Fotolia Um redesign para o ENEM

Um redesign para o ENEM

Por Nerival Ferraz

O Exame Nacional do Ensino Médio é, atualmente, a forma de ingressão no ensino superior utilizada em todo território nacional. Neste ano de 2016, um novo recorde foi alcançado, onde se registraram 9,2 milhões de inscritos. Foi por ser um serviço tão importante para o país, que os designers Bruno Milczewski e Barbara Borges resolveram propor, em 2014, uma reformulação do ENEM. O objetivo seria torná-lo muito mais focado em seus usuários e a oportunidade oferecida à eles. O projeto foi premiado pela Universidade Positivo como o melhor projeto de design daquele ano.

95e06623866953-5634ba4c14e34

6e956423866953-5634ba218ec66

Os designers constataram a existência de um padrão de notícias negativas em volta da prova. Entre vazamentos de documentos, atrasos que geram desespero, falhas do serviço e escândalos no geral. Através da observação destes processos, ao ver o sofrimento que estava ligado ao serviço, decidiram criar uma solução após definirem quatro principais problemas. Para isso, realizaram diversas pesquisas e entrevistas com alunos, professores, psicólogos e pedagogos.

PROBLEMAS E SOLUÇÕES

7e69cd23866953-5634ba4c1ad1f

Todas as questões resultavam em candidatos insatisfeitos. Sendo assim, o processo de realização da prova era encarado como um obstáculo em suas vidas. Pensando nisso, resolveram criar uma transformação conceitual, onde o obstáculo seria substituído pela oportunidade, tão importante que faria grande diferença na vida de quem está batalhando pelo sonho da faculdade.

No entanto, antes de começar a pensar no serviço, a necessidade de uma nova marca era eminente. Uma logo para carimbar a nova fase do processo. Criaram então uma identidade visual que representasse todas as portas que podem ser abertas na vida do candidato, com o uso dos benefícios que a prova acompanha.

cd1e5323866953-5634ba21de4a9

Solucionar problemas de sistemas complexos quase que exige o uso do design thinking, inovação e cocriação. Foi o caso do ENEM, onde todas as pessoas ligadas ao serviço precisavam ser ligadas e receber a devida atenção, utilizando uma visão sistêmica de todo o processo.

679b6323866953-5634ba4c266b7

O REDESIGN

Uma das maiores dificuldades dos participantes é encontrar informações sobre o processo, principalmente por meios oficiais, onde há garantia de que a informação é 100% verdadeira. Por isso, foi desenvolvido um folder voltado para este público, com todas as informações básicas mais detalhadas. Esse material seria distribuído em escolas de todo Brasil, tendo como foco novos alunos do Ensino Médio, que ainda não conhecem ou realizaram o exame.

Com o objetivo de divulgar o ENEM com uma imagem mais positiva e que se identifica com seu público, foi proposta uma campanha publicitária, com foco motivacional e encorajador. As peças seriam vinculadas em revistas, televisão e também pela internet. A campanha possuiria três fases que acompanhariam o processo, tendo temas diferentes para a fase: inscrição, de pré-prova e pré-resultados.

cd93f323866953-5634ba219269d

Para oferecer um experiência mais completa e imersiva para os candidatos, foi desenvolvido uma proposta de novo site e aplicativo, onde o estudante ou professor pode encontrar todas as informações sobre o ENEM, assim como dicas de estudo e como lidar com o estresse da prova. Integrado ao site, haveria um fórum, onde os participantes poderiam compartilhar dúvidas e grupos de estudo. O aplicativo teria integração com o Facebook, permitindo o usuário descobrir quais amigos também vão realizar a prova e em quais instituições.

866fdd23866953-5634ba21c6d3c

Percebendo que uma das maiores reclamações dos candidatos é sobre a prova atual ser densa e cansativa, foi projetado um caderno que preza pela legibilidade e conforto visual. Através de uma tipografia adequada para leituras extensas, cores que destacam, áreas de respiro e hierarquia de informações, o resultado foi uma prova que não interfere no desempenho do candidato pela sua manifestação visual. Por via de um teste com prototipagem, todos os participantes tiveram preferência pela nova versão do exame.

2b51bc23866953-5634ba2c92219

A carta de confirmação foi refeita com o objetivo de seguir a linguagem utilizada em todas as peças anteriores do processo, integrando o candidato em sua jornada. Com informações importantes sobre seu local e data de exame, o indivíduo pode utilizar a carta como referência dia da prova, ou se preferir, também terá as mesmas informações disponíveis no aplicativo e site.

14466a23866953-5634ba21e3903

Como os fiscais também fazem parte do acontecimento, foi pensada uma nova forma de identificação, bem como a uma pré-seleção e treinamento dos mesmos, de forma que possam sanar as dúvidas dos candidatos e tratá-los da melhor forma possível. Tudo isso resulta em um maior conforto e bem-estar do participante.

67b58623866953-5634ba2243fb5

Para oferecer a melhor comodidade possível para os candidatos, eles receberiam um “Kit Prova”, o qual consistiria de lápis, borracha, caneta, barra de cereal e uma garrafa de água. Com isso, ninguém esqueceria o material, tornando inclusive a chance de fraude (materiais com cola) bem menor. Além disso, pessoas com problemas de pressão ou alto nível de ansiedade teriam maior chance de manter seu desempenho, estando bem hidratados e alimentados.

44ec8023866953-5634ba21b256c

E para finalizar, um mapa com toda a jornada do candidato durante a nova versão do exame. Desde a sua inscrição, passando por todos os processos, até o resultado e os dias após a sua divulgação. É notável o cumprimento do objetivo deste projeto, onde o candidato do ENEM sai de uma experiência conturbada, para imergir em um serviço acolhedor, encorajador e confiável.

a8dfc923866953-5634ba2c84574

Você pode conferir o projeto completo no Behance, clicando aqui.

E se tratando de oportunidades, não poderíamos deixar de falar da Fotolia, o banco com 64 milhões de imagens, vetores e vídeos 100% livres de royalties. Tudo isso com selo de qualidade Adobe. Dessa vez, uma novidade especial, oferecendo 20% de desconto no valor da assinatura para você. Já conhece os outros benefícios de ser um profissional que usa Fotolia? Clique aqui para receber o seu bônus!

Boa sorte no resultado do ENEM 2016! :)

Capa do artigo: Fotolia (modificada)

Confira também

Portal Design Culture

O Design e a educação movem nossas vidas.

Orgulho de ser de Pernambuco.

Uma empresa embarcada no Porto Digital

Hospedado na Imaginare Digital.

inspiração Em seu e-mail

© Portal Design Culture 2024  – Termos de uso e política de privacidade

Layout por: Estúdio IP/M

Desenvolvido por: O Plano A