Será que você precisa de uma pausa?

Acordar, trabalhar depois do expediente, faculdade, cursos, freela, comer com pressa, trânsito… Muitas vezes o excesso de atividade e a falta de pausa pode ser a causa do bloqueio criativo, saber aproveitar os momentos de folga ou dormir bem pode ajudar a mudar essa situação.

Quando se inicia uma etapa nova no trabalho, a empolgação e a novidade ajuda no processo de criação, mas com o passar do tempo as coisas tendem a virar rotineiras e chega uma fase que a pessoa fica exausta e desanimada. É nesse instante que precisa parar para refletir se está trabalhando demais e esquecendo de cuidar do próprio bem-estar.

Provavelmente você já teve uma ideia genial na hora que menos esperava, poderia ser em um momento de descanso, ouvindo música ou até no banho. Saiba que o seu inconsciente ficou trabalhando para formular a resposta para um problema que foi apresentado, isso é o processo de incubação, que nada mais é que uma pausa depois da pesquisa sobre o problema, serve para que o inconsciente trabalhe para procurar soluções que o consciente não consegue encontrar, por isso é necessário aproveitar o final de semana, realizar exercícios, se divertir, ter um hobby.

Dormir bem é um dos fatores que influenciam na saúde da mente, o recomendado é descansar em média 8 horas, mas isso pode variar de cada indivíduo, o importante que a pessoa durma o tempo necessário para que no outro dia tenha uma boa disposição física e mental, assim diminuindo interferências no processo de criação.

Saber a hora de dar uma pausa para si mesmo é uma decisão que para alguns pode ser difícil, principalmente no trabalho, que tudo é corrido e o prazo de entrega do material pode ser curto. Para essa situação o ideal é aproveitar o tempo do almoço, café ou a ida ao banheiro e mudar um pouco o foco do pensamento, esse momento pode aliviar a sua tensão e facilitar o raciocínio quando voltar à atividade.

O momento de descontração no dia a dia fora da empresa, pode ser uma ótima oportunidade para aumentar o seu repertório, conhecer novos sabores, texturas, cheiros, sons, sentidos, cores, tendências, livros, séries e filmes,  tudo isso irá te auxiliar no processo de criação.

É ótimo trabalhar e mostrar resultado, mas saiba que não é só isso que existe na vida e que tudo que você for fazer, pode influenciar no seu trabalho. Agora que está chegando o fim do ano, aproveite os dias de férias (se tiver) ou de folga, para curtir mais a família, passear e relaxar. :) 

Related posts

LG relança o Mini System LG XBOOM com grave potente

A Convergência Política: É melhor se comunicar Offline ou Online

LG anuncia nova linha de Lava e Seca com maior capacidade, IA e design único