Design Como se tornar Designer em 2023? – [2/4]

Como se tornar Designer em 2023? – [2/4]

Por Henrique Pajeu

Bom, seguindo com nossa série de conteúdos sobre como se tornar Designer em 2023, cá estou eu outra vez, e como prometi venho falar um pouco sobre esse inicio, sobre as bases, já trazendo algumas indicações pessoais dos conteúdos que consumi, que confio e que tem uma qualidade absurda. Mas antes, se você não leu a primeira parte dessa série, não se preocupe. Não criei um multiverso do Design onde você precisa ler todos os artigos para entender os contextos (seria sensacional, não é?!), mas caso você queira saber um pouco mais sobre essa pessoinha que está do lado de cá, fique a vontade, basta pesquisar no campo de busca, deixei o mesmo nome e só alterei os números para facilitar. Mas não sai agora não, depois que terminar a leitura aqui você confere a parte 1, combinado?

Como eu havia dito, os fundamentos são essenciais para se adquirir qualquer conhecimento, pois neles estão contidos todos os direcionamentos básicos que você precisará entender para efetuar qualquer atividade que esteja aprendendo. E por fundamentos de Design quero dizer formas, cores, padrões, estilos, leis e mais uma infinidade de assuntos. Vamos imaginar que você precise criar um mapa bem simples, para um gincana escolar, onde crianças precisarão usar esse mapa para conseguirem interagir dentro desta gincana. Você precisará entender por quem esse mapa será utilizado, qual é o contexto onde ele será utilizado, quais as formas, cores, tipografia e estilo você utilizará para que as crianças consigam ler e entender o mapa. Todas essas decisões serão tomadas de acordo com os fundamentos e a base de design que adquiriu ao estudar o assunto e entender sobre alinhamento, contraste, proximidade, e falando por experiência própria, entender os fundamentos faz muita diferença na hora da criação. Mas já que eu estou falando tanto sobre a importância dos fundamentos, você deve estar se perguntando como fazer para encontrar esses conteúdos, não é mesmo? Então bora lá!

Para começar a falar de fundamentos de Design eu não poderia apontar outro conteúdo que não fosse o da queridíssima Gabriela Ferraz, que é fundadora do canal Vetoriza.Ai!, é expert nos paranauês do Illustrator e vai te mostrar como criar composições incríveis utilizando a criatividade que habita o teu ser. Sim, eu sei que eu disse que falaria sobre a base e depois sobre ferramentas, mas relaxa, a indicação Gabi fala muito sobre os fundamentos durante suas criações, e tem muitos vídeos falando sobre esses fundamentos enquanto explica a ferramenta, olha que sensacional!

A Gabi foi quem me levou pro lado colorido da força e foi com ela que fiz meu primeiro curso presencial de Design, que por sinal foi incrível. Ali, durante aqueles encontros, eu percebi a importância da base que eu venho falando tanto e foi depois de entender isso que realmente decidi me profissionalizar cada vez mais em Design, e foi o inicio da jornada que me trouxe até aqui. Tem conteúdo grátis, tem curso, tem soluções de Design, a Gabi é demais, confere lá.

Youtube: Vetoriza.Ai

Instagram: @gabigabisha / @vetorizaai

Site: www.pictorama.com.br

Canal Vetoriza.Ai

Seguindo com as mulheres maravilhosas do Design temos ela, Itamara Ferreira, que inunda as redes sociais de sabedoria com suas análises detalhadíssimas, que vão desde paletas de filmes até alterações em logos de governos. Itamara também tem um curso excelente sobre os fundamentos do Design que valem cada centavo investido, o Leiautar. Falando de formas, padrões, cores, tipografia e muito mais, a mineira toma conta das redes com sua didática e faz com que os stories do Instagram sejam mais viciantes do que normalmente já são, sempre te levando para o mundo mágico (muitas vezes nem tanto) do Design, e vale muito a pena fazer uma visita em seu conteúdo.

Youtube: Itamara Ferreira

Instagram: @itamaraferreira_ / @leiautar

Site: www.leiautar.com.br

Canal Itamara Ferreira

Por último, mas não menos importante, temos o mestre do Design, vencedor de prêmios internacionais e entusiasta das espadas e da proporção áurea, o sensacional Pedro Panetto.

Seus conteúdos são focados na vida de freelancer, em criação de identidades visuais e proporção áurea, oferecendo tanto conteúdos gratuitos quanto cursos pagos. Pedro vem de longa data postando conteúdos relevantes em seu canal no Youtube e em seu Instagram, sempre trazendo muita qualidade e ajudando seus alunos a também serem premiados em eventos internacionais.

Youtube: Pedro Panetto

Instagram: @pedropanetto

Site: www.mestredasmarcas.com.br

Canal Pedro Panetto

Muito conteúdo, tanto gratuito quanto pago para você, que está iniciando ou querendo iniciar nessa jornada do Design, e todos de altíssima qualidade, comprovados pessoalmente por essa pessoinha que vos escreve. Espero que aproveitem o conteúdo assim como eu fiz lá no comecinho, quando ainda era apenas um usuário de ferramenta, para que cheguem cada vez mais longe e alcancem o sucesso.

Valeu demais e até a próxima DCzeiros!

Confira também

Deixar um comentário

Portal Design Culture

O Design e a educação movem nossas vidas

 

Orgulho de ser de Pernambuco

Uma empresa embarcada no Porto Digital

Hospedado na Imaginare Digital

inspiração Em seu e-mail

© Portal Design Culture 2023  – Termos de uso e política de privacidade

Layout por: Estúdio IP/M

Desenvolvido por: O Plano A