Escolher um editor de vídeos não é uma tarefa fácil, afinal são tantas opções disponíveis no mercado, que fica difícil para um usuário iniciante decidir qual irá atender às suas necessidades.
Para ajudá-los nessa escolha, separamos 5 editores de vídeos que possuem recursos gratuitos e pagos, para que você possa testá-los e utilizá-los em seus projetos.
1.Promo Video Maker
O Promo Vídeo Maker é uma ferramenta muito intuitiva e simples de trabalhar. É possível criar facilmente anúncios em vídeo atraentes, vídeos para mídia social, vídeos de produtos, vídeos explicativos e muito mais. A solução perfeita para dar voz à sua marca. Você poderá criar vídeos premiado com acesso a mais de 100 milhões de fotos e vídeos premium da Getty Images e da iStock.
Principais funcionalidades:
Profissionais e iniciantes poderão usar facilmente o Promo vídeo Maker, que dentre outras principais funções encontramos:
2.EaseUS Video Editor
EaseUS Video Editor é um editor de vídeos muito fácil de usar e com uma interface muito simples. Ele concorre com grandes softwares do mercado, oferecendo diversos efeitos de transições, filtros, músicas entre outras funcionalidades, que deixam seus vídeos mais profissionais.
Para os videomakers que utilizam GoPro ou até mesmo drones para às suas gravações, podem ficar tranquilos pois o EaseUS Video Editor trabalha com estes dispositivos.
Principais funcionalidades:
O Easeus Video Editor busca atender tanto os amadores quanto editores de vídeos profissionais que precisam editar dezenas de vídeos constantemente. Às funcionalidades são:
- inserir narrações;
- inserir vídeos gravados;
- criar faixas de áudio;
- editar o vídeo aparar,dividir, mixar, girar ou juntar vários vídeos;
- possui várias transições básicas e avançadas;
- inserção de filtros/títulos/legendas;
- possibilita a utilização de várias trilhas de vídeo e áudio;
- importar arquivos de mídia de diferentes dispositivos: armazenamento e vídeos gravados por câmeras de vídeo, DVDs, vídeos, webcams, celulares, etc;
- fornece diversos templates para facilitar às edições.
Como podemos ver, é um editor de vídeos bem completo, com diversos recursos disponíveis, e na versão gratuita, todas as funcionalidades estão disponíveis, a limitação é apenas para formatos de arquivos.
AVISO: Este software de edição de vídeo está com uma promoção especial, os usuários podem comprar o software de edição de vídeo (atualização vitalícia) com 40% de desconto e ganhar um software de gravação de tela (versão de 1 ano) totalmente de graça. Clique aqui para saber mais.
3.HitFilm 4 Express
O HitFilm Express é um editor de vídeo que possui um aplicativo que oferece diversos plugins, que melhoram a qualidade dos vídeos. A interface do software é bem parecida com os tradicionais editores, é composta por: linha do tempo, pré-visualização, canais de áudio e vídeo, além da organização de mídia.
Principais funcionalidades:
Para quem já utiliza o Sony Vegas, é possível integrar os 2 editores e utilizá-lo na pós-produção, já que é possível exportar os projetos para o HitFilm 4. Entre as opções estão:
- painel de edição concentra todas a funcionalidades;
- exportar vídeos para diferentes formatos;
- integração com Sony Vegas;
- linha do tempo;
- controle de câmeras e muito mais.
Para muitos, o grande empecilho do HitFilm é que ele exige a criação de uma conta e que faça uma publicação obrigatória nas redes sociais, para ativar o aplicativo.
4.Wax
O Wax é um software de edição de vídeo flexível que é indicado para profissionais e iniciantes. Pode ser usado apenas como aplicativo ou como um plugin em outros editores de vídeo.
Principais funcionalidades:
- RotoMate, que permite criar uma composição sofisticada em FX, um sistema de imagem baseado em partículas;
- Objetos 3D, é possível carregar e criar elementos básicos em 3D;
- Plugin para outros editores de Vídeo como: Lightworks, Premiere, Windows Movie Maker e Sony Vegas;
- Diferentes filtros e transições do DirectX;
- Utilize quantas faixas precisar.
Alguns problemas que os usuários podem identificar é que ele não permite posicionamento exato ou configuração da duração na linha do tempo.
No painel de pré-visualização, não existe uma opção de reprodução suave. Os formatos de vídeo são muito limitados em relação aos seus concorrentes. A pré-visualização possui problemas graves na reprodução de áudio.
Para quem busca recursos mais avançados para edição de vídeo como Mosaico, Jump Cut, Flash hold, efeitos de transição, efeitos sonoros e títulos, é melhor buscar outra opção.
5.Windows Movie Maker
Windows Movie Maker é o editor de vídeos padrão do Windows, e que permite criar e mixar vídeos, simplesmente arrastando os arquivos desejados para a linha do tempo.
Principais funcionalidades:
O editor também oferece transições, efeitos de vídeo, inserção de títulos e créditos, narração de linha do tempo e importar áudios. Certamente o grande diferencial do Movie Maker é a possibilidade de adicionar novos efeitos e transições, e poder alterá-los por código XML.
- permite editar fotos, vídeos e áudio;
- possibilidade de enviar o vídeo por email;
- integração com a nuvem, podendo armazenar no: Google Drive, Youtube, Skydrive, etc;
- interface simples;
- mais de 130 efeitos, transições e títulos;
- opção drag & drop.
O Windows Movie Maker não suporta gravação direta de DVD’s – embora estejamos na era do streaming – pode ser um problema para algumas pessoas.
Entre os usuários, o editor de vídeo é famoso pelos seus constantes travamentos, o que acaba desmotivando-os.
O processo de importação e edição de vídeo, exige muito da capacidade de processamento do computador. Uma das causas de problemas mais comuns é a fragmentação dos discos rígidos(Hard Disk), por isso é recomendado que seja usado um disco rígido exclusivo para utilizar este software.
O Windows Movie Maker infelizmente limita os formatos aceitos que são:
- WMV,
- ASF,
- MPG,
- MPEG,
- e AVI.
Se você precisa editar outros formatos como MKV, MP4, MOV, MTS, FLV, etc, é recomendável utilizar outro editor.
6.Jahshaka
Jahshaka é o primeiro editor de vídeos e efeitos especiais em tempo real e de código aberto, do mundo. O editor utiliza as bibliotecas OpenGL e OpenML, permitindo que os usuários atinjam níveis de performance excepcionais. Atualmente ele é compatível com Linux, OS X, Irix e Windows.
Principais funcionalidades:
O Jahshaka é um editor gratuito, que permite editar vídeos e áudios sem muita dificuldade.
A interface gráfica remete aos programas do windows 98, o que dificulta a experiência do usuário, além de permitir animações em Flash(que vale lembrar, foi descontinuado). Algumas das funcionalidades que podem lhe interessar:
- capacidade de gerenciar processamento de imagem em tempo real;
- edita SD, HD e DV;
- composição de camadas sem brilho, até 32k;
- permite corrigir cores;
Infelizmente para usuários iniciantes, o editor de vídeos não oferece tutoriais ou qualquer outro tipo de ajuda para utilizá-lo.
Qual editor de vídeos devo escolher?
Está é a grande pergunta que deu vida para este artigo, porém meu objetivo é mostrar as principais funcionalidades e a minha percepção sobre os editores de vídeos, para que você não precise testar cada um deles.
Aqui não me atentei a falar dos editores de vídeos mais famosos como After Effects ou 3D MAX, propositalmente para apresentá-los outras opções.
Você utiliza algum outro editor de vídeos que não foi mencionado na lista? Compartilhe conosco.
William é consultor de marketing com experiência em redação publicitária, atualmente presta consultoria através da Logos BR – Consultoria em Marketing Digital