Tipografia: 7 famílias tipográficas lançadas em 2022 por type foundries brasileiras

Vamos falar sobre tipografia? Já sabemos que as fundidoras de tipos brasileiras estão alcançando proporções inimagináveis comparado a 20 anos atrás. Estamos falando do momento em que o mercado tipográfico no Brasil, e no mundo, começa a se expandir devido principalmente ao desenvolvimento das novas plataformas digitais e pela rápida difusão de programas gráficos, que acabaram por democratizar as práticas tipográficas entre estudantes, professores, aspirantes a tipógrafos e, até mesmo, entre leigos, antes apenas praticada por especialistas.

Hoje temos, possivelmente, mais de 50 fundidoras espalhadas pelo país, que têm se destacado no mercado nacional e internacional pela qualidade técnica e originalidade de seus projetos. Na era da comunicação digital, a demanda tipográfica aumentou consideravelmente, principalmente por tipografias que suprem as necessidades digitais. E o mercado tipográfico no Brasil tem buscado acompanhar todas essas transformações tecnológicas, que são refletidas nos novos desenhos de tipos.

Com o intuito de registrar essa produção brasileira, trazemos hoje aqui uma coletânea com 7 famílias tipográficas lançadas em 2022 por fundidoras de tipos nacionais, que podem inspirar novos tipógrafos e novas tipográfas e, quem sabe, apresentar algumas novas tendências para os próximos anos no design de tipos digitais. Para realizar essa seleção, consideramos alguns projetos que tiveram destaque no mercado profissional e acadêmico, como vencedores de prêmios de design (Brasil Design Award, Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, Prêmio Bornancini de Design, TiposLatinos, entre outros), bem como algumas fundidoras de renome no país (e no mundo).

Aproveitem!

1 Juma – Cyla Costa feat. Plau

Naipe Foundry & Cyla Costa Studio – Juma Type Specimen, v.2, nov. 2022.

Criada pela artista de lettering Cyla Costa e produzida em parceria com a Naipe Foundry, Juma foi lançada no Brasil pela Plau Design. Juma é uma color font feita para ser usada em grandes formatos, com formas e cores que nos remetem a belezas naturais como pássaros tropicais ou a uma superfície marmorizada, com suas curvas quase hipnóticas. Juma é brincalhona, ousada e poderosa. Ganhou medalha de ouro no Latin American Design Awards 2022, ganhadora na Communication Arts Typography Annual 2022 e selecionada para a 9ª edição da Bienal de Tipografia Tipos Latinos. Você pode adquiri-la no próprio site da Plau.

2 Carbona – Plau

Plau Design – Carbona, 2022.

Criada pelo type designer Carlos Mignot com produção também de Rodrigo Saiani, Carbona é uma família tipográfica desenvolvida pela Plau Design em 2022, uma type foundry localizada no Rio de Janeiro. Carbona é uma tipografia que brinca com nossas percepções de futuro. É uma geometric sans serif proporcional, monoespaçada e inclinada, cuja fonte variável possui 32 estilos. Pensada para conta das situações do mundo digital, de hoje e do que ainda está por vir, a família tipográfica é otimizada para programação, contém símbolos de criptomoedas, recursos avançados para uso em interfaces e muito mais. Foi indicada a shortlist da 12ª Brasil Design Award 2022, na categoria Craft for Design. Você também pode adquiri-la no próprio site da Plau.

3 Versos – Fabio Haag Type

Fabio Haag Type – Versos, 2022.

Criada por Henrique Beier, Ana Laydner, Thiago Bellotti e Fabio Haag, com coordenação de Eduilson Coan, Versos é uma família tipográfica desenvolvida pela type foundry Fabio Haag Type, localizada no Rio de Janeiro. Uma fonte variável com 8 pesos e 2 estilos, Versos é uma fonte que olha para o futuro, mesmo sendo inspirada em um estilo de 50 anos atrás. Em 1962 na Itália, Aldo Novarese lança a Eurostile, com formas retangulares muito características, lembrando o formato das televisões e refletindo um otimismo na tecnologia durante a corrida espacial. A Versos interpreta esta herança e expande as possibilidades de futuro através de uma série de letras alternativas. Combinadas ou não, elas oferecem flexibilidade para todo o tipo de aplicação. A família foi finalista do 9º Prêmio Bornancini de Design 2022 na categoria de design profissional em tipografia. Você pode adquiri-la no próprio site da Fabio Haag Type.

4 Directa Serif Variable – Outras Fontes

Outras Fontes – Directa Serif Variable, 2022.

Directa Serif Variable é uma família de tipos de texto em um único arquivo de fonte. Explora novas possibilidades para a família original lançada pela Outras Fontes 10 anos atrás. Outras Fontes é uma type foundry independente localizada em Vitória, dirigida por Ricardo Esteves, designer gráfico/digital, professor e investigador. A Directa Serif foi pensada originalmente para economizar espaço com a maior legibilidade e, hoje, sua versão variável é composta por 2 eixos de variação: peso (100–900) e itálico (0–1). A fonte também contém 18 estilos predefinidos entre Thin e Heavy e seus respectivos itálicos. Directa Serif Variable é altamente recomendada para jornais, revistas, comunicação corporativa, entre outros. Você pode comprar sua licença pelas distribuidoras MyFonts e I Love Typography.

5 Gal Gothic – Blackletra

Blackletra Type Foundry – Gal Gothic, 2022.

Com design de Daniel Sabino e produção também de Lucas Gini e Henrique Beier, Gal Gothic é uma família tipográfica desenvolvida pela Blackletra, uma fundidora de tipos digitais localizada em São Paulo. Gal Gothic é uma sem serifa cuja principal inspiração é o clássico Franklin Gothic de Morris Fuller Benton (1904). Seu desenho busca levar o contraste mais moderado da Franklin Gothic também para os pesos mais leves, integrando-os de forma mais consistente ao sistema. Além disso, suas terminações horizontais e a conexão suave entre as hastes verticais e curvas aproximam o desenho do modelo neo-grotesco e, juntamente com os pontos redondos, conferem-lhe um tom de voz muito diferente em relação à referência original. Com proporções ligeiramente condensadas, Gal Gothic é ideal para títulos compactos e econômicos. Cada fonte tem aproximadamente 900 glifos e oferece um amplo suporte a diversos idiomas, bem como recursos OpenType, como versaletes, numerais alinhados e proporcionais, e uma versão com eixos variáveis de peso e largura. Seu nome é uma homenagem à cantora brasileira Gal Costa. Você pode adquirir sua licença no próprio site da Blackletra.

6 Crayonize – PintassilgoPrints

PintassilgoPrints – Crayonize, 2022.

Desenvolvida pela PintassilgoPrints, uma fundidora de tipos digitais localizada em Florianópolis e dirigida por Erica Jung e Ricardo Marcin, Crayonize é uma fonte manuscrita casual com uma moderna textura de giz, disponível em 2 pesos (regular e bold). Ambos os estilos são compostos por letras apenas em caixa-alta com 2 variações para cada letra e numeral, a fim de criar uma sensação mais natural e orgânica de letras feitas à mão. Crayonize dispõe de diversos recursos OpenType como kerning, letras alternativas, ligaturas, configurações estilísticas, entre outros. A família é recomendada para usos em display ou pequenos fragmentos de texto, como em embalagens, livros, vestimentas, cartões comemorativos, capitulares, telas etc. Você pode testá-la e adquirir sua licença por meio das seguintes distribuidoras: MyFonts, Creative Market, FontspringFonts.com.

7 Supertuba – Tipos Pereira

Tipos Pereira – Supertuba, 2022.

Supertuba é uma fonte display geométrica, sem serifa e humanista, e conta também com suporte multilingual e diversos recursos OpenType. A família tipográfica foi desenvolvida pela fundidora de tipos digitais Tipos Pereira, que tem coordenação do designer de tipos Marcelo Magalhães e está localizada em São Paulo. Supertuba tem 6 pesos e é uma fonte extra variável, possuindo dezenas de ligaturas e funciona muito bem em flyers, logotipos, embalagens e também para blocos de texto. O projeto da fonte foi inspirado em letreiros efêmeros de bares e lanchonetes, que fazem parte do universo vernacular. Seu nome veio de um antigo supermercado da cidade de Indaiatuba, sendo uma homenagem a esse divertido nome da cidade. Você pode adquiri-la por meio das distribuidoras MyFonts, Creative Market e YouWorkForThem.

Related posts

Como a UX Writing pode ajudar na hora que erramos em um formulário – UX Writing Challenge

LG demonstra suas soluções digitais com IA para mercado B2B na Infocomm 2024

LG é a Parceira Tecnológica Exclusiva da CASACOR SP 2024 pelo Sétimo Ano Consecutivo