Freela e Startup 4 dicas administrativas para freelancers

4 dicas administrativas para freelancers

Por Jefter Barony

Ser freelancer não é fácil, afinal, administrar, planejar, ser o diretor de criação, atendimento e muito mais, são rotinas da sua vida. Muitos designers tem dificuldades na hora de lidar com a burocracia, e acredite, ela existe em todo lugar.

Para ajudar você a se resguardar e dar mais segurança ao cliente, trouxe algumas dicas preciosas relacionadas à administração do job. Caso queira evitar dor de cabeça e não correr riscos, uma folha assinada responde por tudo e por todos. Vamos lá!

01 – Briefing

Como já havia escrito há algum tempo, o briefing é uma peça fundamental para o processo criativo. Tenha em mãos o documento que vai dar as coordenadas e que esteja assinado pelo cliente. Quando o job estiver pronto você pode provar que aquele layout está de acordo com o solicitado pelo cliente, atendendo aos objetivos. Infelizmente nem sempre acontece deste modo, mas saiba negociar.

Vou disponibilizar um modelo de briefing que eu costumo usar. Baixe aqui ou baixe aqui.

02 – Proposta final

Depois de pegar todas informações pertinentes ao briefing, é hora de colocar o preço e enviar para o cliente sua proposta. Ser freelancer faz de você o próprio patrão, então, preço é tudo neste mundo. Não faça de graça e também não cobre absurdos. Dentro da proposta coloque tudo, o projeto, as etapas do projeto, o cronograma, forma de pagamento, considerações gerais e qualquer outro dado que seja necessário para deixar claro a negociação dos seus serviços.

Baixe aqui ou baixe aqui um modelo de proposta comercial.

03 – Contrato

Finalmente, faça um contrato. Perante a lei você estará resguardado e o cliente também, transparecendo profissionalismo e maior credibilidade. Nada mais seguro do que ter em mãos um documento que comprove todo processo de negociação. Assine tudo e, se necessário, vá a um cartório para registrar. Cada trabalho tem suas complexidades e necessidades específicas, então, use um contrato como base e o modifique conforme necessário.

Baixe aqui ou baixe aqui um modelo de contrato e altere o necessário para se encaixar ao seu job.

04 – Aprovação de etapa

Depois que tudo for definido, comece a criar e divida em etapas. A cada etapa envie para o cliente um documento e o job que está em produção. Exemplificarei para ilustradores, mas pode ser aplicado para qualquer trampo.

Normalmente a primeira etapa de uma ilustração é o desenho no papel e em seguida se escaneia. Neste caso, envie os desenhos feitos ainda no papel para o cliente e depois que ele aprovar aqueles “rascunhos” você pode dar prosseguimento no trabalho para o computador. Imagine ter feito tudo e o cliente simplesmente diz que não gostou de algum objeto ou personagem? É bastante complicado, mas o contratante tem o direito de pedir alterações. A solução pode ser também criar wireframes, rabiscos e enviar.

No decorrer do processo a arte vai tomando forma e você estará mais seguro. É um processo meio chato, mas evita refações e dor de cabeça.

Estou disponibilizando um modelo de aprovação de etapa, baixe aqui ou baixe aqui.

———————————-

Ter a segurança de que tudo foi documentado é primordial para um freelancer. Você é a empresa. Cada cliente é um desafio diferente, então, saiba lidar com as situações. Tenha em mente que, quanto mais organizado você for, as chances de algo dar errado diminuem.

Mude e adapte os documentos para sua necessidade, afinal, cada job tem suas particularidades. Os modelos que disponibilizei não são de minha autoria e são direcionados para projetos web, mas podem ser reescritos para qualquer outro job. Eu não me lembro como os achei, caso saiba a fonte me informe.

Até a próxima.

Devido alguns problemas, coloquei os arquivos em dois lugares para download.

Confira também

Deixar um comentário

Portal Design Culture

O Design e a educação movem nossas vidas.

Orgulho de ser de Pernambuco.

Uma empresa embarcada no Porto Digital

Hospedado na Imaginare Digital.

inspiração Em seu e-mail