A campanha de marketing de Deadpool 2 merece destaque – Design CultureA campanha de marketing de Deadpool 2 merece destaque – Design Culture
Cinema e Séries

A campanha de marketing de Deadpool 2 merece destaque

Muito antes de sua estreia, o anti-heroi mais amado e debochado do cinema já se tornou motivo de piada, ou melhor, autopiada. Deadpool 2 estreia nesta quinta-feira, 17 de maio, mas a libertinagem publicitária começou bem antes. Agora, próximo à estreia, a Fox vem sofisticando o conteúdo liberado e com isso, explodiu a expectativa para o segundo filme do personagem. Para tanto, todo aparato possível e inusitado foi utilizado.

A conta pessoal no Twitter de Ryan Reynolds já vinha demonstrando desde o ano passado que o ator entrou com tudo nesse projeto. O envolvimento constante dos X-Men nas brincadeiras do mascarado também acentuou o nível, e agora até a Marvel entrou no jogo. Fotografias, vídeos, um clipe e campanhas diversas vêm fomentando o falatório sobre o longa, ao ponto de antes de sua estreia, o filme já conta com avaliação positiva simplesmente porque fez uma campanha de marketing digna de comentário mundial.

Em 29 de abril, Ryan Reynolds postou em seu Twitter uma resposta de Tony Stark ao pedido do Deadpool em juntar-se aos Vingadores (que havia estreado há 3 dias). Na mensagem em que o ator parabenizava o elenco pelo sucesso do filme, a resposta do Homem de Ferro era bem clara: “Não, absolutamente não. Vá incomodar o Professor X”.

Em 27 de abril, durante um vídeo publicado na conta do ator Hugh Jackman, enquanto o intérprete de Wolverine tentava passar uma mensagem sobre seu aniversário ao público, o Deadpool o interrompia cantando. A mensagem ainda pontuava o showman, referente ao último filme de Jackman, O Rei do Show:

A referência múltipla em uma única tweetada já havia sido feita em 12 de fevereiro quando Reynolds parabenizou o antagonista Josh Brolin por seu aniversário. Pela foto, extrai-se a piada da legenda “paiting you like one my french girls” em alusão à frase dita por Rose a Jack em Titanic quando a moça pede que seu amado lhe retrate como uma de suas garotas francesas. Na imagem, a pintura feita pelo herói mostra a aparência de Brolin em 1985, quando o ator interpretou Brand no longa Os Goonies.

Em 6 de fevereiro, Ryan Reynolds divulgou mais um poster oficial do filme, dessa vez brincando com a icônica imagem do filme Flash Dance, de 1983:

Depois do anúncio de que a Disney havia adquirido a Fox, o Twitter de Reynolds, para marcar a data, contou com uma fotografia hilária do Deadpool sendo levado por um guarda nos parques da Disney. Na legenda da foto, “aparentemente, você não pode explodir o Matterhorn”:

No mesmo dia da publicação da foto acima, 14 de dezembro de 2017, a primeira publicação do usuário trazia uma imitação do quadro A Criação de Adão, de Michelangelo:

Para divulgar a ComicCon brasileira, ocorrida em dezembro do ano passado, o vídeo a seguir foi postado na conta do Twitter re Reynolds. Nele, brincadeiras diversas e tentativa de imitar o sotaque brasileiro se destacam:

Em 9 de novembro, para comemorar o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, a propaganda ficou por conta da piada associada ao quadro Freedom from Want, de Normam Rockwell, que teve os retratados substituídos pela equipe do Deadpool, e, de quebra, ainda mostrou um quadro pendurado na parede mostrando Stan Lee, o criador de grande parte dos heróis da Marvel. A legenda da foto seguia o script do politicamente incorreto:

Em junho do ano passado, avisando que havia caído no casarão e o mesmo estava vazio, Deadpool aparece tomando sol na Mansão X, reduto dos X-Men. Pelo nível de aparição de Hugh Jackman nas divertidas imagens publicitárias, não seria de surpreender se o astro participasse de um próximo projeto. A fotografia abaixo ainda repete a ilustração divulgada para o longa Homem Aranha: De Volta ao Lar, que iria estrear no mês seguinte:

Afora as imagens acima reunidas, os vídeos recentemente divulgados corroboram o estilo cômico e debochado do longa, que não se exime de tocar em polêmicas. O primeiro, divulgado na sexta, 10 de maio, mostra as tentativas do Deadpool em se desculpar com David Beckham pelas piadas que falavam do astro no filme passado. Dessa vez, o herói leva um contra-ataque do jogador ao ser lembrado dos filmes que sujaram a imagem de Ryan Reynolds com os fãs; confira:

No intuito de divulgar a música-tema do longa, Deadpool participa do clipe da música Ashes, interpretada por Celine Dion no melhor estilo diva dos anos 90. O balé da canção fica à cargo do mascarado de salto alto deslizando pelo palco:

Para avisar do início da pré-venda, a Fox Brasil apelou para Rubinho Barrichello saindo na frente na compra via internet. O meme brasileiro do atraso inverteu a situação e sagrou-se campeão na hora de garantir sua sessão: veja:

Por fim, quando a atriz Morena Baccarin esteve no Brasil para divulgação do segundo filme do Deadpool, a mensagem foi divulgada em um carro de pamonha que anunciava a estreia para maio. Essa iniciativa da Fox informava que o filme mais família do ano havia consumido todo orçamento nos efeitos especiais do vilão, de modo que o único jeito de divulgar o longa era através da Kombi da pamonha que roda a cidade de São Paulo:

Depois de todo esforço, o mínimo a ser feito é conferir se toda essa preparação realmente valerá o esforço para o segundo Deadpool. Para quem ainda não viu o trailer, segue abaixo a divulgação da história oficial da comédia que chega aos cinemas em 17 de maio:

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