Design Um ponto de vista sobre layout

Um ponto de vista sobre layout

Por Mélio Tinga

Provavelmente o termo Layout seja muito novo, para profissionais de áreas afastadas da comunicação visual ou para estudantes iniciantes na área. Como em qualquer outra área, em design existem termos específicos, não muito usuais no nosso dia-a-dia (já que não se como layout), apesar de o termo layout já começar a se propagar e a ser pronunciado em várias áreas de actividade, ainda que de forma incorrecta.Se quisermos pensar mais profundamente sobre o termo, mas de forma simples e concreta, podemos imaginar nossa casa, as janelas, a porta. Podemos imaginar a nossa sala, os móveis; cadeiras, mesa, TV, armário, o tapete, o sofá, entre outros elementos, a forma como esses elementos são colocados num espaço inicialmente sem nada, em branco, dá ideia do que pode ser layout.

“Quando pensamos em design de layout, muitas vezes pensamos em termos de grade, estrutura, hierarquia e medidas e relacionamentos específicos usados ??em um projecto. Isto implica que o layout é usado para controlar ou solicitar informações, mas além disso, ele também pode ser usado para facilitar a criatividade.” (AMBROSE: 2011)

Qualquer projecto de design começa com um espaço sem nada, o layout contribui para a harmonização de cada elemento com o outro, que vai sendo introduzido. No contexto de comunicação visual, se imaginarmos uma folha totalmente branca, a estrutura que permite identificar as partes mais importantes de um cartaz, por exemplo, o que estiver em segundo lugar a nível de importância, a disposição destas todas formas é resultado de uma estrutura pré-definida que ajuda a compor a peça.

“O que é uma página? Qual é a finalidade do layout de uma página? Uma página é um espaço para apresentar imagens e texto. Para fazer isso efectivamente, é preciso considerar o propósito de uma publicação e seu público-alvo. As características de formato (como o método de impressão) e as especificações de acabamento de impressão (como a vinculação) são considerações fundamentais. Por exemplo, a publicação pretende ficar deitada? É para ser lido de perto? É um trabalho de referência ou um romance? Todos estes têm um efeito sobre o layout. Como um layout é guiado por uma série de linhas invisíveis, a maioria dos layouts só se torna “visível” ou perceptível em uma sequência de páginas.” (AMBROSE: 2011)

Em design gráfico, o texto e as imagens compõem os principais componentes de um layout e devem ser apresentados ao leitor de forma a se comunicar efectivamente. A capacidade de comunicativa de um projecto é influenciada por vários factores: a posição do texto e das imagens em relação a outros elementos, por exemplo, ou o ponto focal da página, o alinhamento do tipo e o modo como o espaço em branco é tratado, e tudo isso é baseado no layout, na forma como todos esses elementos são tratados, no modo como pensamos em usar ou não o espaço em branco de uma página.

“Layout é a disposição dos elementos de um projeto em relação ao espaço que eles ocupam e de acordo com um esquema estético global. Isso também pode ser chamado de gestão de forma e espaço.” (AMBROSE:2011)

O objectivo essencial do layout é apresentar os elementos visuais e textuais que devem ser comunicados de forma que o leitor possa recebê-los e compreende-los sem fazer tanto esforço, pois com um bom layout o leitor pode navegar com facilidade no site e encontrar as informações que necessita sem exercícios complicados e cansativos, um bom layout ajude a percorrer um cartaz, uma revista, a entender o conteúdo de um jornal, o layout transforma o conteúdo bastante complexo em conteúdo acessível a todos, compreensível e extremamente amigável.

Confira também

Portal Design Culture

O Design e a educação movem nossas vidas.

Orgulho de ser de Pernambuco.

Uma empresa embarcada no Porto Digital

Hospedado na Imaginare Digital.

inspiração Em seu e-mail