Faltam menos de duas semanas para a Páscoa e as empresas fabricantes de chocolate já estão com a mão na massa tanto nos seus produtos como no marketing. Para entender um pouco mais sobre, voltamos para aquela velha história que todo comunicador já está “careca de saber”: é preciso saber com quem você quer falar.
A Bauducco é uma empresa tradicional no ramo desde 1948 e tem como público-alvo as famílias, fato que acaba atingindo diretamente um pai e/ou uma mãe. Além disso, não é uma fabricante de chocolate, mas sim uma empresa alimentícia que usufrui do chocolate para compor suas delícias.
Contudo, é preciso dançar conforme a música. Talvez os anúncios tradicionais da Bauducco feitos para as famílias não teriam o mesmo impacto hoje em dia, ainda mais ao anunciar uma novidade na internet, onde é mais que requisitado ser criativo para que os consumidores, em especial os jovens, sintam o impacto.
Exemplo de anúncio tradicional:
Mas o que faz um jovem ser impactado tão facilmente hoje em dia? Simples: ter alguém que o entenda. Uma marca que fala a mesma língua do público que quer atingir será sempre lembrado por isso e as chances de um excelente feedback são altíssimas. Então, foi isso mesmo que a Bauducco fez:
A sacada deste anúncio é que todo fim de ano chovem postagens da galera sobre não colocar uva passa nas comidas natalinas, seja no jantar ou na hora da sobremesa. O “ódio” pela fruta é maioria e a Bauducco tocou nessa ferida de forma irônica para conseguir chamar a atenção de quem ela queria, que está explícito logo no começo do post com o “OLAR JUVENTUDE”.
Melhor que essa postagem, só as respostas na ponta da língua da marca, que com certeza já tinha estudado o engajamento que a ideia geraria:
A utilização de memes e trocadilhos foi o que conquistou de vez, fazendo também com que outras marcas interagissem:
Porém em um dos comentários, parece que a ansiedade era tanta que não conseguiram guardar o segredo direito:
Quem sacou, sacou. Quem não sacou, esperou o segredo ser revelado 4 dias depois, veja:
https://www.facebook.com/Bauduccobrasil/videos/2016102391935845/?t=2
A parceria com a Snickers rejuvenesceu o espírito da Bauducco, mas isso não significa que agora ela só vai trabalhar com o público jovem, mas sim que, depois desse show nas redes sociais, ela merece que mais uma vez sua tradição e liderança sejam renovadas.