Fotolia

Crie sua própria fonte de texto!

A tipografia é um elemento importante nas composições de design. pois é através dela que são transmitidas as mensagens de texto na peça. Sua origem é muitíssimo antiga e vale a pena conhecer a história da tipografia no mundo. Com o passar dos anos, foi se tornando cada vez mais fácil criar um tipo, seja manual ou digitalmente.

Hoje em dia é fácil encontrar fontes pela internet, pagas e gratuitas, produzidas de forma independente e também por empresas especializadas no ramo. Embora ache impossível, você pode estar cansado de usar sempre as mesmas fontes e de terceiros. Apesar da crescente em produção de tipografias no mundo, você prefere criar a sua! Design também é isso, ser original. Então vamos lá? Separei uma lista de ferramentas que te ajudarão a criar a sua própria fonte.

Imagem: Fotolia

Mas antes, preciso te contar que a Fotolia reservou um presente para você: desconto! Quem não gosta de pagar mais barato, né? O banco de imagens da Adobe decidiu oferecer um desconto exclusivo para os leitores do Design Culture. Além disso, toda semana são oferecidas 5 imagens gratuitas para assinantes. Aproveite! Clique aqui para pegar o seu desconto.

Não deixe de criar um briefing para a sua fonte. Assim como qualquer produção criativa, a tipografia também precisa seguir uma linha conceitual e talvez até uma história. O ideal é alinhar referências e tratar a criação tipográfica como o desenvolvimento de um logotipo, pois ambos exigem metodologias para que fiquem bons!

1. FONTLAB

O maior software utilizado pelo mercado. Ele oferece ferramentas para desenvolvimento avançado de fontes e talvez não seja a melhor opção para quem quer criar um produto superficial. É um programa pago, porém oferece uma versão trial de 30 dias gratuitos. Vale a pena conhecer.

2. FONTARK


Uma ferramenta online bastante intuitiva e apreciada. Sua edição de fontes é simples e direta, porém completa e com diversas possibilidades. Gratuita por tempo limitado.

3. FONTSTRUCT


O Fontstruct também se destaca pela intuição e facilidade de manuseio. O processo de criação de fontes é feito através de uma grid, onde é possível manipular pixel por pixel de cada letra que você criar.

Espero que tenham gostado e até a próxima!

Não esqueça de resgatar os seus 20% de desconto na Fotolia: clique aqui.

Clique aqui para comentar ( )