Hello, guys! Hoje venho falar de um projeto muito bacana desenvolvido por um grupo de estudantes do Colégio Sesi, de Araucária (PR) – região metropolitana de Curitiba. A ideia inicial delas era produzir um plástico biodegradável, porém, com o avanço das pesquisas o projeto acabou se direcionando para outra inovação: elas conseguiram produzir um tipo de madeira sustentável produzida com casca de mandioca, tetraborato de sódio (bórax), cola e água.
Este experimento foi apresentado e recebeu destaque durante a 7ª edição da Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiencias), realizada em Foz do Iguaçu (PR), por ser uma alternativa de baixo custo e ambientalmente correta.
“A nossa madeira é feita a partir de resíduos orgânicos da mandioca, como a casca, e utilizamos também outros componentes para deixá-la mais compactada. Para nós fazermos a nossa madeira, fomos variando a quantidade dos nossos materiais (mais cola, menos cola. Mais casca, menos casca), até encontrar o nosso protótipo ideal”, explicam as estudantes Amanda Bueno Coutinho e Ana Vitória de Lara sobre o processo.
A madeira de mandioca, além de ser sustentável tem outra vantagem: é resistente a traças, cupins e até fogo. Através do teste de inflamabilidade, as estudantes obtiveram um resultado muito parecido com o MDF Fire, que é produzido na América Latina. E completa: “Além disso, a nossa madeira é praticamente impermeável. Nós deixamos imersa por cerca de três dias. Quando retiramos, achamos que tínhamos perdido o teste porque ela havia inchado completamente. Mas quando secou, voltou ao estágio inicial. Isso significa, que mesmo que ela infiltre ela consegue evaporar essa água novamente.” O próximo passo definido por elas é buscar a produção de madeira em larga escala.
Por mais ótimos projetos como este! Bons jobs conscientes para vocês!