Nesse domingo, 05 de janeiro, as 22:00 aconteceu o 82° edição do “Golden Globe”, uma das principais premiações que antecedem o Oscar, e já prepara o terreno para os possíveis vencedores da estatueta dourada. A noite de premiações foi recheada de bom humor, beleza e surpresas com os ganhadores de algumas das principais categorias; desde longas-metragens, curtas-metragens, séries de tv, melhor roteiro, melhor ator de série e filme, melhor atriz de série e filme, além de melhor animação.
Mas antes de falar sobre alguns do vencedores, tenho que dizer que, a falta de comentários e indagações sobre o filme “Ainda estou Aqui” por parte da apresentadora e na organização do evento, seja uma falha ou até boicote a produção brasileira que também estava concorrendo. Onde em nenhum momento teve uma apresentação aos convidados e público sobre o longa-metragem brasileiro e seu elenco, algo que não aconteceu com os outros indicado, acontecendo um certa repetição e insistência nos mesmo títulos, por exemplo, com Wicked.
Dito isso, vamos a alguns dos vencedores da noite. A primeira premiada da noite, foi a grande batedora de longa de sucesso de bilheteria e ótima atriz Zoe Saldãna, como melhor atriz coadjuvante, por (Emilia Pérez, 2024). Já como melhor ator Coadjuvante, Kieran Culkin, ganhou por sua interpretação em (A verdadeira dor, 2024), que é o irmão do nosso querido e amado Macaulay Culkin, reforçando o talento da família na arte da dramaturgia. Na categoria de melhor ator em filme de comédia ou musical, o Soldado Invernal ou Bucky Barnes, interpretado pelo Sebastian Stan, foi quem levou o premio pela atuação em (Um homem Diferente, 2024). Como melhor atriz em filme de comédia ou musical, Demi Moore, levou o globo para casa, pela sua agoniante atuação em (A substância, 2024), a mesma vive uma celebridade de meia idade, que sofre com o etarismo da indústria cinematográfica, recorrendo a uma substância para ficar jovem. O vencedor de melhor ator em série de drama foi Hiroyuki Sanada, pela atuação na série (Shogun, 2024), a grande produção e aposta da Disney, um drama épico ambientado no Japão feudal, onde Sanada, mostra seu potencial de atuação e que não é só um ator de pontas como personagem oriental em filmes e séries.
Além desses, a série (Bebe Rena) também teve seu destaque com Jessica Guning, recebendo o premio de melhor atriz coadjuvante em minissérie ou filme para tv, por sua arrepiante interpretação da stalker. Na categoria de melhor ator em minissérie ou filme para tv, Colin Farrell, ganhou por (Pinguim, 2024), onde ele da vida ao icônico vilão do Batman em busca de se estabelecer como novo chefe do crime. Em contra ponto, Na categoria de melhor atriz em minissérie ou filme para tv, Jodie Foster, ganhou por, (True Detective Night Coutry). A série (The Bear, 2022-2024), também da Disney, marcou presença, com Jeremy Allen White, sendo premiado por melhor ator em série de comédia ou musical. E mais uma premiada por (Shogun, 2024), Anna Sawai, ganhou como melhor atriz em série de drama. Por fim, na categoria de melhor atriz em filme de drama, pegando todo mundo de surpresa e alegria, Fernanda Torres, ganhou a premiação, pela sua atuação em (Ainda Estou Aqui, 2024), colocando o cinema brasileiro em destaque e esperança para uma futura vitória no Oscar de 2025, que foi tirado de sua mãe, a magnífica, Fernanda Monte Negro, há 25 anos atrás. Que foi a primeira atriz a receber indicações nas premiações. Em sua declaração de ao receber, Fernanda, emocionada começou dizendo “Meu Deus, eu não preparei nada, porque não sei se estava pronta. Esse foi um ano incrível para os desempenhos de atrizes, tantas atrizes aqui que eu admiro tanto. E, claro, quero agradecer ao Walter Salles, meu parceiro, meu amigo. Que história, Walter”. E continuou com agradecimento a toda equipe, elenco que contracenou, e sua mãe a saudosa Fernanda Montenegro, dizendo “E, é claro, quero dedicar esse prêmio à minha mãe. Vocês não têm ideia, ela estava aqui há 25 anos, e isso é uma prova que a arte dura na vida, até durante momentos difíceis pelos quais a Eunice Paiva passou e com tanto problema hoje em dia no mundo, tanto medo. Esse é um filme que nos ajudou a pensar em como sobreviver em tempos como esses. Então, para a minha mãe, para a minha família, para o Andrucha, para o Selton, meus filhos. E para todos, muito obrigada ao Globo de Ouro, Michael Parker, Mara, tantas pessoas. Muito obrigada!”. O que faz esse evento ser um marco na história do cinema brasileiro e do próprio país. Fernanda Torres, Junto a Fernanda Montenegro, são os maiores ícones do cinema nacional e agora para o mundo, o que possibilita a abertura de maior visibilidade de Hollywood para as produções do Brasil.
Para finalizar alguns outras obras que foram vencedoras em outras categorias. Wicked (2024), como melhor sucesso de bilheteria, Flow (2024), como melhor animação, melhor roteiro (Conclave (2024), melhor trilha sonora (Rivais, 2024), Melhor minissérie (Bebe Rena,2024), Melhor filme de Drama (O Brutalista, 2024), melhor filme de língua não inglesa (Emilia Peréz, 2024).