Um Bate-Papo com Van Teixeira: A Arte do Fashion Styling

Um Bate-Papo com Van Teixeira: A Arte do Fashion Styling

Por Laila A.

Estilismo, ou fashion styling, é a arte de transformar roupas e acessórios em uma narrativa visual cativante. Seja para fotos, vídeos, eventos ou para o dia a dia, o fashion stylist atua como um verdadeiro contador de histórias, combinando peças, cores e texturas de forma harmônica e única. Cada detalhe é pensado para expressar a essência de um projeto ou refletir a personalidade de alguém, traduzindo conceitos em visuais que inspiram, conectam e deixam uma impressão inesquecível.

Nesse contexto, destaca-se Van Teixeira, uma talentosa personal e fashion stylist, designer de moda, consultora de imagem e estilo, comunicadora, mentora e CEO fundadora da Oficrie. Conhecida como a “Criadora de Looks”, Van compartilha seu fascinante dia a dia nos bastidores de campanhas e figurinos nas suas redes sociais, conectando-se com seu público de maneira autêntica.

Com uma carreira brilhante, Van já assinou grandes campanhas para marcas renomadas como Lolla Cosméticos, Época Cosméticos, Nielly Gold, Colorama e Beleza Natural. Além disso, teve o privilégio de vestir artistas influentes, como Jojo Toddynho, Jade Seba, Monique Alfradique e Pocah.

Sua paixão pela moda começou aos 15 anos, inspirada pelo programa “Esquadrão da Moda”, que despertou nela o desejo de transformar o visual das pessoas. Através da internet, Van publicou seus primeiros trabalhos, e desde então, sua carreira deslanchou, abrindo portas para novas oportunidades.

Hoje, ela orgulha-se de ter assinado mais de 200 campanhas e de gerar oportunidades para outros talentos. O principal objetivo de Van é tornar o mercado da moda mais acessível e reconhecido, enquanto continua a viver seu sonho.

Segue algumas imagens da Van no backstage, e logo a seguir, algumas peças estilizadas por ela nas campanhas e editoriais de moda: 

1. Você acredita que o fashion styling tem o poder de transformar a percepção de uma marca ou produto, e de comunicar uma narrativa única? Como você explora isso em seus trabalhos?

Com certeza! Imagem comunica, moda é imagem, e a maneira que nos vestimos comunica… Então temos o poder de passar a comunicação correta seja através dos nossos looks do dia a dia ou através dos looks que são utilizados numa campanha. Toda comunicação (que entra o styling) de uma campanha — seja de produto de colchão até a cosméticos — precisa de uma comunicação alinhada a fim de alcançar o público desejado da marca. 

2. Na sua opinião, quais são as habilidades mais essenciais para um stylist?

Nossa área parece fantasiosa! Não adianta achar que é só glamour, porque de fato quem vê até pensa, mas é perrengue atrás de perrengue; mas acho que são necessárias 3 habilidades muito importantes para quem quer se destacar no meio. Elas são: Ser comunicativo e fazer networking; Ter flexibilidade para lidar e solucionar imprevistos/problemas; Saber trabalhar sob pressão.

3. Como você vê a relação entre styling e sustentabilidade na moda? O styling pode ajudar a promover o consumo consciente?

Temos uma visão muito ampla de combinações de looks e diferentes comunicações com uma só peça, fazendo com que uma peça não seja tão descartável e totalmente bem aproveitada; nosso trabalho como stylist ajuda o consumo consciente a partir do momento que entendemos que não precisamos ter 50 peças para comunicar uma imagem. Podemos às vezes ter 2 peças que comuniquem inúmeras imagens e enfatize ainda mais o consumo consciente.

4. Que tipo de pesquisa você realiza antes de começar a trabalhar em um projeto? Você poderia compartilhar conosco do seu processo criativo?

O meu processo criativo é muito variado… Ele vai depender da quantidade de tempo que eu tenho em cada projeto, minha relação com o cliente que tá me contratando e a marca também! Mas em geral, eu normalmente tento ler o que o cliente deseja através de referências, então quanto mais imagens eu tiver do “ideal do projeto”, melhor será minha leitura sobre ele.  

Após isso, eu vou entender a marca e o contexto que está inserido a campanha, preciso ler o público e se é uma campanha focada numa ação de mercado como “Black Friday” por exemplo… 

Depois eu tenho um alinhamento de expectativas com o cliente, uma conversa onde eu também compartilho minhas ideias e vamos trocando figurinhas para então colocar a mão na massa (procurar as peças, ver tamanho de modelos, pensar nos looks, aprovar com o cliente).

5. Como as tendências influenciam seu trabalho? Prefere segui-las ou criar algo atemporal?

Eu amo seguir tendências! Eu sou criativa, então sempre que posso beber um pouco dessa fonte e traduzi-las no meu styling, eu faço! Mas nem sempre é possível. Tudo vai depender de muitas coisas, mas quando eu posso sempre incluo no meu styling… Eu amo esse processo cíclico da moda que vai e volta, e que se refaz e desfaz o tempo inteiro.

6. Quais são suas principais inspirações e referências para criar?

Eu costumo dizer que tudo serve para IRI (Influencia, Referência e Inspiração). Nós recebemos estímulos diversos o tempo inteiro que podem ser texturas, ambientes, música, cheiro, foto, histórias e que nos ajudam a ter criatividade, só precisamos nos permitir sentir esses estímulos. 

Mas o que me inspira muito é música, referências de revistas (Vogue, Elle, L’officiel), Pinterest, ir pra rua observar, são minhas fontes de inspiração.

7. E para quem está começando na moda, você teria dicas de como desenvolver um olhar de stylist?

Acho que colocar a mão na massa já é desenvolver esse olhar. Você pode criar 3 looks a partir de algum estímulo externo, pode ser música por exemplo, e fotografar uma amiga ou familiar para começar a treinar esse olhar. Nada como a prática! Ninguém é bom naquilo que não executa… A prática leva a perfeição e esse ditado é o mais real possível… 

8. Alguma dica de livros, filmes ou cursos para quem quer se aprimorar?

Estudem sobre os maiores designers de moda que tivemos no mundo, que eles vão te inspirar nessa jornada. Além disso, vou indicar 2 cursos. O meu que está disponível na Hotmart que se chama “Start no Styling” que é focado em ajudar quem quer se colocar na área, e ele vai desde da criação de um moodboard até a emissão de nota para um cliente. E o curso “Reaprendizagem Criativa” do Murilo Gun que está disponível no Youtube.

Confira também

Deixar um comentário

Portal Design Culture

O Design e a educação movem nossas vidas.

Orgulho de ser de Pernambuco.

Uma empresa embarcada no Porto Digital

Hospedado na Imaginare Digital.

inspiração Em seu e-mail