O Behance, uma plataforma de portfólios online da Adobe, tem se destacado nos últimos anos como uma das principais ferramentas de apresentação e divulgação de projetos entre profissionais de diversas áreas criativas. Desde a sua criação, a plataforma sempre se posicionou como um recurso capaz de facilitar as interações entre profissionais de criação, clientes, empregadores e os demais seguidores interessados nos projetos divulgados ali.
Contudo, a chegada de novas plataformas para o desenvolvimento de sites, simplificou o processo de desenvolvimento, ao mesmo tempo em que ofereceu um grau maior de personalização. Isso tornou o ambiente deste mercado mais dinâmico, introduzindo novos competidores e mais opções para a criação de páginas pessoais e portfólios. Para se posicionar em relação à estas mudanças, a Adobe anunciou nesta semana mudanças na interface do Behance, a fim de aprimorar a apresentação dos perfis pessoais e das páginas de projeto.
A principal mudança apresentada foi na página de perfil do usuário, juntamente com as amostras de cada projeto. Agora, os projetos individuais são apresentados com imagens maiores e únicas, a fim de melhorar a visualização de cada um. Além disso, as informações exibidas logo abaixo das imagens – nome do projeto, curtidas e visualizações – agora podem ser vistas simplesmente passando o mouse sobre cada uma das imagens de apresentação.
Claramente, esta atualização foi uma iniciativa do Behance e da Adobe para manter o posicionamento da plataforma em relação a outros concorrentes, alinhando as possibilidades de configuração com outras plataformas de forte apelo visual, como o Pinterest. As novidades na interface já foram implementadas e os usuários não precisam fazer nada para ativar o novo visual. Aos leitores do DC que possuem portfólios no Behance, contem para nós o que vocês acharam das mudanças!