Oh não! Mais um artigo com exemplos de promoções Black Friday e Cyber Monday! Já existem tantos. Por que deveria continuar a ler este artigo? Por que, para além de 5 exemplos (1 mau e 4 muito bons) de ofertas Black Friday e Cyber Monday… também irá ganhar o conhecimento para comunicar mais persuasivamente todo o ano.
Ou seja, irá ganhar o poder de:
- Chamar a atenção: melhores taxas de abertura
- Incentivar à ação: mais conversões e mais vendas
- E acima de tudo, tornar as suas comunicações memoráveis
E pode usar esse poder em todas as suas comunicações: Emails, Newsletters, Landing Pages, Notificações Web Push, Autoresponder, SMS Marketing.
#1 Inação por excesso de escolhas (MAU)
Definição:
O nosso cérebro desliga sempre que dá de caras com demasiadas escolhas. É difícil escolher a melhor opção, entre tantas opções. Como tal, a tendência é adiarmos essa escolha para quando tivermos tempo de analisar todas as opções. Ou então acabarmos por não escolher nada!
Onde NÃO usar:
Landing Pages; Páginas de Preços; Email Marketing; Fluxos de Compra
Como usar:
Evitar apresentar demasiadas opções (demasiados preços; demasiados produtos; demasiadas pedidos de ações…). Hoje em dia, e em especial no online, já não existe desculpas para que apresentemos ofertas NÃO segmentadas e NÃO alinhadas com os interesses de cada contato/cliente.
MAU Exemplo Email Cyber Monday
Figura 1 – https://pt.pinterest.com/pin/294985844318131348/
#2 Curiosidade (BOM)
Definição:
Todos nós somos curiosos! Não descansamos até obter as respostas a tudo o que desperta a nossa curiosidade. E isso é muito poderoso em qualquer comunicação com os nossos contatos e clientes.
Onde usar:
Em qualquer comunicação com os seus clientes (Website; Landing Pages; SMS, Push Notifications; Email Marketing)
Como usar:
O limite é a sua imaginação!
Exemplo Email Cyber Monday
Figura 2- Cyber Monday – because you missed Black Friday
#3 Sentimento de Posse (BOM)
Definição:
Assim que possuímos algo, o sentimento de posse apodera-se de nós. Não queremos perder isso, por nada deste mundo! Aliás, atribuímos um valor muito maior do que o valor real desse objeto/produto/serviço. O mesmo acontece quando ficamos com a sensação que poderemos vir a possuir, ou então se possuirmos mesmo por pouco tempo.
Onde usar:
Serviços de subscrição (SaaS); Landing Pages; Email Marketing; Upgrade de Planos.
Como usar:
Free trials / amostras gratuitas funcionam lindamente. Depois de termos investido tempo a configurar (conta; perfil; dados) e a usar torna-se mais difícil perder tudo isso – mesmo que mais tarde tenhamos de atualizar para um plano pago.
Exemplo Blog Post Black Friday:
Figura 3 – Black Friday Special: Try All Our Upgrades for Free — WordPress.com
#4 Reciprocidade (BOM)
Definição:
Sempre que alguém nos dá algo, sentimos a obrigação de retribuir. Nem que seja apenas um elogio ;)
Onde usar:
Formulários de Inscrição; Landing Pages; Email Marketing
Como usar:
Pense o que pode oferecer aos seus contatos/clientes e que está relacionado com a sua oferta/produto/serviço.
Pode ser um desconto; um relatório; dicas…
Exemplo Email Black Friday
Vamos apresentar 2 exemplos. Isto porque não conseguimos resistir em partilhar este – com um toque de ironia ;)
Figura 4 – Nothing
E agora este exemplo. Repare, no fim do email, como a reciprocidade é aplicada ;)
Figura 5 – It’s Go Time. Black Friday Starts Now!
#5 Escassez (BOM)
Definição:
Ansiedade. Receio. É que o sentimos quando corremos o risco de perder algo (FOMO – fear of missing out). E isso nos deixa vulneráveis à tentação por impulso. De agarrar a oportunidade antes que ela fuga! Para além disso, o medo de perder faz com que valorizemos, ainda mais, qualquer produto/serviço.
Onde usar:
Landing Pages; Páginas de Preços; Email Marketing
Como usar:
Para aproveitar esta sensação de medo de perder algo podemos usar ofertas/descontos limitados no tempo ou unidades.
Exemplo Email Black Friday
Figura 6 – Best Email Marketing Examples for Black Friday
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Agora que já viu 4 excelentes exemplos, o próximo passo é aplicar o conhecimento que acabou de adquirir.