Por várias razões, as empresas podem decidir actualizar ou mudar totalmente a sua identidade visual. Este ano o Slack apresentou aos seus usuários uma nova identidade visual, que teve por como objectivo resolver diferentes problemas de aplicação que a equipa foi detectando com a anterior, desde quando iniciou em 2013. O objectivo deste redesign era claramente, uma melhoria não apenas do seu uso por parte da equipa Slack, mas também da relação com os clientes, usuários e qualquer um que possa ter contacto visual com a empresa.
A nova versão usa menos cores. A anterior chegava a ter onze (11) cores diferentes, o que por si já era garantia dos problemas que viriam no uso. Apesar disso, segundo a empresa, este novo logotipo não está a um milhão de milhas do original. Com um pouco de atenção pode-se notar alguma conexão na forma como o novo elemento foi explorado.
A hashtag colorida foi eliminada, substituída por formas de losango e bolhas de fala. Com apenas quatro cores, já é possível ter o logotipo a funcionar em diferentes versões e a ser ajustado com a variação do fundo, o que não era possível com o anterior.
Para este redesign a equipa da Slack trabalhou com a agência de design Pentagram, liderada por Michael Bierut. Assim, foi projectada uma identidade visual, que segundo a agência, captura a simplicidade e a facilidade de uso do software, actualizando seu familiar logotipo de hashtag para funcionar de forma consistente em diferentes escalas e contextos. A linguagem visual estendida introduz uma paleta de cores mais refinada, mas mantém a personalidade visual da marca “(…) usando a própria plataforma Slack para colaborar em tempo real, o Pentagram explorou uma ampla gama de possibilidades para a nova identidade, a partir de opções que sugeriam conecte-pontos, nós complexos, emojis e formas de pessoas, para sistemas que celebravam o vocabulário visual único da plataforma.
A equipa que trabalhou neste projecto decidiu manter o patrimônio do familiar octothorpe de Slack, reequipando-o para eliminar os desafios de reprodução e aumentar a consistência entre os aplicativos. Derivado do logotipo original e construído em uma grade, o novo octothorpe é composto de duas formas geométricas básicas – uma bolha de discurso e um losango – que podem ser extraídos e usados como elementos gráficos. A bolha do discurso evoca a comunicação e conectividade, e irá formar a base de um sistema de ícones personalizados, ilustrações e motivos com cantos arredondados que ecoam as formas do logotipo. O novo octothorpe pode ser ampliado ou reduzido para otimizar a legibilidade em vários tamanhos.
A paleta actualizada apresenta quatro cores primárias, mais gerenciáveis ??do que as onze originais, que sofreram com qualquer outra cor de fundo que não branca. Eles foram otimizados para ficarem melhores na tela, e a identidade também mantém a cor roxa de beringela distinta do Slack como uma cor de destaque. Usada no principal canal de comunicação da plataforma, a cor torna o Slack instantaneamente reconhecível sobre o branco de outras janelas da área de trabalho.”
Para justificar esta actualização da identidade visual, a empresa afirma:
“Nosso primeiro logotipo foi criado antes do lançamento da empresa. Era distintivo e brincalhão, e o octothorpe (ou signo de libra, ou hash, ou qualquer outro nome pelo qual você o conhece) se assemelhava ao mesmo personagem que você vê na frente dos canais em nosso produto.
Também era extremamente fácil errar. Tinha 11 cores diferentes – e se fosse colocada em qualquer fundo que não fosse branca, ou no ângulo errado (em vez da rotação de 18º precisamente prescrita), ou com as cores ajustadas erradas, parecia terrível. Isso nos doeu. Simplesmente horrível.
Desenvolvemos diferentes versões do logotipo para compensar, o que funcionou bem para diferentes propósitos.”
O Slack é um hub de colaboração que está a mudar a forma como as pessoas trabalham e se comunicam, ajudando os funcionários a serem mais produtivos por meio de um conjunto de ferramentas de colaboração proprietárias baseadas na nuvem.
Fontes:
thenextweb.com
www.cnbc.com
www.pentagram.com