Olá, designers!
Post rápido e rasteiro, apenas em nível de comparação visual entre o design dos ícones do recém lançado iOS 7, da Apple e do recém divulgado guia de uso dos ícones do Google. Falarei apenas sobre ícones, deixando a discussão dos outros atributos visuais para outras conversas. Mas fiquem à vontade pra as mais variadas interpretações e comentários.
Vamos lá!
Totalmente redesenhado, o iOS 7 da Apple, utiliza gradientes na maioria dos seus ícones, me fazendo lembrar do Symbian OS, lançado pela Nokia muitos anos atrás. Nada contra e não estou dizendo que achei feio, apenas acho que faltou um pouco de pesquisa por parte do Jony Ive e equipe. Tá certo que a Apple fez algo diferente do que já havia feito até então, mas não vejo que esta evolução tenha sido tão grande quanto a promovida pelo Windows Phone, por exempo.
Pra dizer a verdade, achei alguns conceitos que vi por aí bem melhor resolvidos esteticamente do que o novo iOS. Tecnicamente falando, não é possível observar uma linha de raciocínio, nem uma clara diretriz de design gráfico e nem um plano de grids para a construção desses ícones. Eles dão a entender que pertencem à mesma família, mas por hora alguns deles parecem ter a ilustração interna diferente dos demais e, quando vistos isoladamente, não deixam claro que trata-se de um ambiente iOS 7.
Enfim, acho que a Apple pensou e fez diferente, mas não evoluiu realmente. No geral, achei a interface bem resolvida, com as funcionalidades e transições mais agradáveis, valorizando a tipografia e os espaços em branco. Mas para mim, os ícones deixaram a desejar.
Quanto aos ícones do Google, sou extremamente suspeito pra falar.Sou usuário e gosto muito do clássico design feito por eles. Assemelha-se ao Flat Design do Windows Phone, mas a adição de sombras rígidas dá um toque de profundidade elegante e diferente do manjado gradiente.
É um projeto “exclusivo” e uma evolução visual de si próprio, em um nítido trabalho de continuidade, o que não quebra. Tecnicamente falando, há uma clara, e mostrada no manual de uso, diretriz de como fazer design gráfico para e dentro do Google. Os ícones, até para quem é leigo, parecem pertencer à mesma família e, qualquer um quando visto isoladamente deixa claro que ali é o ambiente Google.
Os grids rígidos utilizados também transmitem a ideia de organização e de clareza do projeto e tornam leve qualquer possível e posterior aplicação da Identidade por parte de outros designers. Os sistema cromático também é bem claro, com uma paleta de cores bem definida e com claras diretrizes de como utilizar essas cores. Achei a iconografia do Google melhor resolvida, com claros princípios e diretrizes de utilização. O guia do Google é uma aula de design gráfico, que agrega valor ao produto, como todo o projeto de design deve fazer!
Gosto de projetos bem resolvidos, e gosto mais ainda da divulgação de manuais de Identidade Visual. Cada vez que as companhias os disponibilizam para conhecimento público, o design se valoriza como um todo, sendo capaz até de atingir quem é leigo no assunto e tornando melhor vista e a profissão do Designer. O Google fez isso, a Apple não.
É isso, amigos. Fica o espaço para os comentários de vocês e, até o próximo post!!