Hoje em dia, a maioria dos usuários assiste vídeos pela internet. O conteúdo que esse formato pode apresentar é bastante vasto, pois há desde receitas até aulas de como consertar a sua moto. Diante da popularização dos smartphones e outros dispositivos móveis, o acesso a vídeos (e também a gravação e produção deles) se torna mais viável.Diante de tanta relevância no nosso dia a dia, não é de se admirar que eles também sejam ferramentas úteis para os negócios.
Ao utilizar os vídeos de maneira planejada, é possível obter excelentes resultados em campanhas promocionais, lançamentos de produtos e em estratégias para atrair clientes. O êxito dos vídeos reside no fato de que eles são versáteis. A união de palavras, trilha sonora, imagens e movimentos é extremamente envolvente. O expectador é fisgado pelas características do vídeo e a mensagem é transmitida com mais eficiência.
Como os vídeos ajudam o seu negócio
Você já conhece as características dos vídeos, mas falta saber como eles podem auxiliar na divulgação do seu negócio. Para saber melhor, é importante compreender quando utilizar esse importante recurso.
Demonstrar o uso dos seus produtos
Digamos que o seu negócio consiste na venda de algum aparelho doméstico, por exemplo. É interessante você gravar um vídeo demonstrando como é o funcionamento correto do aparelho. Por meio do vídeo, você vai demonstrar de maneira didática e objetiva como manusear com segurança, como conservar o equipamento e todos os recursos que tornam o seu produto essencial para o cotidiano do seu cliente.
Lançamentos de produtos
E se você pretende colocar no mercado um produto, um vídeo possui os recursos necessários para tornar esse lançamento ainda mais atraente, estimulando o desejo de compra dos seus consumidores.
Realização de promoções e sorteios
Uma das oportunidades para você gravar um vídeo é na divulgação de campanhas promocionais, sorteios e convites para algum determinado evento relacionado ao seu negócio. Um vídeo é mais atrativo e proporciona mais compreensão por meio de uma mensagem rápida e objetiva.
Onde os vídeos serão divulgados
Atualmente a internet permite que você divulgue os seus vídeos em seu site, blog e redes sociais. Felizmente, graças aos recursos e as plataformas atuais, os vídeos podem ser visualizados em qualquer dispositivo.
Cada um desses canais conta com algumas vantagens quando o assunto é a utilização de vídeos. Vamos ver um pouco mais sobre isso?
Site
De uma forma geral o site mostra para o público informações básicas a respeito de uma empresa. “Quem somos”, “Conheça os nossos produtos” e “Entre em contato” são alguns links básicos que um site oferece, obs: Aqui temos um ótimo guia para você criar o seu site. No entanto, apesar de proporcionar informações de caráter mais perene, nada impede que algum vídeo seja divulgado em seu site. O ideal, nesse caso, é que o conteúdo apresentado no vídeo em questão também seja permanente. Divulgações de eventos são mais efetivos em outros meios.
Lembre-se que o seu negócio pode ter um canal próprio no Youtube e você inserir em seu site um link que conduz o consumidor para esse canal.
Blogs
Ao contrário de um site, um blog apresenta maior diversidade de conteúdo. As informações podem ser postadas diariamente e nem sempre necessitam ser perenes. Nesse caso, utilizar o seu blog para divulgar uma campanha promocional de curto período de tempo ou algum evento pode ser uma alternativa interessante. Além disso, os blogs permitem que as postagens, além dos vídeos, também tenham imagens e links.
Redes Sociais
O predomínio das redes sociais atualmente é considerável. É difícil não encontrar uma pessoa que não faça parte de alguma delas ou até mesmo em mais de uma. O Facebook, por exemplo, é uma das mais acessadas e conhecidas. Inclusive é possível que o seu negócio tenha uma página própria nessa rede social. Isso auxilia na interação com o público. A vantagem das redes sociais é que, assim como nos blogs, você tem um retorno instantâneo do material devido aos comentários e as visualizações que ele recebe.
Por que investir na produção de vídeos
Sabemos que um vídeo é atrativo por aliar som e imagem em movimento. Mas é importante que a produção dele seja feita com qualidade. É óbvio que não há a necessidade de gravar vídeos com a habilidade de um cineasta de Hollywood. Porém, é importante caprichar em questões básicas como iluminação e áudio. Hoje em dia a resolução de câmeras e smartphones permite gravações de qualidade, mas ainda assim é válido estar atento para tais questões técnicas. Também não há a necessidade do seu vídeo ser um longa-metragem. Lembre-se: internet requer uma linguagem rápida e direta.
Os vídeos já são mídias de grande apelo popular no mundo virtual. Cada vez mais as pessoas acompanham e procuram vídeos dos mais variados. Portanto, se você tem um negócio e quer embarcar nas novidades onde o seu público está, vale a pena investir na produção de vídeos.