Com o passar do tempo marcas famosas mudam sua identidade visual. Às vezes drasticamente, outras vezes sutilmente, mas sempre com o objetivo de melhorar e sintetizar naquele desenho todos os valores da empresa e as soluções propostas para atender as necessidades dos seus consumidores.
Mas estas mudanças nem sempre são bem-vindas de imediato. Os próprios consumidores estranham e questionam o porquê da mudança, uma vez que já estavam acostumados ao visual antigo. Geralmente a maioria reprova e ainda aponta como um erro a mudança repentina, por mais positiva que seja.
Vamos conhecer algumas marcas de empresas online, muito conhecidas, que mudaram seus logos no início do ano de 2016. Entre elas estão Instagram, PokerStars, Uber, Happn. Confira como aconteceram essas modificações:
A rede social de compartilhamento de fotos e vídeos mais usada do momento, o Instagram, mudou recentemente toda a identidade visual. Para muitos foi um erro, mas segundo pesquisas, a marca acertou em cheio. O ícone manteve-se colorido, mas com um visual mais clean, incluindo o branco no logo. A imagem da lente e do arco-íris permaneceram, pois, segundo pesquisas, eram as duas características principais do logo anterior. No logo, as lentes desenhadas em linhas brancas são fáceis de identificar. Já o arco-íris é mais conceitual, está representado pelo degradê de cores que serve como fundo para a imagem.
O aplicativo sofreu também mudanças internas. Passou a ter todos os detalhes em preto e branco, o que o deixou mais discreto. A ideia é chamar atenção do usuário para o que realmente importa – o conteúdo postado no aplicativo. Assim, as imagens, fotos e vídeos ficam ressaltados entre os símbolos, letras e molduras P&B.
Em cinco anos de existência esse é o terceiro logo adotado pelo Instagram. O primeiro ícone era o desenho de uma câmera de verdade. O segundo, mais reconhecido pelos usuários, precisava ser mudado para dar lugar a uma nova identidade visual, que chega para refletir o sucesso e a evolução dessa nova fase do aplicativo. Todos os aplicativos da família do instagram também foram redesenhados, ganhando novo ícone que acompanha o novo padrão visual. São eles Layout, Hyperlapse e Boomerang.
PokerStars
A PokerStars, maior site de poker online do mundo, mudou seu logotipo neste começo de 2016. Segundo a empresa, a mudança vem para garantir agora e no futuro, a imagem consistente nas várias marcas “Stars”, ou seja, PokerStars, BetStars e StarsDraft.
O novo ícone estava em circulação desde 1º. de janeiro de 2016, quando havia sido usado nos anúncio de TV da Spin & Go’s, que tinha a participação do PokerStars Pro Cristiano Ronaldo. A partir do mês de março, o novo logo foi totalmente implantado.
No logo, a espada vermelha com a estrela branca, que representa a empresa, separa as palavras Poker e Stars. Anteriormente a espada aparecia na palavra PokerStars, no lugar do O.
Happn
Outra marca que repaginou seu logo, em maio de 2016, foi o Happn. O app de relacionamento antes representado por um coração azul, agora é definido por uma espécie de dois pontos de localização, formados por duas setas. As cores branco e azul foram mantidas.
Além do visual, o app conta com um novo recurso – o ‘See You There’, que ajuda o usuário a encontrar uma pessoa que goste ou se identifique, e selecionar coisas que quer fazer na companhia dela.
Entre as opções estão “beber alguma coisa”, “ir ao cinema”, “dar uma caminhada”, etc. Uma possível resposta pode vir, no máximo, em até quatro horas. A atualização do app está disponível para Android, iOS e Windows Phone.
Uber
No começo de 2016 o Uber, app de serviço de taxi, anunciou sua primeira grande mudança de identidade visual. A empresa anunciou um redesign do seu logo, que era o mesmo há quatro anos e, de um visual um pouco mais modesto, mudou para um logo que reflete o momento mais maduro da companhia, e o objetivo de ir muito além do transporte de pessoas.
Segundo Travis Kalanick, CEO do Uber, o “design atualizado reflete onde nós passamos e para onde nós vamos. O Uber que você conhece não está mudando, nossa marca está apenas se adaptando para quem nós somos”.
Na visão da empresa o logotipo ficou mais consistente e refinado. As curvas que eram consideradas exageradas foram trocadas. O conceito do design foi a união do bit e do átomo, resultando no U estilizado, que representa a união do mundo virtual ao mundo físico. As cores do logo poderão ser mudadas conforme o país onde o serviço está. Ao todo o Uber está presente em 400 cidades, de 68 países diferentes.