Ontem a noite, depois da novela Em Família, foi ao ar o show Vem ai, que com muita pompa e circunstância apresentou as mudanças na grade da Globo para 2014. No final do programa, pudemos ver a maior e mais evidente forma de representar o seu rebranding: o novo logotipo que entrará no ar a partir deste domingo (06 ). A principal mudança está nas cores, que se apresentam mais vivas e com movimento, e no símbolo, que agora ficou branco e com traços mais limpos.
De acordo com informações da emissora, esta é a 10ª troca do logo desde a criação da empresa, em 1965, o que já havia sido especulado no início do ano. A mais recente reformulação data de 2008, quando as formas do símbolo ficaram mais achatadas e as cores se reduziram um pouco (veja a evolução na imagens ao final do post).
Na mensagem que acompanha o símbolo podemos ler: “A vida está em movimento. O mundo está em movimento. Você está em movimento. A Globo está em movimento para acompanhar o mundo, a vida e você”. Desta forma podemos entender um pouco da lógica e da estratégia utilizadas por trás da criação feita pelo mestre Hans Donner. O que foi realizado no símbolo apenas traduz coerentemente a grande mexida que está sendo proposta na grade e na forma de se comunicar com o telespectador, que começa rapidamente a se tornar mais aberta, direta e rápida.
E para aqueles que não entenderam ou não gostaram do branco, o criador explica “O branco é a soma de todas as cores e a que melhor representa uma emissora de televisão que busca o tempo todo mostrar o Brasil e a sua diversidade”. No que se refere a forma e cores, Sergio Valente, o diretor de comunicação da emissora, explica que a Globo está sempre em movimento e essa característica a mantêm viva na liderança em um mercado acirradamente competitivo.
A ideia é que o novo logo vá entrando aos poucos na cabeça do telespectador e dos próprios funcionários da casa, começando a se apresentar nas vinhetas e chamadas da empresa até chegar aos crachás e comunicação interna da casa.
Coerência na Reformulação
Apesar de todas as críticas a emissora, normalmente comum no meio da comunicação e especificamente no meio publicitário do qual faço parte, sou obrigado a reconhecer quando uma coisa é muito boa e bem feita. Apesar de todos os problemas que a Globo tem, assim como qualquer emissora de televisão, seja ela aberta ou fechada, ela ainda detém grande poder e influencia na mídia Brasileira por sua excelência na qualidade da entrega, na tecnologia e na forma como se comunica com seu público.
Portanto, o novo logo tinha o sério compromisso de se manter coerente com o que faz e ao mesmo tempo ser fiel aos seus princípios televisivos, transmitindo o movimento natural dos novos tempos. E, como todo bom designer sabe, a logo é a cara da empresa, emissora, organização, etc. Ela tem a obrigação de ser o mais fiel possível a realidade vivida por ela naquele momento, sem deixar de lembrar as suas raízes. Desta forma, queria parabenizar a Hans Donner, que mais uma vez se mostrou atento ao telespectador e as demandas da emissora e a comunicação da Globo pelas mudanças por ela propostas.