É desmotivante trabalhar tanto para fazer um conteúdo legal e a visibilidade ser baixa devido ao número de seguidores. Começar um perfil do zero não é uma tarefa fácil, assim como crescer a ponto de tornar o seu perfil ícone no mercado digital, gerando vendas e retorno.
Neste post você encontrará 5 dicas de como aumentar sua visibilidade e interação de modo fácil e rápido.
1. Hashtags, a alma do negócio
Pode parecer clichê, mas as hashtags geram visibilidade e te ajudam a segmentar melhor suas publicações. Por exemplo, quando você adiciona hashtags sobre algum assunto e alguém estiver pesquisando sobre este determinado assunto, poderá ver sua publicação através dessa pesquisa. O contrário também ocorre, quando você quer curtir, comentar ou seguir um determinado público que goste de praias por exemplo, você deverá buscar hashtags específicas que te levam aos amantes do sol e mar.
Evite hashtags genéricas se deseja obter seguidores reais. Você não quer apenas números, você quer resultados, vendas e engajamento, correto?
Uma dica legal no quesito hashtag é o TopTags um app que permite que você ache grupos de hashtags segmentadas na lingua portuguesa.
2. Conteúdo relevante
Tenha em mente que o Instagram é uma rede baseada no estimulo visual, não adianta sua estratégia ser incrível se suas fotos/vídeos forem de má qualidade ou mal gosto. Organize seus posts de uma maneira visualmente limpa, evite fotos repetidas e abuse da criatividade na composição das mesmas. Recomendamos uma frequência de no mínimo 4 publicações por semana.
Tenha cautela para não exagerar no photoshop e imagens produzidas, isso fará com que seu perfil perca a autenticidade.
Uma boa referência de publicações mais naturais e sem edição é o próprio Instagram Brasil.
Lembrem-se, qualidade, não quantidade!
3. Vincular em outras mídias
Promova sua conta em outras redes sociais além do Instagram, sempre informando o que elas poderão encontrar em sua página. Assim você atinge diferentes vertentes e faz uma propagação gratuita para diferentes tipos de usuários.
Além disso, evite conteúdo duplicado, as pessoas não terão motivo para te seguir no Instagram se ele é apenas a repetição do que elas encontrariam no Facebook ou no Twitter.
4. Seja consistente
Saiba para quem você publica, produza conteúdo pertinente tanto para o seu tipo de público quanto para o seu nicho. Não adianta você fazer uma super postagem sobre um assunto que destoa do interesse dos seus seguidores.
Use o Olapic, uma ferramenta do Instagram para descobrir quais são os tipos de publicação mais populares da rede social e tente trazer o assunto para o cotidiano de sua página.
5. Curta e comente outras fotos
Você precisa mostrar mais o seu perfil, engaje-o em outras publicações. Saia da zona de conforto e “conheça” mais perfis para ser visto. Certifique-se de que quando os perfis retornarem, vão encontrar uma boa informação sobre seu perfil no espaço da biografia. Também é válido ter um site da empresa ou página pessoal.
Para isto você pode fazer uso de automações, aumenta o ganho de seguidores segmentados e impulsiona sua página estrategicamente. O Turbogram é uma ferramenta que te ajuda a dinamizar sua interações, você pode testa-lo gratuitamente e mensurar os resultados.
No site você encontra funcionalidades como curtir, comentar, seguir e desseguir automaticamente, basta que você configure os critérios e defina uma logística de execução, tem interação o dia todo na sua página! Quem não ama cultivar bons relacionamentos com clientes e futuros clientes?