Novos Samsung Galaxy S23: A fotografia em novo patamar

No último dia 01/02, como de costume, a Samsung anunciou a atualização da sua linha Galaxy S, os smartphones flagship da coreana composta pelos modelos Galaxy S23 Ultra 5G, o Galaxy S23+ 5G e o Galaxy S23 5G. Tudo o que há de mais atual em tecnologia da empresa normalmente está nesses lançamentos e, por isso, a expectativa em torno deles.

Há algum tempo eu vinha escrevendo sobre a falta de inovação nos lançamentos em smartphones, que vinham focando sempre em câmeras e pouco em outros aspecto dos aparelhos, mas será que isso mudou?

Mas vale a pena a atualização do seu S21 ou S22 atuais para as versões mais novas?

Vamos descobrir agora!

Versões do Galaxy S23 – Samsung

A companhia descreve os lançamentos como:

“A câmera mais avançada do Samsung Galaxy S23 Ultra 5G, o desempenho superior para jogos e o design ecologicamente sustentável são encontrados na linha Galaxy S mais inovadora até então”

Então já sabemos quais os pilares mais importantes que devemos observar nesses novos modelos: Câmera, Desempenho e Sustentabilidade.

Câmeras

A Samsung tem uma tradição em boas câmeras desde que resolveu investir nelas a partir do Galaxy S6, que foi uma revolução na construção do aparelho e das câmeras. A empresa tem sim evoluído bastante a cada atualização aumentando o poder de fogo de seu conjunto de câmeras desde a versão mais básica, o S23.

Fonte: Samsung

Os novos conjuntos de câmera da linha se dividem em:

  • S23 e S23+: Três traseiras e uma de selfie de 12 MP. A câmera principal com um sensor de 50 MP, uma grande angular de 12 MP e uma telefoto de 10 MP, com um zoom de até 3x.
  • O poderoso S23 Ultra: equipada com o novo sensor ISOCELL HP2 de 200MP, que promete imagens de alta resolução e uma absurda quantidade de detalhes. Ainda possui um novo sensor ultrawide de 12 MP, e duas telefoto de 10 MP, sendo uma delas com a lente periscópica com zoom de até 10x sem perda de qualidade. A câmera frontal contará com uma sensor de seflie de 12 MP.

Dessa vez, para dar mais seriedade ao conjunto, a própria empresa prometeu que todas as imagens que eram exibidas durante o lançamento foram filmadas e fotografadas utilizando o smartphone mais potente da marca: o Galaxy S23 Ultra. Vale lembrar aqui que a Samsung já pecou algumas vezes nos seus lançamentos quando publicou fotos de bancos de imagens, dizendo que eram de seus celulares.

E, para reforçar ainda mais a estratégia em cima das câmeras, ela fez um feat. com Ridley Scott para lançar um filme desenvolvido exclusivamente com a câmera do celular grandão da empresa, o BEHOLD, que ainda não foi lançado, mas segue o trailer abaixo:

Trailer de BEHOLD, de Ridley Scott em parceria com a Samsung #withgalaxy

Claro que um filme gravado com celulares passa por um processo de pós produção bem elaborado e um bom color grading para que ele tenha aspecto cinematográfico mas, ainda assim, as imagens entregam um trabalho muito bem elaborado.

Falando em fotos, o Nitography, que já vinha sendo trabalhado desde a versão S22 promete que os smartphones da linha possuem uma sensibilidade ainda maior à baixa luz, com uma melhoria significativa entre as imagens da versão anterior e a atual. Confesso que me sinto muito satisfeito com o modo noturno dos celulares da linha S e, se melhoraram, ponto positivo para a coreana.

“O Nightography recebeu aprimoramentos que transformam como a linha Galaxy S otimiza fotos e vídeos em uma ampla variedade de condições de luz. Filmar a sua música favorita em um show, tirar uma selfie à noite ou fazer fotos de um grupo de amigos jantando –  as pessoas podem capturar fotos e vídeos mais nítidas”

Além disso, a empresa promete que os amantes da astronomia conseguirão fazer registros ainda melhores do céu, com o Astrofoto e o app ExpertRaw lançado pela companhia para complementar o app nativo de Fotos, é possível registrar a Via láctea de uma forma mais próxima de uma câmera DSLR. A promessa é grande!

Imagem capturada com o recurso Astrofoto. Reprodução Samsung

Segundo a empresa, os Galaxy S23 trazem, também, autofoco rápido na câmera de selfie e a primeira câmera de selfie Galaxy Super HDR, que aumenta a contagem de quadros por segundo de 30fps para 60fps, para que as imagens e vídeos frontais sejam visivelmente melhores.

As novidades adicionais da câmera incluem:

  • Em situações de pouca luz ou em que desfoques normalmente surgiriam, os vídeos são estabilizados com o estabilizador ótico de imagem (optical image stabilizer, OIS) duplo em todas as direções no Galaxy S23 Ultra 5G.
  • Filmagens ganham aspecto cinematográfico com vídeo em 8K aprimorado a 30 quadros por segundo e um ângulo mais amplo.
  • Uma IA avançada baseada em objetos analisa cada detalhe na captura, até mesmo recursos faciais mínimos, como cabelos e olhos, para refletir cuidadosamente as características dinâmicas de uma pessoa.
  • Para uma experiência de vídeo ainda mais aprimorada, o novo recurso Gravação de Áudio 36011 do Galaxy Buds2 Pro oferece som multidimensional.

Falando em visual, a samsung retirou a caixinha que havia ao redor das câmeras, como fez no modelo S22 Ultra, dando um acabamento mais premium aos smartphones atuais.

S-Pen

Um grande trunfo da linha Ultra, que a diferencia das outras é a S-Pen, com a extinção da linha Note, desde o lançamento do Galaxy S20, a Samsung incorporou a canetinha na Linha S Ultra. Dessa vez ela está inserida no corpo do smartphone e com os já conhecidos recursos que a consagraram.

Galaxy s23 Ultra com S-Pen

Para criadores de conteúdo é uma mão na roda, facilita bastante a vida para edições rápidas que não precisam de computador. O que falta, na verdade, são aplicativos otimizados para o smartphone que justifiquem a aquisição da caneta. Imagina um app no nível profissional do Procreate para Android? Seria a junção perfeita!

Desempenho premium

A Sul-coreana promete um aumento de desempenho de 30% nos seus smartphones a partir de uma parceria inédita com a Qualcomm para a criação do Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy. Focada no criadores de conteúdos e no mercado gamer, essa parceria promete o melhor chip da Qualcomm para um smartphone Galaxy já criado. a promessa parece funcionar bem quando a empresa garante que irá utilizar Inteligência artificial para melhorar os processos do chip e melhorar a performance.

Nisso o iPhone ganha de lavada da Samsung (e outros androids) pois, além de desenvolver o sistema operacional iOs, eles desenvolvem todas as partes do aparelho, o que possibilita uma otimização muito bem refinada e sem engasgos, um dos fantasmas dos fiéis consumidores da marca.

Fonte: Samsung

Resta saber se a Samsung irá empurrar os Exynos para mercados como o Brasil, como tem feito ultimamente e, por mais que eles tenham um desempenho razoável, toda a premissa da marca cai por terra quando lança um produto prometendo um desempenho premium com um chip mediano.

Sobre a bateria, a empresa promete uma performance melhor, com a otimização dos chips, sem alterar o visual minúsculo dos celulares, com 5000mAh na linha Ultra e 3000mAh e 4700mAh nas linhas S23 e S23 Plus respectivamente. Todas as versões suportam carregamento rápido de 45 W com fio, 10 W sem fio (com exceção do S23, que terá carregamento rápido de 25 W com fio)

Reprodução Samsung

Sobre games, a empresa fala que:

Em antecipação ao futuro de realismo digital máximo, o Galaxy S23 Ultra 5G oferece suporte a ray tracing em tempo real para jogos móveis. As pessoas poderão notar renderizações muito mais realistas, graças à tecnologia que simula e rastreia cada raio de luz. Além disso, a câmara de resfriamento de vapor dos Samsung Galaxy, agora maior e em toda linha Galaxy S23 5G, garante sessões prolongadas de jogos sem irão travar a sua experiência.

Cabe lembrar aqui que a Samsung lançou anteriormente uma parceria com a Microsoft e, inclusive, uma assinatura do Xbox GamePass que dava direito a jogas pelo smartphone Samsung alguns dos jogos do console. Testei à época e pareceu bem promissor!

Sustentabilidade

Virou moda falar de sustentabilidade por alguns motivos: Geração de resíduos sólidos que serão descartados na natureza; Um movimento de empresas que estão realmente preocupadas com o seu papel na sociedade de consumo; Marketing de oportunidade.

A Samsung demorou a entender a responsabilidade dela nesse mercado e sempre falou muito pouco sobre isso. A Apple sempre esteve na vanguarda do assunto, seja por marketing ou por preocupação real com suas responsabilidades mas, ainda assim, lançou sempre a discussão.

A Samsung aumentou o uso de materiais reciclados de seis componentes internos no Galaxy S22 Ultra 5G para 12 componentes internos e externos no Galaxy S23 Ultra 5G. A linha Galaxy S23 5G também traz uma maior variedade de materiais reciclados do que qualquer outros smartphone Galaxy, incluindo alumínio e vidro reciclados pré-consumo e plásticos reciclados pós-consumo provenientes de redes de pesca descartadas, barris de água e garrafas de tereftalato de polietileno (PET).

Marketing de oportunidade ou não, é necessário que o tripé da sustentabilidade seja discutido pelos grandes players do consumismo mundial, antes que seja tarde e não tenhamos mais como mudar o rumo da nossa sociedade. Espero que isso seja um assunto cada vez mais relevante para as grandes empresas e deixe se ser apenas uma estratégia de atrair a atenção da mídia que muitas empresas usam. Sustentabilidade é urgente e deve ser reforçada sempre!

Aspectos técnicos, preços e disponibilidade

Todos os dispositivos da série possuem suporte para redes 5G e 4G LTE, eSIM, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.3, NFC e porta USB Tipo-C, certificação IP68 de resistência contra poeira e água e virão atualizados para a interface de usuário da Samsung, One UI 5.1, baseada no Android 13.

Os modelos possuem tela Dynamic AMOLED 2X de 6,8 polegadas 2K (3080x1440p) com uma taxa de atualização de 120 Hz, que promete transições mais fluídas. Quanto a resolução, o modelo tem uma densidade de pixels de 500 ppi, suporte para HDR10+ e proteção Gorilla Glass Victus 2, que promete ainda mais resistência.

Veja todas as especificações da série Galaxy S23:

Compare
os Modelos


Galaxy S23


Galaxy S23+


Galaxy S23 Ultra

 TELA

Tamanho6,1 polegadas6,6 polegadas6,8 polegadas
Resolução1080 x 2340 pixels1080 x 2340 pixels1440 x 3088 pixels
TecnologiaDynamic AMOLED 2X, 120HzDynamic AMOLED 2X, 120HzDynamic AMOLED 2X, 120 Hz
ProteçãoCorning Gorilla Glass Victus 2Corning Gorilla Glass Victus 2Corning Gorilla Glass Victus 2

 CÂMERA

Traseira50MP + 10MP + 12MP50MP + 10MP + 12MP200MP + 10MP + 10MP + 12MP
Vídeos8K 24fps, 4K 60fps, 1080p 240fps, 720p 960fps, HDR+8K 30fps, 4K 60fps, 1080p 240fps, 720p 960fps, HDR+8K 30fps, 4K 60fps, 1080p 240fps, HD 960fps, HDR+
Frontal12 MP (f/2.2, wide)12 MP (f/2.2, wide)12 MP (f/2.2, wide)
Detalhes50 MP (f/1.8, wide) + 10 MP (f/2.4, telephoto) + 12 MP (f/2.2, ultrawide)50 MP (f/1.8, wide) + 10 MP (f/2.4, telephoto) + 12 MP (f/2.2, ultrawide)200 MP (f/1.7, wide) + 10 MP (f/4.9, periscope telephoto) + 10 MP (f/2.4, telephoto) + 12 MP (f/2.2, ultrawide)

 ESPECIFICAÇÕES

Sistema OperacionalAndroid 13, One UI 5.1Android 13, One UI 5.1Android 13, One UI 5.1
ProcessadorQualcomm SM8550 Snapdragon 8 Gen 2 (4 nm)Qualcomm SM8550 Snapdragon 8 Gen 2 (4 nm)Qualcomm SM8550-AC Snapdragon 8 Gen 2 (4 nm)
Número de núcleosOcta-coreOcta-coreOcta-core
Clock1×3.2 GHz Cortex-X3 & 2×2.8 GHz Cortex-A715 & 2×2.8 GHz Cortex-A710 & 3×2.0 GHz Cortex-A5101×3.2 GHz Cortex-X3 & 2×2.8 GHz Cortex-A715 & 2×2.8 GHz Cortex-A710 & 3×2.0 GHz Cortex-A5101×3.36 GHz Cortex-X3 & 2×2.8 GHz Cortex-A715 & 2×2.8 GHz Cortex-A710 & 3×2.0 GHz Cortex-A510
GPUAdreno 740Adreno 740Adreno 740
Memória RAM8 GB8 GB8 e 12 GB
Armazenamento interno128 e 256 GB256 e 512 GB256, 512 e 1024 GB
Cartão microSDNãoNãoNão
Bateria3900 mAh4700 mAh5000 mAh
Dimensões146.3 x 70.9 x 7.6 mm157.8 x 76.2 x 7.6 mm163.4 x 78.1 x 8.9 mm
Peso167 g195 g233 g
Portas de conexãoUSB Tipo-C 3.2USB Tipo-C 3.2USB Tipo-C 3.2
REDEGSM / CDMA / HSPA / EVDO / LTE / 5GGSM / CDMA / HSPA / EVDO / LTE / 5GGSM / CDMA / HSPA / EVDO / LTE / 5G
Tipo de cartão SIMDual SIM (2 Nano-SIMs e eSIM, dual stand-by)Dual SIM (2 Nano-SIMs e eSIM, dual stand-by)Dual SIM (2 Nano-SIMs e eSIM, dual stand-by

 RECURSOS

Leitor de DigitalSim, sob a telaSim, sob a telaSim, sob a tela
ResistênciaIP68IP68IP68
RadioNãoNãoNão
Bluetooth5.3, A2DP, LE5.3, A2DP, LE5.3, A2DP, LE
Carregamento sem fioSimSimSim
NFCSimSimSim
GPSGPS, GLONASS, BDS, GALILEOA-GPS, GLONASS, BDS, GALILEOGPS, GLONASS, BDS, GALILEO
ExtrasCarregamento rápido de 25W, Carregamento reverso 4,5WCarregamento rápido de 45W, Carregamento reverso 4,5WCarregamento rápido de 45W; carregamento reverso de 4,5W

Os novos celulares da sul-coreana foram lançados mantendo a mesma tabela (salgada) de preços da linha anterior, partindo de R$5999,00 na versão S23 – a mais básica com 128GB de armazenamento – e chegando a R$12499,00 na versão Ultra com 1TB de armazenamento. Além disso, pela primeira vez, o Brasil foi incluído na pré-venda inicial dos modelos, o que normalmente demorava um tempinho para acontecer.

Tabela de preços da nova linha. Fonte: Samsung

Um ponto bastante positivo nos valores da linha Galaxy: todos os aparelhos tiveram upgrade de armazenamento. Não existem mais versões com 64GB de memória interna, o que é um ponto muito positivo e aumenta o valor agregado da linha. Além disso, na compra até o dia 05/03, o cliente recebe o aparelho com o dobro de memória – se comprar o de 128GB, recebe o de 256GB – e ainda ganha um Galaxy Buds2 pro, o que faz valer ainda mais o valor pago na aquisição. Apple, aprende aí miga.

Promoção de lançamento Galaxy S23

Para você? Vale a pena a troca? Escreva um comentário!

Até a próxima!

Related posts

Do Atendimento ao Engajamento: A Ascensão dos Chatbots no Cenário de Negócios Digitais 

Samsung leva Galaxy AI ao novo Galaxy Watch, para uma saúde mais motivadora

Monitores Odyssey OLED G6 e OLED G8, da Samsung, oferecem design, sofisticação e máxima performance para os gamers