Cinema e Séries

Parasita – Uma viagem ao mundo sul-coreano

A Primepass nos deu a oportunidade de assistir o filme que virou a sensação dos festivais internacionais, Parasita.

Toda a família de Ki-Taek está desempregada, vivendo em um porão sujo e apertado, mas uma obra do acaso faz com que ele comece a dar aulas de inglês a uma garota de família rica. Fascinados com a vida luxuosa destas pessoas, pai, mãe e filhos bolam um plano para se infiltrarem também na família burguesa, um a um. No entanto, os segredos e mentiras necessários à ascensão social custam caro a todos.

Pela sinopse nota-se que o filme é teoricamente simples. No entanto, nem tudo é o que parece. Além de retratar a trama descrita acima, o enredo te deixa por diversas vezes confuso, reflexivo, aflito e questionando os seus pensamentos.

Vale a pena assistir esse longa que é originalmente da Coreia do Sul e que conta com elenco inteiro de lá. Pois é um filme que foge dos padrões de Hollywood e que retrata uma crítica social forte aos padrões do país.

Para te deixar ainda mais na curiosidade para assistir o filme, separamos 5 motivos que merecem serem observados ao assistir Parasita.

1 – Arquitetura
O filme por diversas vezes mostra o contraste entre a pobreza e a riqueza dos cidadãos sul-coreanos e isso fica nítido quando conhecemos as casas e bairros dos personagens. Inclusive, a casa da família Park (lado rico) foi desenhada por um famoso arquiteto fictício citado no filme.

Casa da família Park. (Lado rico)
Casa da família de Ki-Taek . (Lado pobre)

2 – Figurino
Seguindo as questões de pobreza versos riqueza, as roupas usadas pelas famílias mostram o abismo da diferença social que separam as duas famílias.

Família Park em uma festa de aniversário.
Família de Ki-Taek em uma de suas refeições.

3 – Bairros
Quando pesquisamos sobre a Coreia do Sul, sempre nos é mostrado fotos com luzes, tecnologia e lugares turísticos para visitarmos. Já no filme, uma outra perspectiva é apresentada, aquela que geralmente não ganha espaço, o lado menos favorecido.

Bairro visto de dia onde Ki-Taek mora com sua família.

4 – Comportamento
Durante o desenvolvimento do longa, podemos perceber a maneira como os personagens da família de Ki-Taek se portam ao adentrar no mundo dos ricos. Isso pode ser visto tanto no figurino usado, como na aparência e na maneira de falar.

Ki-Taek dando aulas.
Ki-Taek com sua irmã em casa.

5 – Posters
O filme foi divulgado em muitos lugares ao redor do mundo e suas inúmeras variações de posters chamaram a atenção dos telespectadores.

Se isso ainda não foi suficiente para fazer com que você vá ao cinema assistir ao filme, deixo aqui o trailer para te convencer de vez.

Clique aqui para comentar ( )