Olá, pessoas!
2017 chegou e com ele, novas possibilidades para a nossa área criativa! Os campos do design, publicidade, marketing e tecnologia são – quem sabe – as principais áreas do mercado digital; logo, tendências e expectativas começam a ser avaliadas para esse novo ano que está surgindo. Mas, onde podemos tirar vantagem e investir nesse mercado já tão concorrido? O que nos espera o mercado digital em 2017?
#01 – MOBILE COTINUA FORTE
No Mobile Day, evento do Google, realizado no início do ano passado, seis em cada dez espectadores usam o mobile ao mesmo tempo que assistem TV; 86% dos usuários pesquisam produtos para comprar através do mobile e 2 bilhões de views do YouTube são feitos a partir do celular diariamente, o que equivale à metade dos views no site. O que podemos extrair com isso é que o mobile continua sendo uma grande aposta pra esse ano. As pessoas vivem ocupadas e em constante correia em suas vidas, os celulares facilitam o uso de serviços em qualquer lugar que estejam. Estudar e aprender sobre as tecnologias para aplicação em mobile pode ser uma aposta interessante pra 2017. Existe muita demanda e faltam bons profissionais (principalmente em algumas áreas mais específicas).
#02 – INVESTIMENTO EM VÍDEO
Os vídeos são responsáveis por mais de um terço de toda atividade online existente. Talvez, pelo crescimento do Netflix e Youtube, ou pelo aumento da banda em todo o mundo. Segundo a pesquisa divulgada pela Visible Measures, 10 segundos é o tempo que um vídeo tem para captar a atenção antes que 20% dos espectadores decidam mudar de atividade. Essa porcentagem aumenta progressivamente conforme o vídeo vai passando.
Os vídeos transmitem emoção de forma mais rápida. Tem um retorno rápido de investimento. Passa modernidade e assim vai… vídeos institucionais e promocionais são uma grande aposta pra o negócio ou serviço. Com a alta demanda, o mercado necessita de profissionais competentes e responsáveis para atender os projetos. Acho válida a ideia de apostar nos estudos na área de motion. ;)
#03 – SITES RETOMANDO O LUGAR DOS APLICATIVOS
A onda de APP’s está passando. Não existe mais a necessidade de instalar um aplicativo pra se ter uma simples informação. Por exemplo, vamos dizer que você viaja de avião uma vez no ano, logo, você não precisa ter o aplicativo da companhia aérea para pegar informações uma única vez. Entende o que quero dizer? Já não é mais necessário instalar um app de 64 MB para ter acesso a conteúdos vistos poucas vezes (ou nenhuma vez) no mês; os sites já resolvem esse problema. Claro, isso é um caso isolado. Mas existem várias situações como essa em outros casos, pode prestar atenção.
Se existe um site consistente e completo, não há necessidade de um app para as informações. As pessoas não querem perder tempo baixando aplicativos; não se tem uma página na web pra ter o mesmo conteúdo. Sem falar que a maioria das pessoas só usam internet através do celular (até existem regiões da África que as pessoas já não conhecem mais o desktop, pois o acesso a internet é feito exclusivamente através de celulares. Mas isso é assunto pra outro artigo).
O ideal é projetar sites funcionais e responsivos para os usuários terem acesso de forma clara e objetiva. Investir em sites é algo que as empresas fazem com muita força, não porque acham ‘bonitinho’, mas porque é uma necessidade de qualquer negócio.
#04 – MARKETING DIGITAL MAIS FORTE QUE NUNCA
O boom das mídias sociais vai aumentar em 2017, com muito mais investimento em marketing digital. Qualquer empresa que não exista na internet, não existe. A interação entre empresa-público acontece através da internet, exigindo uma certa relação amorosa com os clientes.
Estimulação de conteúdo, campanhas publicitárias com um conteúdo bom, o aumento na transparência dos negócios… essas são algumas das ações que começaram a despontar recentemente e são grandes tendências de mercado para 2017.
#05 – DE OLHO NA USABILIDADE
Ainda no gancho de sites e sistemas, chegamos as questões ligadas a usabilidade. Não adianta ter um site esteticamente lindo se ele não é usável! Se você não tem um sistema indicativo e simples de navegar, você perde acesso, e com isso, dinheiro. Hoje, muito se investe nas áreas de UX/UI para atender melhor às necessidades dos usuários.
#06 – CONTEÚDOS WEB
E-books, infográficos e ferramentas online são outra grande aposta pra esse novo ano. Se observarmos os últimos anos, milhares de e-books e infográficos foram produzidos, certo? Isso se dá pelo fato que o público é mais digital hoje em dia, principalmente pelo grande uso do celular. É mais barato produzir um livro digital e vende-lo, do que fazer todo o processo de impressão e tiragem pra ser vendido. O custo é muito mais barato!
Ainda mais fácil são as ferramentas online que independem de instalação de softwares no computador. Praticamente tudo pode ser feito através do navegador, e pra qualquer área de atuação. Ao que indica, isso vai continuar a crescer.
Então, ainda tinha muito mais o que falar, mas acho que deu pra sentir o que vem por esse ano no mercado digital.
E aí, curtiu o artigo? Tem algo a complementar? Fala aí nos comentários!
Abraços!
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Referências:
http://bit.ly/2j9DkLB
http://bit.ly/2jgzLaP
http://bit.ly/2ihjfD5
Imagem de Capa – Fotolia da Adobe