ilegais para uso.
Fotos da patente feita, mostrando o uso em um avião, smartphone e funcionamento de um emulador: