Cinema e Séries

Há 20 anos era lançado Harry Potter e a Pedra Filosofal

Quem diria que a publicação de uma autora estreante de um livro de magia infantil iria revolucionar, em muitos aspectos, a realidade? Quando Joanne Rowling achava que tinha fracassado na vida por não ter as melhores condições financeiras para cuidar de sua filha e seu melhor remédio contra a depressão era escrever sobre um mago em sua escola, nada daquela situação poderia prever o que estava por vir. Harry Potter e a Pedra Filosofal foi lançado em 26 de junho de 1997 com uma tiragem inicial de 1000 cópias, sendo que dessa quantidade, 500 se destinariam às bibliotecas britânicas. Não havia dinheiro para publicidade e o melhor que a autora pôde fazer naquele dia há 20 anos foi andar orgulhosamente pelas ruas de Edimburgo com um exemplar de seu livro nas mãos.

JK Rowling, em 1997

10 anos depois, em 21 de julho de 2007, Harry Potter e as Relíquias da Morte, o último capítulo da saga, vendeu 8,3 milhões de cópias nas primeiras 24 horas de venda. Painéis de contagens regressivas estavam espalhados pelas metrópoles do mundo, nunca havia sido vendido tanto um livro em pré-venda, o último capítulo era guardado em um cofre de segurança máxima. Olhando para tudo, parece magia, mas essa é exatamente a história que Potter pode contar de si mesmo.

JK Rowling, em 2007

Quando se pergunta por quais razões a data de hoje deve ser comemorada, os números são apenas estatísticas quando comparados ao impacto que a saga Harry Potter causou na vida de seus leitores. Quando foi levado ao cinema, em novembro de 2001, o alcance inusitado de um livro ganhou patamares nunca vistos antes. Hoje, depois de encerrada a franquia cinematográfica, o resultado são US$ 7,7 bilhões de dólares em bilheteria mundial, US$ 7 bilhões em merchandising e quase 500 milhões de livros vendidos em 20 anos, traduzidos para 79 idiomas e disponibilizados em 200 países. Tudo isso ainda gerou um dado inédito: JK Rowling foi a primeira pessoa no mundo a se tornar bilionária escrevendo livros.

Some-se a isso, a construção de 2 parques temáticos na Disney, uma peça baseada no epílogo, que teve seus ingressos esgotados em minutos e que saiu ganhadora de vários prêmios do teatro inglês. A história protagonizada nos palcos foi convertida em livro (uma exigência da maioria do público que não teria acesso ao teatro) e, mesmo sob protestos, foi a obra editorial mais vendida do ano de 2016.

Os números corroboram a magia potteriana, que vem criando leitores nessas últimas duas décadas e arrastando mercados por consequência. Estudos de Filosofia, Antropologia, Economia, Mitologia, Linguística, Política e Sociologia explanam cientificamente as lições da saga, que tem alcance mundial e comprovam que sua leitura expandiu os horizontes pessoais e sociais de seus fãs.

Parque temático de Harry Potter, em Orlando

No campo da ciência, uma descoberta levou ao batismo de uma nova espécie de aranha como Eriovixia Gryffindori em homenagem ao Chapéu Seletor graças à forma cônica do animal. Na seara musical, a criação do gênero wizard rock comporta as composições de rock feitas para homenagear a saga e tem como principal expoente as bandas Harry and the Potters e Oliver Boyd and the Remembralls.

Quando inquiridos, os fãs relatam que através de Harry Potter, círculos de amizade foram firmados, assim como grupos de debates, estudos científicos e incontáveis monografias sobre os mais diversos temas debatidos pela série. Constam relatos de superação de depressão e outras doenças do gênero que diminuem sua esfera de interferência psicológica no paciente quando este dedica atenção aos livros da série. A Revista Veja, famosa por sua lista semanal de livros mais vendidos no país, justificou a recente criação da categoria infanto-juvenil para dar conta das outras obras publicadas na categoria ficção por causa da saga Harry Potter e do mercado editorial voltado para o público jovem que se abriu a partir de HP.

 

House of MinaLima, uma preciosidade para o designer gráfico

Para os designers, vale conferir o portfólio do Studio MinaLima, que produziu a arte gráfica de todos os filmes da franquia e são referência mundial no tema. A empresa é dirigida por Miraphora Mina e pelo designer brasileiro Eduardo Lima, que são responsáveis pela criação de objetos, capas de livros e todos os produtos das Gemialidades Weasleys em todos os filmes. A dupla de designers, que também estão à frente do desenvolvimento gráfico da franquia Animais Fantásticos e Onde Habitam, atualmente publicam diversos livros com demonstrações e montaram uma exibição com os principais artefatos criados para os filmes, intitulada House of MinaLima, além de venderem os mesmos materiais vistos no cinema através da MinaLima Shop.

A Câmara Secreta ilustrada

Em meados de 2015, o ilustrador Jim Kay recebeu a incumbência de ilustrar todos os livros da série Harry Potter. As edições ilustradas estão sendo lançadas anualmente e vêm chamando atenção do público pela riqueza de detalhes nas imagens. O profissional utiliza várias técnicas de desenhos, além de tintas e materiais diversos para compor suas pinturas. Até o momento, foram publicadas as edições de Harry Potter e a Pedra Filosofal e Harry Potter e a Câmara Secreta. No Brasil, a Editora Rocco publica o material traduzido, a exemplo dos romances policiais publicados por JK Rowling através do pseudônimo Robert Galbraith.

Edições comemorativas de 20 anos da Pedra Filosofal

Com vistas a comemorar os 20 anos da publicação do primeiro livro da série, a Editora Bloomsbury, a casa britânica que aceitou publicar a então escritora desconhecida e seu menino bruxo, divulgou Harry Potter e a Pedra Filosofal em 8 edições diferentes. O material conta com 4 opções capas, sendo 2 para cada Casa de Hogwarts, contendo o brasão de cada uma, além das imagens de seus fundadores e conteúdo inédito sobre Grifinória, Corvinal, Lufa-Lufa e Sonserina, variando de acordo com a cor que as representa.

Edições comemorativas de 20 anos da Pedra Filosofal

Ainda este ano, serão lançados mais 2 livros de conteúdo inédito sobre a saga. As edições seguem a linha comemorativa dos 20 anos e são intituladas de Harry Potter: a History of Magic em capa dura e a versão em brochura com o nome de Harry Potter – A Journey Through A History of Magic. Os livros trarão os arquivos de JK Rowling sobre a escrita que durou 17 anos (de 1990 a 2007) acompanhados de material de Steve Kloves, o roteirista dos filmes, mais ilustrações de Jim Kay e matérias de diversos especialistas abordando o mundo mágico.

JK Rowling e seu novo elenco mágico

Mesmo que oficialmente encerrada a trama em livros, conforme depoimento da própria Rowling, que diz que a história de Harry já foi contada, o mundo mágico por ela criado continua em constante expansão. A prova disso é a franquia Animais Fantásticos e Onde Habitam, que já ganhou sua estreia em novembro de 2016 e contará com mais 4 longas para contar a história entre Dumbledore e Grindelwald entre as décadas de 20 a 40. O primeiro filme ganhou um Oscar por figurino, fato esse que quebrou o tabu de premiações para a saga, que amealhou milhares de prêmios pelos 8 filmes, mas nunca tinha conquistado um Oscar.

 Por tudo visto, a data de hoje merece ser celebrada, sim! O Facebook ativou uma animação festiva toda vez que se publica os termos Harry Potter, Ravenclaw, Hufflepuff, Griffyndor e Slytherin. No Twitter, as hashtags #HarryPotter20, #20YearsOfHarryPotter e #PhilosophersStone permanecem nos trending topics do dia e a própria JK Rowling, através da sua conta, agradeceu por tudo que aconteceu nesses 20 anos de magia. Ao que tudo indica, é o mundo quem deve agradecê-la.

Mensagem de agradecimento em 26/06

Para os fãs comemorarem a data, a Editora Bloomsbury através de várias parceiras ao redor do mundo, criaram o Harry Potter Book Night, evento que acontecerá em várias cidades simultaneamente na noite de 26/06 para prestigiarem os 20 anos da publicação. No Brasil, as cidades na rota da festa são Recife/PE, São Paulo/SP, Salvador/BA, Campo Grande/MS e Porto Alegre/RS. Consta no site da editora um mapa mundial cravado de estrelas nas cidades em todo o mundo que celebrarão a data.

Clique aqui para comentar ( )